problema complicado: onde está a chave do vista? terá sido roubada?

Mitch

Banido
Boas,
Estou aqui com um problema complicado.
O meu cunhado comprou o Vista Ultimate numa grande superficie.
Mandou-me o vista junto com o computador antigo para fazer um upgrade. Abro a caixa do vista, não encontro a chave para instalar. Pensei que eventualmente o meu cunhado tivesse ficado com ela. Pedi-lhe que me mandasse os dados para poder activar o windows, e ele diz que não encontra nada, que não mexeu no conteúdo da caixa. pus-me a ver com mais atenção, e dá para notar uma zona com cola, por dentro da caixa, onde teria o autocolante com a chave de produto.

posto isto, o que fazer?
a chave vem mesmo colada no interior da caixa? nunca tinha aberto uma caixa do vista, por isso não tenho ponto de comparação.
terá sido a chave roubada por alguém da loja?
terá sido este vista uma devolução, de alguém que ficou com a chave e na loja não repararam que a embalagem teria sido violada?


o pior de tudo é que caso isto não se resolva bem, fica o meu cunhado a arder em 375 euros, e ainda tem de pagar por OUTRA licença. :mad:
 
Última edição:
Boas,
Estou aqui com um problema complicado.
O meu cunhado comprou o Vista Ultimate numa grande superficie.
Mandou-me o vista junto com o computador antigo para fazer um upgrade. Abro a caixa do vista, não encontro a chave para instalar. Pensei que eventualmente o meu cunhado tivesse ficado com ela. Pedi-lhe que me mandasse os dados para poder activar o windows, e ele diz que não encontra nada, que não mexeu no conteúdo da caixa. pus-me a ver com mais atenção, e dá para notar uma zona com cola, por dentro da caixa, onde teria o autocolante com a chave de produto.

posto isto, o que fazer?
a chave vem mesmo colada no interior da caixa? nunca tinha aberto uma caixa do vista, por isso não tenho ponto de comparação.
terá sido a chave roubada por alguém da loja?
terá sido este vista uma devolução, de alguém que ficou com a chave e na loja não repararam que a embalagem teria sido violada?


o pior de tudo é que caso isto não se resolva bem, fica o meu cunhado a arder em 375 euros, e ainda tem de pagar por OUTRA licença. :mad:

Já tentaram contactar com a loja para resolver a situação?
 
vou enviar agora o vista pelo correio, porque estou a cerca de 200km do meu cunhado, é um bocado complicado ele ir lá reclamar de mãos a abanar.
mas não tenho grandes esperanças, aposto que vão dizer que fomos nós que tirámos o autocolante.

só vejo uma defesa possível...
o sistema operativo só é legal quando tens a chave válida e tens o certificado de autenticidade que o comprova.
roubar chaves não tem interesse porque não ficas com o certificado de autenticidade, na prática é como se fosse pirata. aliás, era mais fácil crackar o vista do que andar a pagar 375 euros para roubar um autocolante :rolleyes:
também já passou algum tempo da compra, mas a justificação é que o windows ficou na prateleira até poder ser instalado no computador novo que foi comprado. o anterior não tinha sequer drive de dvd.

esta situação deixa-me fulo... não só o meu cunhado gastou mal o dinheiro (a comprar o vista retail em vez de OEM+computador), como se arrisca a perder o dinheiro que gastou, porque sem chave de produto estes dvd não lhe servem para nada...
 
Última edição:
vou enviar agora o vista pelo correio, porque estou a cerca de 200km do meu cunhado, é um bocado complicado ele ir lá reclamar de mãos a abanar.
mas não tenho grandes esperanças, aposto que vão dizer que fomos nós que tirámos o autocolante.

só vejo uma defesa possível...
o sistema operativo só é legal quando tens a chave válida e tens o certificado de autenticidade que o comprova.
roubar chaves não tem interesse porque não ficas com o certificado de autenticidade, na prática é como se fosse pirata. aliás, era mais fácil crackar o vista do que andar a pagar 375 euros para roubar um autocolante :rolleyes:
também já passou algum tempo da compra, mas a justificação é que o windows ficou na prateleira até poder ser instalado no computador novo que foi comprado. o anterior não tinha sequer drive de dvd.

esta situação deixa-me fulo... não só o meu cunhado gastou mal o dinheiro (a comprar o vista retail em vez de OEM+computador), como se arrisca a perder o dinheiro que gastou, porque sem chave de produto estes dvd não lhe servem para nada...

Pois, assim está um pouco difícil. Uma coisa seria se tivesse comprado ontem ou há poucos dias, e agora verificarem que de facto não possui licença. Outra coisa é já ter passado algum tempo (não faço ideia, pois não mencionaste), mas deduzo que tenha sido, pelo menos, há mais de uma semana.

Mas mesmo que tenha sido há mais de uma semana, uma pessoa não é obrigada a instalar logo. Aliás, o teu cunhado pode ter comprado o windows para oferecer como presente, e esperou pelo dia de aniversário para o dar, quando o aniversariamente depois verificou que não havia licença.

Mas é claro que irão dizer: Pois, pois, e que culpa temos nós disso? E como sabemos que nos diz a verdade?

Coisas do género.

Se calhar aconselhava a que o teu cunhado contactasse com algum instituição de apoio ao consumidor (talvez a DECO) a perguntar se existe alguma maneira de contornar a situação. Mas nunca antes de primeiro contactar a loja. Somente se a loja se recusar a dar a licença ou reembolsar, é que se deve partir para uma solução como a DECO.

Abraços.

Edição: Além do mais, que vantagem teria o teu cunhado de estar a mentir (isto na perspectiva dos fulanos da loja).
 
Última edição:
Parece que a coisa está encaminhada para ficar resolvida.
O meu cunhado foi à loja e aparentemente não houve grandes entraves (mas não sei se teve de berrar com alguém lol). Disseram-lhe que terça feira estaria o problema resolvido, suponho que seja a substituição do pacote do windows por um novo.
Vamos lá ver.
 
Mas a chave vinha dentro da caixa? Tiveram que abrir a caixa para a tirar, não? O teu cunhado não estranhou da caixa já estar aberta quando comprou o SO?
 
Mas a chave vinha dentro da caixa? Tiveram que abrir a caixa para a tirar, não? O teu cunhado não estranhou da caixa já estar aberta quando comprou o SO?

Ficarias admirado com a habilidade do pessoal das lojas para abrir caixas de software e hardware, para uso pessoal lá na loja (testes, etc, instalar noutros pcs), e depois voltarem a colocar tudo direitinho de forma a que as pessoas nem desconfiem. E as pessoas quando lá vão comprar qualquer coisa, não com o intuito de que as lojas fazem isso.

Sei disto por experiência própria. Não é uma loja, não são duas. Acredito serem todas.
 
onde este pais vai parar...

Uma amiga minha comprou o um pc no jumbo e depois e activei windows passados uns dias foi para a garantia quando veio tinham instalado vista pirata.
e ela tinha entregado os cds drives e do windows.
 
onde este pais vai parar...

Uma amiga minha comprou o um pc no jumbo e depois e activei windows passados uns dias foi para a garantia quando veio tinham instalado vista pirata.
e ela tinha entregado os cds drives e do windows.


Este país e todos. Porque no planeta azul chamado terra há milhões de lojas de informática e acontecem casos iguais ou semelhantes em qualquer canto do globo.

Não quero desanimar ninguém mas acho que por muito que te possas queixar ninguém te vai resolver nada devido a não conseguires provar se ele comprou assim ou não... :S
 
Back
Topo