1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com uma herd de users =)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Triston, 29 de Setembro de 2003. (Respostas: 6; Visualizações: 678)

1. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Ok aqui está uma daquelas perguntas hipoteticas q poderão ou não ter aplicação real conforme as respostas.
    O mais natural e' q pareça absurda mas face à realidade da minha empresa para mim e' algo a considerar =)

Tenho uma rede com servidores NT4 cujas workstations são todas 2k pro, a ligação entre todas as maquinas é feita à base de switches.

A minha pergunta é simples:

Tendo em conta que tenho uma herd de users completamente irresponsaveis ao ponto de nao fazerem a actualização regular do anti virus que têm instalado (neste caso o norton 2k2 e sim eu sei q é so estar ligado à net e fazer dois next e um close mas nem todos têm acesso à net pelo que eu disponibilizo a todos os users o ultimo ficheiro de smartupdate atraves de uma intranet) há alguma hipotese de filtrar todo o trafego gerado por eles atraves de uma maquina onde esteja instalado um anti virus sempre actualizado? Se sim como...

Uma outra hipotese seria usar scripting de maneira a que todos os users ao arrancarem correrem automaticamente o smartupdate a partir da rede, o meu mal e' q nao percebo a ponta de um corno de scrippting e nem sei se pode ou nao ser utilizado no profile de um user (ou grupo de users) num dominio NT4... se alguem me puder apontar info neste sentido tb agradeço =)

Desde já obrigado

Ass: Um tipo farto de ter de fazer a mesma coisa n X por semana aos mesmos users =)

2. Any

Any Power Member

Se o teu problema e a actualizacao do antivirus automatica. tenta ver no site da symantec o norton corporate edition
    Nao e mais do que o norton mas em produto servidor e cliente. ou seja, todos os updates sao "sacados" pela makina servidora q os distribui ( automaticamente penso eu ) por todos os clientes nas redes.

Se precisares de alguma coisa a nivel desse produto para testares manda-me uma pm q tenho o software no disco em casa ( penso q me percebeste :) )...

Abraços []s

EDIT:

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tens varios anti-virus que fazem o que o |BAS| disse. Alguns até te dão a possibilidade de teres o teu proprio servidor de destribuição de actualizções.

No meu emprego tenho um servidor que uma das funções é essa e os utilizadores não precisam de intervir no processo. Remédio santo.

4. kazuza

kazuza Power Member

Antes de mais, convém dizeres que o problema do Anti-Virus não se actualizar automaticamente (falando mais especificamente do Norton), se deve não à catrapada de users irresponsáveis, mas sim à má-configuração do produto aquando da sua instalação.
    Todos os produtos podem actualizar-se automaticamente quando ligados à net... (LiveUpdateConfig > ExpressMode >Auto)

Agora, se nem todos os PC's têm net, ou se têm, mas em horários escalonados, a versão Corporate parece-me uma boa escolha. Além disso, só tens que ir à net buscar um update (corporativo), que o servidor logo se entrega de o despachar pela rede interna (LAN/WAN), aos clientes corporativos associados a esse servidor...

O único contra é o preço... 8o

Última edição: 29 de Setembro de 2003
  5. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

O meu problema e' mesmo esse. O PREÇO!

O meu orçamento foi praticamente cortado para 0

Com a economia em recessão e com o negocio a decrescer os pedidos de sistemas não têm grande eco aos ouvidos da administração.

Há mais de um ano que ando a lutar para que o orçamento inclua coisas tão simples como um anti-virus versão corporate ou uma solução melhor para o e-mail que não inclua uma caixa de volume ridiculamente pequena na telepac ou até mesmo um acesso à internet para 50 utilizadores que não seja propriamente um ADSL 1Mb/256Kb que ainda para cima está partilhada com o proprio servidor de e-mail. So que sem resultados.

Como se costuma dizer quem nao tem cao caça com gato, dai eu estar a procura de um gato com que caçar.

6. kazuza

kazuza Power Member

Nessas condições o melhor que tens a fazer é configurares o Anti-Virus para se actualizar automaticamente (sem interacção do utilizador - vê PIC ), e forneceres as definições aos PC's que não têm net através duma partilha de rede...

Eu sei, é [email protected]@...

Continua....

Ficheiros Anexados:

• lu.jpg
      lu.jpg
      File size:
      35,9 KB
      Visualizações:
      42
  7. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Boa ideia =) Por acaso nao tinha pensado nisso ainda