Problema de partilha de ficheiros/pastas...

Psysnoo

Membro
...Adquiri há pouco tempo um portátil e estou a tentar fazer com que este comunique a 100% com o pc cá de casa. Ambos têem instalados o winXP com Service pack 2 e Placas de rede ethernet 10/100 a funcionar devidamente, O PROBLEMA:

Consigo partilhar a ligação á net (Sapo ADSL, Modem USB POTS) que tenho no pc de casa com o portátil, tenho as firewalls todas desligadas, no portátil através da vizinhança de rede consigo ver os dois mas não consigo aceder à partilha de ficheiros e pastas do pc de casa (No qual não aparece sequer ele mesmo no workgroup=Mshome)...dá-me o erro "\\pc de casa não está acessível..pode não ter permissão...caminho de rede not found...blabla".

Consigo "Pingar" o portátil, mas este não manja o IP do de casa nem por nada.

HELP! :sad:
 
users

Começa por verificar que tens o mesmo username+password nos 2 xps. Se estás a usar contas sem password, é 1/2 caminho andado para a degraça. Desligar as firewalls é o outro 1/2 caminho...
 
erhm...

Aos tiros no escuro nunca mais la vamos... como dizem os outros "do it by the numbers" :) A descrição esta 1/2 em ingês que é o que estou habituado, mas na versão PT está tudo no mesmo sitio com nomes parecidos.

VAmos assumir que o PC1 é o pc desktop e o LAP1 o laptop.

1) TCP/IP

PC1
Nas propriedades da Ligação de area local / Protocolo Internet (TCP/IP) mete :

Use the following IP address :

IP adress : 192.168.0.1
Netmask : 255.255.255.0

Não ponhas nada no gateway ou nos dns servers.

LAP1

Nas propriedades da Ligação de area local / Protocolo Internet (TCP/IP) mete :

Use the following IP address :

IP adress : 192.168.0.2
Netmask : 255.255.255.0
Gateway : 192.168.0.1

Use the following DNS servers adresses :
Preferred DNS server : ip adress do servidos DNS primario do sapo
Alternate DNS server : ip adress do servidos DNS secundário do sapo

Como referiu o Kazuza, liga tambem o File and Printer Sharing for Microsoft Networks (em ambos ou apenas no PC que for para ter directorias partilhadas) e o Client for Microsoft Networks (em ambos).

A estar tudo bem, ambas as maquinas podem "pingar-se".

2) Users

Agora vem a parte tramada pq não sei se tens o WXP Home ou o Pro, e o Home AFAICR falta-lhe esta funcionalidade (blame M$).

Right click em O Meu computador -> Gerir.

Local Users and Groups -> Users

Verifica que em ambos os XPs existe a mesma conta de utilizador. E isso quer dizer mesmo Nome. O Full name (Nome completo ???) é o que aparece no ecrã de login, mas não conta para peva em termos de rede. Ex : Administrator/Administrator, ZeManel/ZeManel. Se sim, podes fechar essa janela. Se não tens de criar uma conta igual nos 2 (o máis fácil é criar no PC1 a conta que tens no LAP1).

3) Workgroup

Nos dois computadores

Right click em O Meu computador -> Propriedades -> Computer Name -> Change.

PC1:

Computer Name : PC1
Member of : Workgroup : PsysnooWG

LAP1:

Computer Name : LAP1
Member of : Workgroup : PsysnooWG

Ok->Ok->Reiniciar

4) Desactivar "Dumb User File Sharing"

Abre "O meu computador". Ferramentas->Opções de Pastas->View.

Desliga: "Automatically search for network folders and printers", "Hide extensions for known filetypes", "Use simple filesharing".

Liga: "Display the full path in the adress bar","Display the full path in the title bar","Launch folder windows in a separate process"

5) Criar uma pasta partilhada

Cria uma pasta nova e chama-lhe "partilha". Se tiveres mais de uma partição no disco, não a cries na C:, usa outra qqr.

Rightclick na pasta "partilha"->Propriedades.

Sharing :

Liga Share this folder. Sharename : partilha. Permissões -> Todos (full control). Ok.

Segurança :

Adicionar->Avançadas->Localizar agora->Todos->OK. Todos->Full control->OK.

6) Testar

No LAP1 abre "o meu computador" e mete no endereço \\192.168.0.1\partilha
Se tudo correu bem, tens acesso ilimitado a essa pasta.

7) Segurança. Acesso ilimitado para todos eh uma BadThing. Usa a parte de "segurança" das propriedades para limitar quem tem acesso a que e que tipo de acesso.

Nota final: Deixei isto para o fim pq eh uma coisa que nem sempre funca da melhor maneira. Por vezes o XP tem a ideia sumariamente imbecil de criar uma bridge de rede. Isso ocasionalmente gera MUITA barracada. A bridge pode ser removida, mas isso MUITO OCASIONALMENTE gera ainda mais barracada. Como em tudo no Windows "your milleage may vary".

Espero que isto te ajude a resolver o problema. De qqr modo foi um bom treino pro capitulo de file sharing em XP do meu book ;)

Edit : A parte \\192.168.0.1\partilha tambem podia ser \\PC1\partilha , mas a experiência prática diz que o Windows usando directamente o IP da máquina destino é mais rápido. Em redes de tamanho razoável ainda mais. Se estiveres a falar de impressoras partilhadas em rede então a diferença chega a ser assustadora. Numa certa rede a diferença numa Laser HP era tal que usando o \\PCX\impressora eu tinha tempo de andar o corredor todo e ela ainda mal tinha começado. Usando o \\IPAdress\impressora eu ainda me estava a levantar da cadeira e ela ja estava a imprimir :P
 
Última edição:
Nah.... Muito incompleto. Não tem nada sobre local vs share permissions, não fala sobre o tópico port 137/138/139 vs port 445, etc etc etc... E não tem pics ( poix poix, sem pics muita gente não consegue seguir isto ,) ).
 
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=355220#post355220

ShadeX disse:
A parte \\192.168.0.1\partilha tambem podia ser \\PC1\partilha , mas a experiência prática diz que o Windows usando directamente o IP da máquina destino é mais rápido. Em redes de tamanho razoável ainda mais. Se estiveres a falar de impressoras partilhadas em rede então a diferença chega a ser assustadora. Numa certa rede a diferença numa Laser HP era tal que usando o \\PCX\impressora eu tinha tempo de andar o corredor todo e ela ainda mal tinha começado. Usando o \\IPAdress\impressora eu ainda me estava a levantar da cadeira e ela ja estava a imprimir :P

Então tens problemas de DNS ... :rolleyes:
 
Kazuza:

AFAIK, tendo em conta que o PC onde está a printer (workstation) está permantentemente conectado ao pc de onde eu estava a imprimir (fileserver) duvido que não se "conhececem". A menos que o windows vá reavaliar o DNS a cada pedido de impressão, pq com ficheiros não havia esse delay.

Ao mudar para IPAdresses, passou a ser tudo a ~T0, desde pedidos de directorias, transf de files e impressão.

Btw, precisavas de mais umas "coizitas" pequeninas no thread de "Manual segurança XP" :) Blocking 445 comes to mind, por muito que muitos admins gostem de ter akilo a jeito...
 
ShadeX disse:
A menos que o windows vá reavaliar o DNS a cada pedido de impressão, pq com ficheiros não havia esse delay.

A menos que estejas em dominio e tenhas servidores DNS configurados, VAI...

( netstat -a ;) - vais encontrar sempre sessões NBT abertas )

ShadeX disse:
Btw, precisavas de mais umas "coizitas" pequeninas no thread de "Manual segurança XP" :) Blocking 445 comes to mind, por muito que muitos admins gostem de ter akilo a jeito...

Desactivando a partilha de ficheiros e impressoras M$ o que é que acontece ao NetBIOS? ;) (135~139;445)
 
Última edição:
Kazuza:

Isso é muito bonito no if externo, mas do outro lado, por norma, precisas de M$ Filesharing internamente, raramente tens ppl ou redes com Windows e NFS ,) Dai, 137-139 são quase um must. 135+445 deviam era vir bloqueados nos cabos de rede.... tinham poupado muita chatice o ano passado...

Kidloco:

Pah, eu posso tar a ficar balhelas, mas não me lembro de o 2K/XP deixar um user aceder a um share se o user não existir localmente. A menos que estejas a falar de um domain, pq ai todos se autenticam perante o domain server, logo existes ou não conforme o que o ds diz.

Kazuza :

Mete no Manual de segurança "Não usar a conta de administrador para uso diario", "Meter um raio de uma password na conta de administrador"... pode ser que salve algumas alminhas ,)
 
kidloco disse:
Para k o mesmo user nas duas máquinas ? tenho users diferentes em casa e funciona às mil maravilhas...

Não se estão a autenticar... (partilham como convidado)

Se consegues aceder às partilhas, então eu também consigo...

... daqui!

ShadeX disse:
Kazuza :

Mete no Manual de segurança "Não usar a conta de administrador para uso diario", "Meter um raio de uma password na conta de administrador"... pode ser que salve algumas alminhas ,)


Eu não faço isso...

Mudo o nome da conta administrativa para qualquer outra coisa, e depois renomeio a conta "Convidado" para Administrador" e com password... :D :D :D :D (adeus script-kiddies) :D :D :D :D
 
kazuza disse:
Não se estão a autenticar... (partilham como convidado)

Se consegues aceder às partilhas, então eu também consigo...

... daqui!

Ninguem disse que se estavam a autenticar :D Tenta lá aceder às partilhas daí! :002: :004: }>

ps: o router supostamente bloqueia esses acessos indesejados...digo eu...por acaso posso-te dar o ip de casa e tentas aceder para ver no que dá...isto se quiseres claro :001:
 
Última edição:
Bem depois de ter dado uma vista de olhos a isto td so posso dizer que nos meus 2 pc's que estão ligados a um router com modem bastou-me por identificar o ip automaticamente e desligar TODAS as firewalls incluindo a do WINDOWS!!!
 
mm problema aki o meu pc de casa n m deixa nem ao grupo de trabalho nem aos ficheiros e pastas partilhados, só cnsigo aceder a net partilhada. dam o memo erro ke ao psysnoo. :( ja tentei as configs aki postadas mas sempre ke meto ip fixo no meu portatil nem a net cnsigo aceder.
 
problema resolvido! mudei o valor da chave de registo HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Lsa\restrictanonymous
de 1 para 0 fiz restart e voilá. :)
 
erhmmm

Kazuza:

Como a minha exp com NetBT é limitada e tu pareces saber bastante disso... O post anterior pelo que eu "googlei" da key, devolve o NULL ao Everyone. So, basicamente, tamos de volta ao NT4 SP 2/3? E aos belos exploits que as NULL sessions permitiam? Scan first auth after em vez de auth first scan after?

Se assim for, ele não tem razão para ficar feliz, pq em vez de resolver o problem abriu um buraco de segurança de tamanho razoavel ;)
 
ShadeX disse:
Kazuza:

Como a minha exp com NetBT é limitada e tu pareces saber bastante disso... O post anterior pelo que eu "googlei" da key, devolve o NULL ao Everyone. So, basicamente, tamos de volta ao NT4 SP 2/3? E aos belos exploits que as NULL sessions permitiam? Scan first auth after em vez de auth first scan after?

Se assim for, ele não tem razão para ficar feliz, pq em vez de resolver o problem abriu um buraco de segurança de tamanho razoavel ;)

Nem mais ....

Daí o meu :rolleyes:
 
Back
Topo