Problema Problema com upgrade

Boa noite,
Adquiri recentemente um PC com as seguintes specs:

  • Asus P5Q3 Deluxe
  • Asus 8800GS 380MB
  • 1x Kingston 2GB ddr3 1333mhz
  • Disco sata 320GB
  • Leitor/gravador DVD
  • Fonte de alimentação gigabyte Ódin 550W
  • Q9550 2.8Ghz
Visto que o PC parava na instalação do Windows mudei o disco e o problema continuou. Limpei a placa de ram e o PC entrava muito mais depressa na instalação do Windows ou seja o loading para lhe instalar mas mais tarde voltou a parar quando ia expandir os ficheiros.
Pus uma 8600GT e os problemas persistiram. Eu que desisti e passei algumas das peças para o meu desktop com as specs

  • Asus p5kpro
  • Asus 8600GT -> 8800GS
  • 2x Kingstone ddr2 800mhz
  • 2x 150GB de disco rígido -> acrescentei o disco de 320 aos 2 existentes
  • Leitor/gravador DVD
  • Fonte de alimentação de 600W de uma marca qualquer a única referencia que encontro é ATX 2.2 P4 -> passei a utilizar a da gigabyte visto que a placa gráfica necessitava de conexão directa à fonte de alimentação
  • Q6600 2.4Ghz – Q9550 2.8Ghz
Nota: Este PC não me dá problemas mesmo com as peças que lhe acrescentei/ substitui

Visto que não me apareceram problemas deduzi que era da motherboard ou da ram. Arranjei uma ddr3 4GB 1333Mhz da transcend para trocar pela Kingston e tentar descobrir o problema. O pc instalou o Windows sem nenhum problema com as specs: P5Q3, Q6600, 8600GT, 600W de F.A., leitor de dvd e os 4GB de ram.

Pensando eu que da ram se tinha tratado passei grande parte do desktop para aquela motherboard ficando então com P5Q3, 8800GS, Q9550, 550W de F.A. , 4gb ram, leitor de dvd, 3 discos sata 2x 150gb e 1x 320gb
Aquando a instalação do Windows o monitor ficou preto com uma espécie de linha curva a meio do monitor.
De momento voltei a usar a p5kpro. Se me pudessem ajudar agradecido :)
 
Fizeste testes ao disco de 320GB? Pode ter algum sector partido
Esta linha Preta também aparece se tiveres com a 8600GT? testa a grafica onboard se tiveres. Regra geral, artefactos no ecra = Gráfica com problemas.
 
quando lá pus a gráfica penso que a instalação do windows parou. o que tambem podia significar que a tal placa de ram não estava em condições. vou tentar agora tarde depoois deixo o resultado.
 
Última edição pelo moderador:
Boa noite,
consegui instalar o windows com as specs:
- P5Q3 deluxe
- Gigabyte odin 550W F.A.
- 8800GS 384mb
- 4gb ram ddr3 1333mhz
- disco sata e o leitor de dvd
- Q6600 de processador

Resumindo só consegui instalar o windows com o processador Q6600 sem qualquer problema. Porque com o Q9550 só deu problemas atrás de problemas agora a minha dúvida é será um processador danificado ou simplesmente não term energia suficiente visto ser uma fonte com 550W?
 
Última edição:
Boa noite,
consegui instalar o windows com as specs:
- P5Q3 deluxe
- Gigabyte odin 550W F.A.
- 8800GS 384mb
- 4gb ram ddr3 1333mhz
- disco sata e o leitor de dvd
- Q6600 de processador

Resumindo só consegui instalar o windows com o processador Q6600 sem qualquer problema. Porque com o Q9550 só deu problemas atrás de problemas agora a minha dúvida é será um processador danificado ou simplesmente não term energia suficiente visto ser uma fonte com 550W?
Não terás os settings dessa nova cpu mal configurados na Bios? A cpu pode estar com um vcore errado, por exemplo, o que causa instabilidade no sitema. Eu tenho a minha cpu em Overcloking e tive que ir dado um pouco de vcore aos bocados até ter estabilizado o meu sistema.

Um vcore errado, geralmente vcore a menos, causa resets na máquina sem nada e faz com que o Windows não se instale e por ai fora...

Vê qual é o vcore por defeito dessa cpu e mete o vcore manualmente. Se o sistema não estiver estabilizado dá mais um pouco de vcore.
os auto das board nem sempre são a melhor escolha e acontece por vezes que o vcore dado pelo auto é mais elevado que o normal ou mesmo mais baixo que o normal e nesse caso o sistema fica instável.
 
Boas, ao modificar o vcore tenho que ter em atenção algo mais? De momento está em automático.
 
Última edição pelo moderador:
UMA REGRA MUITO IMPORTANTE, nao instales hardware enquanto o pc tiver ligado, toranda fixa. clica 5/6 vs no botao para eleminar restos de estatica , e insere o componente. esprimenta a tirar tudo, so deixar o esencial e usar tudo onbord o maximo possivel se detectares probelmas, matherbord po lixo, se depois tipo meteress a grafica e aquilo explodir, grafica po lixo, e. assim em cada componente, pega no disco liga a outro pc. formata. faz um defrag e tenta instalar o windows. Travar provavelmente é de ram fraca, ms lembrate de antes de instalares o windows tens de formatar com uma opção que o instalar ter fornece
 
Não não fiz, vou procurar um tutorial e fazer isso porque através do programa CPU-z consegui ver que a bios é de 2008. Mesmo hoje estive a ver a Bios e penso que tenho que utilizar um perfil de O.C. para mudar a voltagem
 
Ve no site da Asus como fazer. Mais fácil costuma ser colocar o ficheiro da BIOS numa PEN e fazer boot por lá.
também faço muito dentro do windows com o asus suite.
 
Já fiz download da Bios e vou fazer através do EZ Flash. Entretanto encontrei uns tópicos de pessoas com instabilidade no mesmo hardware que eu. Ou seja acredito mesmo que seja a Bios.

Edit1: Já está actualizado, vou agora trocar o CPU algum programa que recomendam para testar a estabilidade do sistema agora? encontrei o prime95 para fazer um stress test
 
Última edição:
Back
Topo