1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

problema de memória

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por sparrow, 13 de Dezembro de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 943)

1. sparrow

sparrow Power Member

não, não é meu...

é do pc.

tenho um kit de 1Gb (2x512) ADATA Vitesta DDR566 que me está a pôr a cabeça em água!

quando o tenho no meu pc (board asus A7N8X Deluxe 2.0) com um processador athlon xp 2600+ barton a trabalhar a 11x200 (@3200+ com as memórias síncronas, logo a 400) só me dá reboots! (quando chega a arrancar o windows)

com uma memória oem DDR400 normalíssima que aqui tenho não tenho problema nenhum.

o esquisito é que corro o memtest-86 e não dá nenhum erro!

há alguma configuração no memtest que se faça para correr testes mais intensivos ou é só deixar bootar o cd?

mais informações:

- só com um dimm também faz reboots e/ou dá erros, mas mais com um do que com o outro.
    - já mandei para rma e disseram-me que tinham substituído um dos módulos, que o outro estava bom. mandaram-me dois de volta, supostamente o meu e outro substituído.

sugestões?

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Experimenta:

Refresh Rate = 64 us
    Refresh Time = 15.6us

3. sparrow

sparrow Power Member

isso no memtest?

é pedir muito instruções mais específicas? como se eu tivesse 6 anos?

4. WindWalker

WindWalker Power Member

BIOS.

Opá, eu tenho umas iguais e logo à primeira (sem ajustar praticamente nada) voaram logo...270MHz com 2.73V :S

5. sparrow

sparrow Power Member

não vejo essa opção na minha bios...

as memórias já trabalharam aqui bem a DDR 400.

já tive um A64 3200+ 939 e lá também trabalharam bem com o HTT desde 200 a 280 sem aumentar a Vdimm.

como mudei para am2 retornei com estas memórias a esta board e agora só dão erros. se calhar não gostaram de estar 2 meses paradas!!!

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Se calhar já foram :S

7. sparrow

sparrow Power Member

o que eu estranho mais é não dar erros no memtest-86

aquilo é só bootar do cd e deixar correr sozinho?

eu já tentei ver as configurações e não pesquei nada daquilo!

8. GOYA

GOYA Power Member

Não quer dizer nada

O memtest +86 faz o teste a memoria mas não faz o teste ao controlador DMA.
    Portanto podes ter o controlador DMA na sucata .}>

9. sparrow

sparrow Power Member

o que é o controlador DMA?

e porque é que funciona mal com estas memórias e funciona bem com umas OEM?

10. GOYA

GOYA Power Member

11. sparrow

sparrow Power Member

continuo é sem perceber porque é que só funciona mal com estas memórias...

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Voltagem, timings, frequência? :S

Experimenta [email protected] 2.5V

EDIT: Vai um Clear CMOS?

13. sparrow

sparrow Power Member

está a default nas memórias.

[email protected] 2.6V

nem com clear cmos vai lá!

14. sparrow

sparrow Power Member

não queria ser chato, mas como não resolvi ainda o problema agradecia mais ideias!

15. jfbbms

jfbbms Power Member

Boas :)

nem com os de origem? as vezes poderá ser o controlador de memoria
    ter ido á vida.
    Tenta com um pouco de voltagem como 2.7 nas memorias.

Tenta testar uma a uma dentro do windows.
    Mas é estranho mesmo...

16. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Pelo que estive a ver no site da Asus essa board só suporta mems PC-3200 (DDR-400Mhz)...

No entanto actualiza a BIOS se ainda não a actualizaste e tenta de novo mas naum acredito...
    Podes tb tentar usar as mems em underclock (DDR-400) nem que seja para testar...

17. sparrow

sparrow Power Member

por acaso não conheço nenhuma motherboard AMD DDR que indique que suporta mais do que o DDR400. a bios que tenho é a mais actual que está no site da asus. e em ddr 400 é o que eu ponho...

jfbbms os timings são os de origem e já testei dentro do windows uma por uma e os sintomas são idênticos. também já tentei dar um pouco mais de voltagem (a board suporta 2.6 a 2.8) e não fez grande diferença. é uma parte que não testei muito porque sendo memórias tccd sempre ouvi dizer que não precisam de grandes voltagens!

se fosse do controlador de memória, porque é que, precisamente com os mesmos timings, umas memórias oem funcionam bem e estas não? é só desligar o pc e tirar umas e pôr outras. as oem funcionam bem e estas ADATA Vitesta só me dão erros no windows. na loja disseram-me que tinham testado numa DFI RS482 e que tinham funcionado bem... sinceramente não consigo compreender!

Edit: a instalação do windows tem cerca de um mês porque até descobrir que o problema vinha das memórias dei conta dele e tive de o re-instalar ...

Última edição: 16 de Dezembro de 2006
  18. PsySc0rpi0n

PsySc0rpi0n Power Member

Então não será que essas memorias não se dêem bem a trabalhar a DDR400Mhz??? Pode ser que as memorias não suportem bem o downclock... Os chips podem ser de pouca qualidade e darem-se mal a trabalhar a frequencias que não as de origem...

19. atlante

atlante Power Member

Eu experimentava um BIOS downgrade, por vezes fazem magias, existem sempre certas manias com certas BIOS e certas memorias.

Nao custa tentar.

cumps

Partilhar esta Página