Problema de Hardware: Auto reboots

mpssantos

Power Member
Boas!
Recentemente deparei-me com um problema no meu PC. Começou a fazer arbitrariamente reboot, quer quando estava no sistema operativo (Windows XP Sp2) ou mesmo quando estava na bios, ou até mesmo durante o boot do sistema operativo. Entretanto formatei o disco e instalei de raiz o SO outra vez. O problema persistiu. Para despistar problemas troquei a fonte de alimentação, mas continuei com o problema. Troquei o meu CPU Intel Prescott 2.8GHZ 1MB cache FSB 800, para o meu antigo Celeron a 2GHZ, e nada feito, os reboots continuam. HDD's tenho 2 e já os pus a funcionar sozinhos cada um deles, mas tb nada feito. Fiquei sem ideias.

Verifiquei que o CPU do Prescoot 2.8GHZ tinha a temperatura entre os 56º e os 71º (como pico) É normal esta temperatura? O Celeron tinha a temperatura entre os 34º e os 46º mas fazia reboots na mesma. (por isso julgo q nao seja um problema de CPU)

Alguém faz ideia o que poderá estar a causar estes subitos reboots? Alguem já passou por algo similar?

Agradecia a ajuda de alguem!!

Cumps!

--ms

Caracteristicas do PC

MB - MSI 865PE Neo2 P
CPU - Intel Prescott 2.8GHZ 1MB cache FSB 800
RAM - 512MB 333MHZ
Graphic Card - MSI FX5500 128MB
Sound Card - Sound blaster live 5.1
HDD - Western Digital 120GB 8MB cache
HDD - Hitach 80GB
CD RW LG 52X
DVD RW ASUS 12X
 
Parece ser da RAM.

Tira-a, limpa-lhe os contactos com uma borracha (atenção à electricidade estática, toca numa peça metálica - caixa - durante uns segundos e pega na memória apenas pelo bordo da placa). Depois mete-a no primeiro slot à esquerda e abana-a um pouco(!) para os lados de forma a garantir o melhor contacto possível.

Grava num CD/disquete o memtest86+ e corre-o durante umas horas.

--//--

Que fontes usaste?

Experimenta tirar/desligar tudo o que seja acessório (placas PCI, drives, um dos discos).
 
Obrigado pela resposta rápida!
Tudo o que é placas (Som e Grafica) tirei e voltei a por. As drives tirei os cd roms e um de cada disco. As fontes que usei são as duas de 230V.

Vou correr este programa e ver o que acontece. thanx
--ms
 
Até agora deu um erro e parece-me ser no teste 2 q já n me recordo qual ser:

Tst Pass Failing Address............... Good...... Bad....... ...Err-Bits.. Count. Chan
--- ----- ------------------------ --------- --------- ---------- ------ ----
2........ 0 000031d66e8 - 49.3MB... 00000000 00001000 00001000 ......15

2a vez que corri (enquanto corri este programa o pc nc fez reboot)
3........ 0 000031d66e8 - 49.3MB... 08080808 08081808 00001000 ........4
 
Última edição:
Se dá erro logo nos primeiros testes (não importa se reiniciar, mas se reinicia é mau sinal) e não tens OC no cpu nem nas memórias, então a memória deve estar avariada.

O teu PC acumula muito pó? Pode ser uma das causas.


Já agora, não é bom ter um Prescott a 71ºC.
 
Os 71º foi um pico q notei com o core center da Motherboard, porque normalmente, pelo que me apercebi, o CPU costuma estar entre os 57º e os 63º. O Prescott tem nas minhas mãos uma semana, pois comprei-o no MIAU, e estou a utilizar o cooler que vinha com o celeron. Se calhar havia de arranjar um mais potente.

Quantos aos erros só nao entendi pq na 1a vez deu erro no teste 2 e da 2a vez no teste 3. Qualquer das maneiras foi sempre no mesmo endereço, o que deve indicar que est+a avariada. Já agora o que aconcelhas. Eu já não procuro Hardware já à alguns anos e estou um pc desactualizado. Sei q existem as DDR e as DDR2. Se estiverem msm avariadas compro 1GB de RAM. Devo comprar DDR ou DDR2? Um ou dois módulos de RAM?

Obrigadinha pela atenção que tives-te!

--ms

Ps- neste forum, existe algum sitio onde se dê feedback positivo pela ajuda?
 
Em relação às temperaturas, um cooler de Prescott convém que tenha uma base de contacto com o cpu em cobre. Penso que o cooler do Celeron seja 100% alumínio. Hás-de ver com o cpu-z (www.cpuid.com) a revisão do Prescott.

Antes de realmente nos precipitarmos e dizer que a memória está avariada, experimenta-a em todos os slots e faz os testes ;)

Em relação à RAM:

Só podes comprar DDR1, DDR2 não encaixa sequer nessa mboard.

Se queres aliar capacidade a desempenho convém comprar um par de módulos iguais; se simplesmente precisas de X RAM só para coisas "básicas" (Office, messenger, navegar) mais vale ires pelo mais barato, seja um ou dois.

A questão é: os 512MB chegavam-te? Se sim, acho que 2x512 ou 1x1GB seriam a melhor opção. Para estares a comprar 2x1GB, duvido que queiras gastar 150€ em DDR1 (até porque DDR2 nesta altura já é muito mais barata, comprei 2x1GB a 100€!)

Podes procurar aqui vários preços:

www.itcomponents.net
www.*****.pt

Existe uma secção de classificados no fórum, mas acho que ainda não tens acesso a ela. Se disseres de onde és talvez se possa indicar uma loja com o que queres e com um preço justo (aka non-chulos :x2:).
 
Back
Topo