Problemas Técnicos Problema de conexão entre dois powerlines

Piuxupa

Membro
Bom dia. Sou utilizador de powerlines há mais de 3 anos e até ontem nunca tive nenhuma grande chatice. Ontem enquanto estava a usar o meu computador perco a ligação à Internet. Após vários testes percebo que os meus powerlines não estão a conectar-se um ao outro. No que se liga ao meu PC, a luz que indica se está conectado a outro powerline está vermelha quando devia estar verde e no que liga ao router há uma ausência de cor. Até agora já:

  • Testei ligar com 3 dispositivos ao powerline que se liga ao computador e todos dão conectado e sem internet (ao fazer troubleshooting obtenho um erro "Ethernet não tem uma configuração de IP válida).
  • Testei ligar com 3 dispositivos diretamente por cabo ao router, funcionou sem qualquer problema.
  • Tentei trocar as tomadas de ambos os powerline e não fez diferença.
  • Usei cabos diferentes para conectar ambos os powerline ao router e PC e também não alterou nada.
  • Fiz um reset ao pressionar o botão durante 10 segundos e eles não se conectaram.
  • Desliguei e liguei ambos inúmeras vezes.
  • Testei a ligação por wifi (o meu powerline também tem rede wifi e deu o mesmo resultado "Ligado e sem Internet).
  • O wifi normal da casa funciona sem qualquer problema.
O modelo do que está ligado ao router é DHP-W308AV (
vc0aur
https://prnt.sc/vc0cos) e o que se liga ao outro dispositivo é o DHP-W310AV(https://prnt.sc/vc0bv8). No primeiro acima referido, a luz de ligação à Internet está acesa, o que me leva a crer que o problema não é derivado do router. Enviarei anexadas duas fotos do estado atual de ambos os powerline. Qualquer ajuda é bastante apreciada.
 
A questão não parece ser ao nivel do IP, mas sim ao nível fisico. vives num apartamento?
É raro mas a rede elétrica pode ser partilhada de um apartamento para o outro.
Outra hipótese é teres 3 fases em casa, e os powerlines estarem cada um na sua fase.
 
A questão não parece ser ao nivel do IP, mas sim ao nível fisico. vives num apartamento?
É raro mas a rede elétrica pode ser partilhada de um apartamento para o outro.
Outra hipótese é teres 3 fases em casa, e os powerlines estarem cada um na sua fase.
Sim vivo num apartamento, mas a rede elétrica não é partilhada com outro. Ele funcionou perfeitamente durante 3 anos e não houve nenhuma alteração estrutural a nível elétrico da casa. Como verifico isso das fases?
 
Se funcionou durante anos o problema não está na instalação ou nas fases. Por vezes pode acontecer uma descincronização temporária ou mesmo "definitiva". Já me aconteceram as duas.

Tens que voltar a fazer o rest completo dos dois e voltar a fazer o procedimento de sincronização que basicamente é colocar um a piscar a luz de powerline e dentro dos dois minutos seguintes carregar no botão de sincronismo do segundo - que deve estar numa tomada perto de preferência.

Não havendo ligação entre os dois - sincronização - é como se estivessem a falar cada um para si daí não haver atribuição de ip no 2º powerline. Basicamente é como cortar um cabo de rede que liga os dois equipamentos - embora não seja tão drástico o corte já que dá para repor sem muito problema...
 
Back
Topo