Problemas Técnicos Problema desconcertante com a ligação à internet - Ajuda

Boa noite a todos,

Estou com um problema na minha casa que me está a dar em doido. Passo a explicar os dados todos de que disponho.

1. tenho serviço de internet por cabo, pelo nowo
2. a net sempre funcionou bem, até há alguns meses atrás
3. a net começou a ficar lenta
4. foi chamada a assistência nowo, que colocou um modem novo (netgear). A net ficou optima, velocidades de 90Mb/s
5. algumas semanas depois, net novamente lenta
6. nova assistência nowo. Reiniciaram o modo, mexeram uns cabos, etc. Net impecável, 90Mb/s
7. passado 1 ou 2 semanas, net lenta até que fiquei sem nada.
8. nova assistência nowo. parece que o problema era "um curto circuito" no quadro de ited. Configurações de origem no modem. Net boa outra vez, 95Mb/s
9. passado 1 ou 2 semanas, net lenta.
10. nova assitencia nowo. Trocam outra vez o router, por outro da netgear. tudo testado, tudo reiniciado, net novamente a 100Mb/s, teste feito no speedtest
11. comecei a fazer testes diários, e reparo que a net baixa de velocidade dia após dia, até estabilizar nums 5mb/s a 10Mb/s.
12. foi verificar se o problema é meu. O modem tem 4 saídas; 3 que alimentam o quadro ited, 1 que liga um switch, onde tenho ligado mais 2 equipamentos. o quadro ited só alimenta 3 tomadas na casa: 1 onde tenho ligado um router para o piso de cima; outra para ligar o pc com cabo; e outra na sala, onde tenho outro switch para ligar tv, disco de rede e dvd. Tenho tb um extensor de rede wireless.
13. faço teste à net e velocidade de 10mb/s. desligo tudo e reinicio o modem nowo.
14. faço teste direto de um pc ao modem. dá velocidade de 100mb/s.
15. durante algumas semanas, foi desligando e ligando equipamentos, à procura de "um" que fosse o responsável por este problema. Não consegui detectar nada. a net simplesmente vai ficando mais lenta a cada dia.
16. há uma "coincidência" ou não, que cada vez que atinge o ponto minimo de velocidade (pelo menos é o que parece) o aparelho dvr (camaras IP) fica maluco e desconfigura os dados da net (dhcp), tenho de voltar a configurar.
17. mas a verdade, já tive este aparelho desligado da net 2 semanas, e a velocidade da net continuava sempre a baixar, não foi por ter esse aparelho desligado que algo mudou.
18. qual será o problema?

Obrigado e desculpem o texto tão longo, mas procurei dar todos os dados que me parecem relevantes.
 
Back
Topo