1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema de incompatibilidade entre motherboard e memórias

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por aplz, 24 de Setembro de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1260)

1. aplz

aplz Power Member

Boas pessoal, é o seguinte eu tenho uma motherboard Asus P5Q3, e hoje comprei umas memórias Corsair Value Select 2x2048MB DDR3 1333Mhz CAS9, e então fui instalar as memórias e o pc só arranca se usar uma só memoria (são 2x2gb), se meter a outra, não arranca com as duas. Então fui trocar na loja por umas Corsair xms3 que são superiores, e continuo com o mesmo problema, ele só arranca com uma delas, acho muito estranho ser um defeito visto que aconteceu com 2 memórias diferentes e novinhas em folha, o que será? dos slots não é porque experimentei em cada um deles (2 pretos e 2 laranjas), será por ter windows XP de 32bits que ele não arranca por ter 4GB de memoria? É que ele nem acende o monitor nem dá os beeps no post, fica a trabalhar com o ecrã preto a piscar a luz de power.

Aguardo umas respostas

Cumps pessoal

2. ThunderDragon

ThunderDragon Power Member

Para resolver o teu problema deves ter que aumentar a voltagem das memórias, 1.5v é o que normalmente se usa para 1333/1600mhz, tenta mudar isso na BIOS. Depois como já deves saber no máximo o teu sistema vai usar 3Gb de ram, por isso enquanto não instalares um SO de 64bits nunca vais fazer uso pleno das memórias

Edit: print

Aqui fica um print retirado de um pdf da asus que podes consultar em http://www.asus.com/Motherboards/Intel_Socket_775/P5Q3/#MSL

Última edição: 24 de Setembro de 2012
  3. aplz

aplz Power Member

Boas e achas que será mesmo a voltagem? Mesmo ele não arrancar será a voltagem ? Quando chegar a casa vou experimentar mas queria mais respostas. Cumps

4. ThunderDragon

Não estou a ver que outro problema possa ser. Eu tenho o mesmo problema se tentar correr as minhas memorias a frequências acima de 1866mhz e não subir a voltagem de 1.5v para 1.65v. No entanto verifica também os timings e vê se está tudo a 9-9-9-24

Edit: Estive a verificar no site da corsair, se tiveres essas memorias a 1333mhz usa 1.5v, se estiverem a 1600mhz usa 1.65v

5. aplz

aplz Power Member

Boas, já alterei a voltagem, e continua a não dar :S, sobre os timings aparece la 9-9-9-24 mas tem mais números que nao me lembro, era tipo "9-9-9-24-12-8-6" uma cena assim, e não sei como alterar isso pois tem imensos parametros sobre as memorias que o unico que fala de timing só tem auto e manual, tava em auto meti em manual e o pc não arrancou o windows, apareceu uma msg a dizer "Overclocking Failed, please configure your bios settings" ou uma cena assim...

Alguém sabe do que possa ser mesmo?

precisava mesmo de ajuda, estou mesmo á rasca com isto :S

Cumps!

Última edição pelo moderador: 25 de Setembro de 2012
  6. FabioMitra

FabioMitra Power Member

vai na bios e no sitio onde se faz overclock ao cpu mete manual, depois deve ter la uma opçao para escolher a velocidade da ram... ve se consegues por 1333

7. aplz

aplz Power Member

mas tem de se ajustar mesmo a frequencia? ele ta em auto agora, mas se mudar para 1333 achas que ja consigo ligar com a outra? e os timings tao correctos?

vou experimentar isso agora, ja deixo feedback

obrigado

cumps

Edit: já experimentei mudar a frequencia na bios para 1333 e nada, tudo na mesma.

o que poderá ser?

cumps

8. ThunderDragon

Para despistagem mete as memorias a 1066mhz. Ou então tenta 1600mhz mas nos slots laranja e com voltagem de 1.65v

9. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Estás a colocar as memorias bem e de acordo com o que diz o manual ?

10. aplz

aplz Power Member

claro que estou, eu sei bem como se colocam memórias e isto nunca me aconteceu na vida.

e pelo que tenho pesquisado na internet existem outros proprietarios da asus p5q3 e p5q3 deluxe com problemas de incompatibilidade entre memórias, corsair e outras.

ja tou a ver que deitei dinheiro fora... tou a bombar só com um módulo de 2gb, mas se meter o outro o pc não arranca, no entanto se meter outra memória de 1gb q tenho aqui da kingston já arranca, eu é que nao queria misturar por serem de freqs diferentes..

opinem pessoal tou a ficar mesmo aflito

cumps

11. FabioMitra

FabioMitra Power Member

sao frequências diferentes mas vao trabalhar á mesma frequência...
    vais ter a velocidade da memoria mais "fraca"

12. aplz

aplz Power Member

Pois mas o meu objectivo era mesmo por os 4GB a bombar... Já me arrependi, agora tenho aqui 2gb sem utilizar, perdi dinheiro

Nignuem sabe mesmo do que possa ser?

cumps

Última edição pelo moderador: 26 de Setembro de 2012

Partilhar esta Página