Problema desliga ASUS N55SF

escovinhas

Membro
Boas!

Estou com um problema um pouco estranho no portátil Asus N55SF.
Ele sempre trabalhou bem sem qualquer problema, mas aqui á uns tempos começou a desligar aleatoriamente como se o quadro(eletricidade) tivesse ido a baixo.
Não da mensagem alguma, erro, aviso, nada... Desliga-se, PUFF!!

Abri-o para limpar o cooler, motherboard, entradas e saídas de ar, aproveitei e troquei a massa térmica.
O cooler funciona, pois já testei com ele desmontado e vejo ela a bombar... Não sei é se está nas melhores condições [emoji53] mas que funciona, funciona.

Entretanto já lhe troquei também o disco por um SSD bem como troquei também as memórias RAM.
Mesmo assim nada... Desliga aleatoriamente tanto com o Windows a correr, ou a iniciar, ou passado uns segundos quando o ligo... Não tem padrão fixo.

Se o ligar apenas com a bateria, sem estar ligado á corrente/transformador parece que funciona bem. Não se desliga. Consegue arrancar, e usar sem ir abaixo.
Se entretanto o ligar com a corrente, tanto pode logo desligar como aguentar um bocado e depois puff.

Deixo aqui a foto do transformador:
https://ibb.co/TT2tNRW

Já o testei com um multímetro e o valor que me está a dar é 19.45. Sendo ele de 19v não sei se tem de dar 19 fixo ou se pode dar mais alguma coisa, como é o caso, ou poderá ter alguma outra coisa lá dentro avariada?

Alguma ideia para despistar mais a coisa??
 
Essa diferença de tensão não é importante, agora quase de certeza que o problema é do transformador, se calhar não está a conseguir entregar a corrente necessária.
 
Testei-o com multimetro e o output é de 19.33v
Não sei se posso fazer mais algum teste/despiste.

O portátil a funcionar só com a bateria funciona TOP.
Quando ligo o transformador tanto pode desligar logo como passado um bocado...

Imagem da medição com multimetro:
https://ibb.co/fr8D9RF

Fiz também dois testes á temperatura com o programa HWmonitor.

Resultado a funcionar só com a bateria:
https://ufile.io/x20mqain

E aqui o resultado ligado a corrente/transformador:
https://ufile.io/aju4j520
 
Isso é dos problemas mais chatos de resolver,porque é andar à procura no escuro. Pode ser o carregador sim,se puderes arranjar um para testar seria o ideal. No entanto, se ele deixasse de carregar,e o portatil de desligasse por falta de bateria,nao se desliga como "se o quadro tivesse ido abaixo",e sim,entra em modo de hibernaçao.
Ja vi isso acontecer por drivers. Tenta iniciar em modo de segurança com o carregador ligado,ou entao liga -lo e entrar na Bios a ver se desliga. Se nao se desligar, pode ser problema de drivers,talvez graficos. Depois dá o feedback.

Edit: as temperaturas tao otimas.Esse problema parece o do Nec Tokin dos antigos Toshiba A200/300,mas essa board nao tem nada disso.
Esse laptop tem grafica dedicada,tenta tira-la,limpar os pinos de encaixe,,ver se notas algo errado. Os preços de uma board de substituiçao ou de uma grafica,sao muito aceitaveisno Alixxxxx,na ultima das hipoteses seria uma ideia.
 
Última edição:
Realmente que falaste agora nos drivers... Fui ver consigo entrar na BIOS sem problema algum com ele ligado á corrente... Não foi abaixo...
A versão que tenho de BIOS é a 2.01.1204 American Megatrends.
Diz que a versão é a 207

No entanto, fui consultar ao site oficial da ASUS a última versão disponível para este modelo, a qual já fiz download. Estranho é que ao tentar fazer update da BIOS ele dá-me o erro de que a versão que estou a tentar instalar é mais antiga que a que lá está... Ou seja, não me deixa fazer nada.
Meti a versão (ficheiro) numa pen e arranquei na BIOS para "Start Easy Flash".

A nível de drivers da gráfica, etc... Ainda não vi.
 
Eu nao estou inclinado que o problema seja Bios desatualizada,eu sugeri esse teste,porque ao estares com o laptop ligado na Bios,nao há drivers a funcionar,porque aainda nao entrou no windows. E daí eu tambem sugerir testares o modo de segurança,que entras no windows sem que os principais drivers sejam carregados. Vê no visualizador de eventos a ver se aparece alguma pista por lá.
Esse laptop tem duas graficas,a da Nvidia(suponho que seja Nvidia) e a da Intel?
 
Eu nao estou inclinado que o problema seja Bios desatualizada,eu sugeri esse teste,porque ao estares com o laptop ligado na Bios,nao há drivers a funcionar,porque aainda nao entrou no windows. E daí eu tambem sugerir testares o modo de segurança,que entras no windows sem que os principais drivers sejam carregados. Vê no visualizador de eventos a ver se aparece alguma pista por lá.
Esse laptop tem duas graficas,a da Nvidia(suponho que seja Nvidia) e a da Intel?
Mas realmente a versão da BIOS na bate certo com a do site da ASUS... As datas não batem certo. Se fosse meter a mesma versão/data ela deveria aceitar, não? Aqui diz-me mesmo que a versão que estou a querer meter é mais "old".

Mas na BIOS ligado á corrente ele não vai abaixo.

Quanto á gráfica tem uma NVIDIA GeForce GT 555M e também a da Intel HD Graphics Family.

Estou a fazer o teste em modo de segurança e parece-me que não vai abaixo.... [emoji849]
 
OK,entao proximo teste,quase que aposto que o problema ta na grafica,agora se sao drivers ou hardware,ja é mais dificil. O que eu suponho é que ele aguenta-se na bateria porque está em modo de poupança e nao ativa a grafica dedicada,assim que o ligas ao transformador e ela se ativa,ele vai se abaixo. Tenta,so com ele ligado na bateria,ativar o modo performance(ou algo parecido) que ative a Nvidiaa ver se ele se desliga.
 
OK,entao proximo teste,quase que aposto que o problema ta na grafica,agora se sao drivers ou hardware,ja é mais dificil. O que eu suponho é que ele aguenta-se na bateria porque está em modo de poupança e nao ativa a grafica dedicada,assim que o ligas ao transformador e ela se ativa,ele vai se abaixo. Tenta,so com ele ligado na bateria,ativar o modo performance(ou algo parecido) que ative a Nvidiaa ver se ele se desliga.
Os drivers da gráfica NVIDIA estão atualizados.

Neste momento tenho de carregar a bateria [emoji28][emoji28] já estava nas últimas, além que não aguenta muito tempo [emoji16]

Não sei se vale a pena mencionar mas instalei um disco SSD novo com Windows 10 de raíz...

Os drivers que instalei apenas foram da NVIDIA, de resto está tudo conforme o Win10 instalou.
 
Mesmo que os drivers estejam atualizados, a grafica pode estar com problemas e fazer o laptop crashar. faz os testes que sugeri e depois dá o feedback.
 
https://ibb.co/BchtXZR
Painel de controlo,opçoes de energia,alterar definiçoes avançadas de energia. No fim desse menu,deve tar as opçoes da grafica. La dá para alternar entre optimizado e max performance. Nas opçoes da Nvidia,nao há nada para alternar a performance da grafica ou de alternar entre Intel/Nvidia?

Edit: o meu laptop ,a grafica é ATI,mas o menu deve ser igual no teu. Isto que eu tou a sugerir,sao hipoteses,testes para despistar o problema,é dificil diagnosticar estas avarias.
 
Back
Topo