Problema de harware - board e/ou mem??

Boas tenho o seguinte PC:

FONTE NOX - ATX Urano 600W 12cm SL
CPU E6850 FSB 1333 SKT 775
COOLER ASUS V60
MOTHERBOARD ASUS P5N-E SLI
PLACA GRÁFICA ASUS EN8800GTS/HTDP/640M
2X 1GB DDRII 667
DISCO RIGIDOWD 320GB 7200RPM SATAII
DVD-RW PLEXTOR 800A


Acontece que por vezes o meu sistema operativo bloqueia sem razão aparente. Obrigado-me a fazer o reset. Quando inicia o windows XP ou o Vista não consegue entrar, nem mesmo em modo de segurança. Uma vez tirei a memoria e voltei a po-la e conseguiu entrar nos S.O.'s, dando um aviso ao inicio de dados não consistentes. Mas fazendo o scandisck resolveu o problema dessa situação. Já me aconteceu mais de uma vez e já troquei os slots de memoria. Já corri o memTest e a ferramenta de diagnostico de memoria do Vista mas não encontrou qualquer problema.
Tive problemas ao inicio por causa da memoria a 800MHZ não funcionar em DDR2. Assim optei por compra memoria 667Mhz.

Penso que o meu problema seja de harware, não sei é como o detectar, pois aquilo que se passa deverá ser ou da memoria ou da board. Pelo que um simples "tira e põe" da memoria resolve-me o problema.

Se alguem tem alguma opinião a dar agradecia.
 
Mais umas notas:
Troquei os 2 modulos de memoria 1GB da bufalo 667Mhz por 2 da Kingston de 800Mhz.
Acontece agora que o sistema crash constantemente sem tar a fazer nada. Simplesmente bloquea de tempos a tempos e obriga-me a fazer o reset. Já não tenho problemas de não conseguir entrar.
Formatei ambas as partições e o problema mantem-se.
Se colocar só 1 modulo o pc não crasha(ou pelo - até agora). Se coloco os 2 modulos em dual channel passa-se da cabeça.
Qual o problema possivel para a minha situação?
A board não aguenta ou tem problemas a ler as memorias? tenho tudo actualizado, bios e grafica. Sempre k ponho as mem em dual-channel acontece isso.
Agradecia obter alguma resposta, pois não sei mais o k fazer.
Neste momento tenho as memorias nos slots 1 e 2 para evitar bloqueos.
 
saka o cpu-z e mete aqui um print das rams
entra na bios no separador advanced , coloca o pcie a 100 e nos drams timings mete 5-5-5-15
desce mais um pouco e na ram voltage mete 1,90 ou 2,00
ja deve estabilizar o sistema.

cumpz.
 
Dual:

http://
cpuzduales2.jpg




Everest:
everestst2.jpg
 
baixa as rams para 667 Mhz para ficarem a 1:1 com cpu
tens o timings a 5-5-5-31 , mete a 5-5-5-15
tens as rams a 1,8v - aumenta para 1,9v - as asus dam-se mal com voltagens mais baixas.

cumpz.
 
Viva.
Como é que faço para alterar os timings e a voltagem?

O meu menu da BIOS em avançado na parte de Memory Timing Settings é o seguinte:
TLC (Cas Latency) vai de 1-7
tRCD vai de 1-7
tRPD vai de 1-7
tRP vai de 1-7
tRAS vai de 1-31
Command Per Clock (CMD) vai de 1-2 clock
-+Advance Memory Settings-*
TRRD vai de 1-15
tRC vai de 1-31
tWR vai de 1-7
tWRT vai de 1-15
tREF vai de 1-2
tRD vai de 1-15
tRFC vai de 1-127
Async Latency 1 vai de 00ns-75ns e o 2 vai de 0ns a 50ns



Tá tudo em Auto, pq nunca mexi em nada disso...
Pelos vistos aqui só posso alterar cenas dos timinngs.
Das voltagens não encontrei nada...
 
Epah, Obrigadão pelas dicas.
Eu não tenho nada disso, pq só agora descobri que tenho uma ferramenta na Bios (JumperFree Configuration) que me permite fazer as coisas manuais e até O.C.
Tenho k ver isso com mais detalhe, é k se meto alguma cena mal ainda torro isso.
Mas anoto as configurações k me aconselhas-te a ver se resolvo estes problemas.
As minhas configurações nada têm a ver com a tua Bios.
Tenho uma duvida na Memory Voltage, pois aconselhas-te a subir para 1.9V
Acontece k eu para escolher só posso por: 920V,013V,085V,178V,259V,353V,424V e 517V. Escolho o 259V, certo?

Obrigado pelas dicas

Abraço
 
Back
Topo