[Problema] Configuração rede wired + wireless + impressora wireless

setekh

Power Member
Bem, após um par de anos a funcionar tudo correctamente, a minha rede caseira tinha que dar o berro. Como toda a gente sabe, é impossível evitar a lei de Murphy :P

Então, para fazer um ponto de situação, nada como começar por descrever o material.

Para brincar com as interwebz, tenho um modem Huawei MT882. Este garoto liga-se a um Asus WL-500gP, que por sua vez está ligado a 2 PCs por fios, e transmite para o ar toneladas de uma maravilhosa quantidade de radiação electromagnética que dá cancro a toda a gente cá de casa.

Até agora, tinha o modem definido como gateway, o router com um IP diferente do modem, e os dois computadores com IPs pipis definidos manualmente. A rede wireless tinha encriptação WEP (o que, segundo percebo, é tão eficaz como uma folha de papel), e a impressora ligava-se ao router também através da rede sem fios, ficando todos os computadores cá de casa com a possibilidade de imprimir através da máquina do demo.

Mas porque chama ele à impressora máquina do demo, perguntam vocês (ou melhor, perguntavam, se estivessem mais aborrecidos). Porque, após ter sido desligada por um período, deixou de imprimir (e mostra-nos o dedo grande, a mal educada).

O problema é estranho (para alguém que, quando tem um problema na rede caseira, acha que a melhor solução seria uma conversa íntima com um martelo pesado), e creio que estará na configuração da rede wireless, na medida em que, fazendo um restore da informação, consigo imprimir através dos desktop ligados por cabo ao router. Mesmo activando a encriptação WEP. Do mesmo modo, e noutra tentativa, consigo fazer com que os computadores portáteis tenham acesso à internet (com ou sem encriptação), mas quando tento conjugar os dois tipos de equipamentos, fica tudo KO. A impressora não imprime, e os computadores, embora consigam aceder à página do router, não acedem à internet. Isto não faz sentido para mim, e a única coisa que me parece indicar é que há um erro óbvio que estou a cometer.

Numa outra perspectiva, já considerei a possibilidade de trocar a encriptação de WEP para WPA, mas a minha pobre impressora apenas se dá bem com WPA-PSK o que, segundo algumas opiniões (já com uns anos) que li, acaba por ser pior que WEP. Alguma crítica em relação a esta afirmação?

Dêm uma maozinha aqui ao rapaz, e ele agradece-vos com um par de finos...erm...psicológicos, tendo em conta a distância :)
 
Back
Topo