Problema de ID com 3700+ que não passa dos 220mhz.

Phantasia

Portugal@Home Member
Boa noite.
Adquiri recentemente um AMD 3700+ San Diego:
ADA3700DKA5CF
CCBWE 0542VDMW

O problema é que não consigo obter mais informações acerca do CPU em programas tipo cpuz, cpuid do Everest, e afins, como podem ver aqui:
Cpuz-Cpu.JPG


Outro problema com este processador é o facto de não conseguir ultrapassar os 220mhz em overclock do mesmo, tendo já experimentado tudo, baixei já velocidades das memórias para 100mhz e nada, BUS do HTT em quase todos os valores e mesmo assim nada, multiplicadores do CPU e nada.
A motherboard é uma ASrock 939Dual-Sata2 (penso não ser problema da board visto a mesma ser capaz de ir até aos 300 ou mais, em relação a bios, já experimentei quase todas), com uma Enermax Liberty 400W e uma Radeon9000pro da Powercolor AGP4x.
De resto tenho 3 discos IDE, um gravador de DVD´s e uma Sound Blaster Live!.

Por outros fóruns em que tenho andado ainda ninguém me soube responder em relação a este problema da id do Cpu.

Se alguém souber de alguma coisa agradecia!

Cumprimentos.
 
sim os 3700 é 1.4!

exprimenta uma versao anteriror do CPU-Z outra coisa pode ser OC instavel... comigo as vezes nao abre o ITE...
as como esta a default é estranho! eu aponto o dedo ao XP!
 
Última edição:
Tal como tinha indicado, já experimentei quase todas as bios que estão por aí, todas as betas da OCWorkbench, e desde a 1.3 até à 1.6 oficiais e o resultado foi sempre o mesmo.
Em relação ao Vcore, no site da AMD, este não é um 3700+ "comum" é uma nova revision do mesmo, a E6, os E4 é que utilizavam 1.35/1.4 de Vcore, este segundo o site está especificado em 1.35.
Podem comparar:
http://www.amdcompare.com/us-en/desktop/details.aspx?opn=ADA3700DAA5BN
http://www.amdcompare.com/us-en/desktop/details.aspx?opn=ADA3700DKA5CF

Em relação a OC instável, tal como indiquei não consigo passar sequer dos 220mhz em overclock, e como podem ver pela imagem o cpu está em default, ou melhor, está practicamente tudo em default, menos os timmings das memórias que consegui reduzir um bocado. Mas mesmo tudo na bios em default não consigo obter resultados melhores. Será que me podem indicar algum site que tenha uma versão mais antiga do Cpuz para experimentar, já andei à procura no google e não deu em nada.
Será que isto pode influenciar de alguma forma no overclock ao processador?
 
boards do desenrasca...:confused:

nao consegues fazer OC como assim? nao encontras essa feature na BIOS ou encontras mas ele nao aplica ou simplesmente ele fica logo instavel com qualquer coisa?
 
Board do desenrasca? Esta board pela módica quantia de 66€ é capaz de fazer inveja a algumas DFIs, para o caso de nunca teres visto alguma review desta board; já foi capaz de chegar aos 390 com a mesma. Isto é do desenrasca? Eu não disse que não consigo fazer OC, disse que não consigo passar dos 220mhz em Overclock ao CPU.
 
Isso é do desenrasca... De que serve os 380 (Que gostava de saber como lá chegaste se aos 220 dá erro) se n tens voltagem pra dar ao CPU, ou às mems ? Btw, as DFI pelo menos 400 dão, as k não dão 450/500 (A minha ainda só deu 380 pq as BH-5 não levaram mais k 3.4v)... E ligas os dois discos SATA2 onde ? Um na board e o segundo...? Epah isso é uma board pra desenrascar isso toda a gente sabe, se compraste isso a pensar ficar com ela devias-te ter informado melhor...

Quanto ao problema, tenta realmente com outra board, se der já sabes, ou então tenta com outro CPU aí...

Ele fica instável ? Não boota ? Dizer k n consegues passar dos 220 n é grande informação :(
 
God_Lx disse:
Isso é do desenrasca... De que serve os 380 (Que gostava de saber como lá chegaste se aos 220 dá erro) se n tens voltagem pra dar ao CPU, ou às mems ? Btw, as DFI pelo menos 400 dão, as k não dão 450/500 (A minha ainda só deu 380 pq as BH-5 não levaram mais k 3.4v)... E ligas os dois discos SATA2 onde ? Um na board e o segundo...? Epah isso é uma board pra desenrascar isso toda a gente sabe, se compraste isso a pensar ficar com ela devias-te ter informado melhor...

Quanto ao problema, tenta realmente com outra board, se der já sabes, ou então tenta com outro CPU aí...

Ele fica instável ? Não boota ? Dizer k n consegues passar dos 220 n é grande informação :(

Mas eu não disse que chegava aos 380, disse-te que há pessoal a chegar aos 380!;)
SATA2 e SATA é coisa que por agora não me preocupa muito visto ter 3 discos ATA. Portanto comprei uma board que seguia para as minhas necessidades no momento, além de ter podido manter a minha placa AGP. Informar-me informei-me bastante bem, há pessoal a fazer grandes overclocks com esta board e pronto.
O pior é conseguir arranjar outra board ou outro cpu para experimentar.:(

Quando digo que não consigo passar dos 220, quero dizer que a board chega a fazer post mas entrar no Windows é mentira, não consigo fazer mais nada com isto, mesmo que aumente a voltagem que baixe o multi do HTT, sei lá.
O que me está a dar mais a volta a cabeça já nem é o overclock, porque isto em default até está muito bom! O que realmente me preocupa é este "problema" com a id do Cpu.

Cumprimentos.
 
Isso é um Atlhon X2 com o 2º core desactivado por isso é que tem 1.35 de vcore, espera pla próxima versão do cpuz (ummm será que dá para desbloquear?)

Em relação ao overclock parece-me que tens de descer o multi do LDT, ja deves ter isso paí a 1100Mhz, desce o multi para 4 para ficar a 880


Cumprimentos
 
Phantasia então cheira-me é k a tua board não gosta de overclock... Tiveste azar, tenta arranjar alguém com outra board onde consigas meter o CPU..
 
Jorge Candeias disse:
Isso é um Atlhon X2 com o 2º core desactivado por isso é que tem 1.35 de vcore, espera pla próxima versão do cpuz (ummm será que dá para desbloquear?)

Em relação ao overclock parece-me que tens de descer o multi do LDT, ja deves ter isso paí a 1100Mhz, desce o multi para 4 para ficar a 880


Cumprimentos

Já experimentei isso, mas mesmo assim não deu em nada. Máximo estável atingido, 235.
Talvez esta board não tenha saído muito apta para overclocking. Mas pronto, fica-se como está que até está bastante bom!
Em relação ao cpu, já tinha reparado que o core é o mesmo dos X2, será que dá para desbloquear mesmo o 2ºCore? Se é que o tem é claro.
 
Com o LDT a 4x só podes ir até aos 250... E isto é com as bios beta... Tenta baixar o multi do CPU para 9 por exemplo, e vê até onde ele vai...
 
Pois... Esse é que é o problema. Mesmo baixando o multiplicador do CPU não consigo ir mais longe que isto, o problema do overclock parece mesmo ser da motherboard.
 
Agora consegui chegar aos 230. O problema é bem capaz de ser do CPU e da board. Pelo que andei a ler nos fóruns da XtremeSystems este cpu é mesmo um E6, e informação adicional acerca das diferenças do E4 para o E6 eu sinceramente não consigo encontrar.
Experimentar outro CPU ou este CPU noutra board é que é mais complicado... Não conheço ninguém que tenha boards 939, e arranjar outro cpu é ainda mais complicado!
 
Back
Topo