1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema de Hardware: Auto reboots

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mpssantos, 25 de Junho de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 582)

1. mpssantos

mpssantos Power Member

Boas!
    Recentemente deparei-me com um problema no meu PC. Começou a fazer arbitrariamente reboot, quer quando estava no sistema operativo (Windows XP Sp2) ou mesmo quando estava na bios, ou até mesmo durante o boot do sistema operativo. Entretanto formatei o disco e instalei de raiz o SO outra vez. O problema persistiu. Para despistar problemas troquei a fonte de alimentação, mas continuei com o problema. Troquei o meu CPU Intel Prescott 2.8GHZ 1MB cache FSB 800, para o meu antigo Celeron a 2GHZ, e nada feito, os reboots continuam. HDD's tenho 2 e já os pus a funcionar sozinhos cada um deles, mas tb nada feito. Fiquei sem ideias.

Verifiquei que o CPU do Prescoot 2.8GHZ tinha a temperatura entre os 56º e os 71º (como pico) É normal esta temperatura? O Celeron tinha a temperatura entre os 34º e os 46º mas fazia reboots na mesma. (por isso julgo q nao seja um problema de CPU)

Alguém faz ideia o que poderá estar a causar estes subitos reboots? Alguem já passou por algo similar?

Agradecia a ajuda de alguem!!

Cumps!

--ms

Caracteristicas do PC

MB - MSI 865PE Neo2 P
    CPU - Intel Prescott 2.8GHZ 1MB cache FSB 800
    RAM - 512MB 333MHZ
    Graphic Card - MSI FX5500 128MB
    Sound Card - Sound blaster live 5.1
    HDD - Western Digital 120GB 8MB cache
    HDD - Hitach 80GB
    CD RW LG 52X
    DVD RW ASUS 12X

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Parece ser da RAM.

Tira-a, limpa-lhe os contactos com uma borracha (atenção à electricidade estática, toca numa peça metálica - caixa - durante uns segundos e pega na memória apenas pelo bordo da placa). Depois mete-a no primeiro slot à esquerda e abana-a um pouco(!) para os lados de forma a garantir o melhor contacto possível.

Grava num CD/disquete o memtest86+ e corre-o durante umas horas.

--//--

Que fontes usaste?

Experimenta tirar/desligar tudo o que seja acessório (placas PCI, drives, um dos discos).

3. mpssantos

mpssantos Power Member

Obrigado pela resposta rápida!
    Tudo o que é placas (Som e Grafica) tirei e voltei a por. As drives tirei os cd roms e um de cada disco. As fontes que usei são as duas de 230V.

Vou correr este programa e ver o que acontece. thanx
    --ms

4. mpssantos

mpssantos Power Member

Até agora deu um erro e parece-me ser no teste 2 q já n me recordo qual ser:

Tst Pass Failing Address............... Good...... Bad....... ...Err-Bits.. Count. Chan
    --- ----- ------------------------ --------- --------- ---------- ------ ----
    2........ 0 000031d66e8 - 49.3MB... 00000000 00001000 00001000 ......15

2a vez que corri (enquanto corri este programa o pc nc fez reboot)
    3........ 0 000031d66e8 - 49.3MB... 08080808 08081808 00001000 ........4

Última edição: 25 de Junho de 2007
  5. WindWalker

WindWalker Power Member

Se dá erro logo nos primeiros testes (não importa se reiniciar, mas se reinicia é mau sinal) e não tens OC no cpu nem nas memórias, então a memória deve estar avariada.

O teu PC acumula muito pó? Pode ser uma das causas.

Já agora, não é bom ter um Prescott a 71ºC.

6. mpssantos

mpssantos Power Member

Os 71º foi um pico q notei com o core center da Motherboard, porque normalmente, pelo que me apercebi, o CPU costuma estar entre os 57º e os 63º. O Prescott tem nas minhas mãos uma semana, pois comprei-o no MIAU, e estou a utilizar o cooler que vinha com o celeron. Se calhar havia de arranjar um mais potente.

Quantos aos erros só nao entendi pq na 1a vez deu erro no teste 2 e da 2a vez no teste 3. Qualquer das maneiras foi sempre no mesmo endereço, o que deve indicar que est+a avariada. Já agora o que aconcelhas. Eu já não procuro Hardware já à alguns anos e estou um pc desactualizado. Sei q existem as DDR e as DDR2. Se estiverem msm avariadas compro 1GB de RAM. Devo comprar DDR ou DDR2? Um ou dois módulos de RAM?

Obrigadinha pela atenção que tives-te!

--ms

Ps- neste forum, existe algum sitio onde se dê feedback positivo pela ajuda?

7. WindWalker

WindWalker Power Member

Em relação às temperaturas, um cooler de Prescott convém que tenha uma base de contacto com o cpu em cobre. Penso que o cooler do Celeron seja 100% alumínio. Hás-de ver com o cpu-z (www.cpuid.com) a revisão do Prescott.

Antes de realmente nos precipitarmos e dizer que a memória está avariada, experimenta-a em todos os slots e faz os testes ;)

Em relação à RAM:

Só podes comprar DDR1, DDR2 não encaixa sequer nessa mboard.

Se queres aliar capacidade a desempenho convém comprar um par de módulos iguais; se simplesmente precisas de X RAM só para coisas "básicas" (Office, messenger, navegar) mais vale ires pelo mais barato, seja um ou dois.

A questão é: os 512MB chegavam-te? Se sim, acho que 2x512 ou 1x1GB seriam a melhor opção. Para estares a comprar 2x1GB, duvido que queiras gastar 150€ em DDR1 (até porque DDR2 nesta altura já é muito mais barata, comprei 2x1GB a 100€!)

Podes procurar aqui vários preços:

www.itcomponents.net
    www.*****.pt

Existe uma secção de classificados no fórum, mas acho que ainda não tens acesso a ela. Se disseres de onde és talvez se possa indicar uma loja com o que queres e com um preço justo (aka non-chulos :x2:).

Partilhar esta Página