1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema com web host

Discussão em 'Web Development' iniciada por joao.antonio, 20 de Janeiro de 2013. (Respostas: 7; Visualizações: 1316)

1. Boa tarde,

A empresa (LusoDigital.com) onde tenho alojado um site migrou os servidores e perdeu dados, stored procedures e tabelas criados durante o ano passado.

Migraram uma versão antiga da BD e informam que não têm nenhum backup mais recente. Todos os dados referentes ao ano de 2012 desapareceram.
    A justificação que dão é a seguinte:

Já pedi reembolso e aguardo uma resposta, no entanto fiquei lesado com horas de trabalho perdidas e dados irrecuperáveis.
    Existe algum organismo, ou autoridade sobre estes assuntos onde me possa informar e saber quais são os meus direitos?

Já alguém passou pelo mesmo?

2. Zend

Zend Power Member

Boas,

Neste caso eu penso que quando pagamos por um serviço deste tipo é suposto aceitarmos uns termos de serviço (isto como em 99% de qualquer serviço), não encontrei no site qualquer termos de serviço, pode ser pelo facto de apenas o disponibilizarem aos clientes.

Também posso estar a dizer uma grande asneira, mas em teoria é por ai que funciona. Reparei também que esta empresa é derivada de um grupo dado pelo nome de "Grupo Everlasting LLC" o que também poderá fazer com que os clientes tenham que aceitar quaisquer termos com este grupo.

Agora se isto me acontece-se eu iria nomeadamente pedir reembolso do serviço e assustar-los com uma queixa/reclamação, claro que isto não iria trazer os dados perdidos, mas (também podendo estar a dizer um grande disparate) por ventura pedir uma indemnização sobre os dados perdidos.

Eles também podem dizer que não têm que fazer Backups aos clientes, mas assim iriam estar a fazer "publicidade enganosa" pois no site dizem que o fazem diariamente.

3. Pelos termos e condições deles:

A empresa não demonstrou estar aberta à discussão sobre indemnização. Aguardo por uma resposta deles quanto ao reembolso.

Publicidade enganosa é de certo algo que eles praticam de momento. Porque se perdem todos os dados referentes ao ano de 2012 e o último backup é de 2011 é certo que não estão a efectuar os backups diários ou semanais.

A onde me deverei dirigir para fazer uma reclamação?

4. nfk

nfk Power Member

Se não sabes onde te dirigir a DECO pode ser um bom ponto de partida, nem que seja para te indicar com quem falar.

5. Sim, telefonar para a DECO está nos planos, na segunda-feira, pois só têm o número disponível em dias úteis.

6. Zend

Zend Power Member

Pois eu temia isso...
    Em relação à indemnização eu acho que se consegue ir mais para a frente com isso, ainda para não falar da publicidade enganosa.

Se por ventura quiser levar este caso para a frente depois do telefonema com a DECO era deslocar-se à empresa e apresentar uma reclamação.
    Se os dados que perdeu pertencem a clientes ou a uma empresa os mesmos podem apresentar uma queixa em que por ventura poderão todos colocar a questão da indemnização apresentando perdas não só de dinheiro mas como os dados.

De resto só lhe tenho de desejar boa sorte, e para ser sincero à uma semana andei à procura de WebHost e fui dar ao site desta empresa em questão e posso já tirar-la da lista.

7. ftav

ftav Power Member

De acordo com o nosso sistema jurídico, das duas uma: 1) o cliente tem sempre direito à indemnização no caso de um serviço prestado fora dos termos do contrato ou 2) o cliente, aquando da feitura do contrato, é informado de que em caso de perda dos dados não há indemnização. Do que se lê do ponto 6. referido, a empresa apenas não teria responsabilidade caso a perda dos dados fosse da parte do cliente, ou seja, se o cliente de repente acedesse via FTP ao servidor e destruisse tudo o que lá está. Ora, não sendo o caso, o cliente pode ser ressarcido. Quando no ponto 6. diz "em caso de força maior", isso não justifica a situação, a menos que a empresa prove (geralmente em tribunal) que não teve qualquer culpa na perda dos dados (ex: um incêndio que não é de sua culpa). Pessoalmente, aconselho-o a procurar uma entidade como a DECO ou um Tribunal Arbitral. Caso tenha possibilidades, contacte um advogado. Neste link http://www.deco.proteste.pt/familia...exigencia-indemnizacao-incumprimento-contrato poderá ter uma ideia para fazer a reclamação por escrito, que é fundamental para provar que fez todos os esforços. Geralmente os mails, apesar de legítimos, poderão levantar problemas. Carta registada com A/R é sempre o melhor para futura prova.

Última edição: 23 de Janeiro de 2013
  8. Obrigado ftav pela sugestão.

A empresa já respondeu quanto ao pedido de reembolso:

Parece que era o mínimo que poderiam ter feito, enfim, se aceitassem o reembolso admitiam a responsabilidade...

Partilhar esta Página