Problema disco externo

300

Power Member
Ora boas.

Bem, eu tenho um disco externo WD Elements 3Tb há coisa de 1 ano, o disco e usado de forma esporádica, colocar fotos documentos e tudo mais, é usado como um backup.

Hoje quando o fui ligar a luz que ele tem ficou simplesmente a piscar, o disco não fez som nenhum, não é reconhecido nem no pc nem na tv.

Alguém que tenha tido um problema semelhante/saiba qual pode ser o problema?

Desde já agradeço
 
Eu sei que pode não fazer muito sentido o que vou dizer, mas usa outro transformador/carregador. Tenho dois desses, e um deles também não era reconhecido, substitui pelo transformador do outro disco e já funciona. E o outro transformador também ficou a funcionar com o outro disco. Uma simples troca resolveu-me o problema.
Se não resolver, experimenta outra saída usb, se já não o fizeste. As saídas traseiras são mais estáveis. Tenho uma ventoinha usb que não é reconhecida nas saídas usb frontais, mas nas traseiras não há qualquer problema.
 
Boas.

Isso do carregador já tentei fazer mas o outro disco que tenho é ligeiramente diferente, a ficha que liga ao disco é mais estreita, não dá para testar.

Quando o teu te deu esse problema ele fazia algum tipo de som? É que o meu só fica com a luz a piscar, o disco n faz som nenhum msm.

Quanto às entradas usb, testei nas 3 do portátil, a 3.0 e 2 e nada, nas duas usb da tv tb não da sinal.

Bem, presumo que me reste esperar pela resposta do apoio da WD, isto é muito caro para um pisa papeis, e algumas das coisas que lá tenho já não tenho em mais lado nenhum.

Thanks pela ajuda
 
O meu também não fazia barulho nenhum. Quando um disco faz muitos ruídos é mau sinal e pode indicar um problema mecânico, uma avaria nas cabeças de gravação/leitura ou porque as cabeças chegam a tocar na superfície dos pratos.
No teu caso pode ser uma avaria na interface usb do disco, um problema no transformador ou na pior das hipóteses uma avaria no motor do disco, estes costumam ocorrer quando o disco é sujeito a elevadas temperaturas. Se o disco não estiver na garantia podes abrir a caixa e sacar o disco e comprar uma caixa externa ou colocá-lo dentro dum desktop e se for um problema da interface irá funcionar novamente. Mas eu não quero estar a pôr-te ideias, era o que eu faria, mas antes tentava arranjar outro transformador para testar, nem que fosse emprestado, para ver se funcionava. Só depois o sacava da caixa.
 
Última edição:
Estou a tentar arranjar um transformador emprestado, mas está difícil.

Quando falo de fazer barulho é msm o disco em si ligar, podia ligar mas dps n ser reconhecido, mas n faz msm barulho nenhum.

Se quiser comprar um transformador, como sei qual é o certo? O outro disco que tenho parece igual, mas é estreito de mais.

Ele ainda está na garantia, mas mandar um disco para a garantia é algo que não queria nada, depois não me podem ir ver os ficheiros? Caso consigam fazer aquilo funcionar?

EDIT:

Bem, é fds e sou impaciente, logo abri o disco e fiz um teste, n tenho desktop para ligar o disco lá, logo o que fiz foi ligar o sata card a outro disco, liguei a luz, usb e nada, n deu sinal.

Isto deve querer dizer que o problema é a alimentação certo?

Edit 2 : Ok, abri o outro externo que tinha tirei o adaptador dele e liguei ao disco, ele ligou e deu sinal no pc, o senão é que n deixa abrir, diz que é preciso formatar... Ideias?
 
Última edição:
Sei o stress que estas situações provocam, mas nestas coisas tens que ser mais paciente e ter mais calma. Espero que não tenhas dado um passo maior do que a perna. Seguiste mais ou menos o procedimento descrito neste vídeo?
O meu também não fazia qualquer barulho, não ligava sequer e a luz piscava, mas resolvi com a troca de transformador, tenho dois wd de 3tb e 5 tb verticais. O tranformador do de 5tb deixou de trabalhar no disco de 5tb mas funciona bem no de 3tb, e vice-versa, o de 3tb está a funcionar bem no de 5tb. Apenas fiz a troca e funcionou.
Agora se não deixa abrir o conteúdo e aparece a indicação para formatar, não o formates que perderás tudo. Pode indiciar um problema nos pratos, terás que arranjar um programa para tentar resgatar o conteúdo do disco. Tive um WD elements velhinho, não desses verticais, mas ainda dos horizontais, que fazia muito barulho, deixou de ser reconhecido pelo windows, também aparecia a tal indicação para o formatar para o usar, e depois de pesquisar na net, baixei um programa desses de recuperação de dados e recuperei tudo e o disco avariou logo de seguida. Quando abri o disco verifiquei que os pratos estavam cheios de marcas profundas, provocadas pelas cabeças, tive muita sorte. Já não me lembro do nome do programa, porque entretanto já formatei o pc. Mas existem muitos programas do género, alguns são gratuitos, é uma questão de procurares, mas aviso-te que parece que o problema é grave.

Edit 1: os meus são WD elements 3tb e 5tb, não são o WD my book como o descrito no vídeo, mas a desmontagem é semelhante.
 
Última edição:
Não foi esse vídeo que vi mas foi esse o procedimento que segui, deu para tirar relativamente fácil.

Sim, também me parece ser grave. Eu passei logo para este passo porque ninguém tem um transformador igual, a cabeça que liga ao disco do wd é mais larga do que as outras, tds a quem pedi para ver têm uma que n dá, n sei porque, a unica forma foi msm a que disse, e ele arrancou.

Nas minhas pesquisas tb achei um prog, Ontrack, estou agr a fazer scan ao disco a ver se dá para retirar algo de lá.

Se não volto a mete-lo na caixa e vai garantia, a ver se ou me dão um novo ou dinheiro, mas estou de pé atrás com a WD
 
Mas retirando-o da caixa não faz perder a garantia? Não violaste nenhum selo ao retirá-lo da caixa?
Pois, mas nestas coisas o que está em primeiro lugar é resgatar o conteúdo. Mesmo se conseguires acionar a garantia, eles não serão responsáveis pelo que acontece ao conteúdo do disco.
 
Os discos rígidos, principalmente os externos, têm que ser constantemente monitorizados, por causa das temperaturas, o pessoal pensa que estão preparados para funcionar sem arreferimento activo, por intermédio de ventoinhas, mas não estão. Fechados em caixas, mesmo nas actuais da WD com aberturas atrás e em cima, ao invés das antigas com aberturas minúsculas atrás, não é suficiente. Eu tenho uma ventoinha usb que ligo quando a temperatura é excessiva. E varia de marca e até entre a mesma marca e o mesmo modelo existem variações. Os seagate com 7200 rpm, mais rápidos, aquecem muito, mesmo dentro do desktop com arrefecimento activo, estão sempre 3, a 4 graus acima dos outros discos, e nos externos a situação é muito mais evidente e mais grave, e no entanto continuam a ser vendidos. Os WD green com 5400 rpm, que são aqueles que vêm dentro dos WD elements externos, são mais poupadinhos, seja na velocidade seja na temperatura, mas existem excepções. Comparando os meus WD de 3Tb e de 5TB, o de 5TB aquece muito mais, talvez por ter mais pratos e cabeças, mas um amigo meu tem um de 3TB igualzinho ao meu e o dele aquece muito com o mesmo uso e o meu por esta altura do ano, com tempo frio, estagna sempre nos 33º e 34º e o dele continua a escalar até aos 40º. Tenho também um verbatim, que contém um seagate ST4000DM000 com 5900 rpm, e aquece muito, os verbatim têm aliás uma particularidade, podem conter samsung, seagate, hitachi, é sempre um tiro no escuro. Voltando aos discos da seagate que aquecem demasiado, é um problema da marca, mas no entanto são menos propensos a avarias catastróficas do que os WD green. Tenho um com 3TB no pc e é um disco de combate. Tive um problema de instabilidade durante algum tempo no pc que o fazia reiniciar sem motivo aparente e o disco no hard disk sentinel dava erros atrás de erros - os últimos dos quais erros 5 reallocated sectors count, foram centenas de erros - depois de resolver o problema do pc, substituindo a board, vai fazer 3 meses, nem um erro ocorreu. E é um disco rápido que serve para tudo. Mas não compraria um externo da seagate, a não ser que esteja mais barato do que os internos, e o compre com o intuito do tirar da caixa.
 
Eu também estava com essa preocupação, mas não vi um único selo ou algo semelhante, e quando o montei ficou tudo igual.

Como monitorizas as temps dos discos? E que tipo de ventoinha usas?

Eu não acho que o problema seja disso, no meu caso pelo menos, eu ligava-o para transferir ficheiros para lá, logo ele nunca estava mais do que 1h ligado de cada vez, e era ligado de forma esporádica, as vezes de semana a semana, às vezes com muito mais tempo de intervalo.

Durante a semana quando tiver mais tempo vou usar um prog para tentar recuperar algumas coisas, hj comecei um scan mas n pude deixar acabar por falta de tempo.

Estou a pensar comprar uma docking station e passar a ter 1/2 discos rígidos tradicionais.
 
Uso o Hard Disk Sentinel para monitorizar os discos. A ventoinha é uma Arctic Breeze Pro.
Uma hora a passar ficheiros pode aumentar muito a temperatura dum disco não ventilado, depende da temperatura ambiente. É mais problemático no Verão. Mas é óbvio que há outros factores que temos de ter em consideração, factores que não controlamos, como o passado do disco, se já foi usado, o transporte etc, é sempre um risco comprar um disco mecânico, seja de que marca for.

Há uns tempos vi uma notícia sobre uma grande superfície comercial, penso que era o El Corte Ingles, em Espanha, que tinha vendido um disco rígido que continha informação sobre os funcionários da loja, é óbvio que o usaram e depois despacharam-no e venderam-no como novo.
Em 2011, se não me falha a memória, avariou-se-me um disco com poucos meses também da WD, e verifiquei que o plástico estava amolgado num dos encaixes laterais, alguém o tinha aberto com uma chave de fendas (era um destes http://www.clickbd.com/global/classified/item_img/899137_0_original.jpg), quando vi a amolgadela assustei-me e receei que pensassem que tinha sido eu e que violasse a garantia, mas a loja recebeu-o e a WD substitui-me por outro, na altura fiquei uns 6 meses sem o disco, porque coincidiu com as cheias na Tailândia, onde se encontra a fábrica da WD. Mas a moral da história, é que aquele disco já tinha pertencido a alguém, via-se claramente que alguém inexperiente o tinha aberto e tinha deixado marca e foi-me vendido como novo.
Uma docking station no teu caso, que usas o portátil, é capaz de ser uma boa opção.
 
Mas o disco faz algum tipo de ruido ao iniciar (ouves os pratos a girar)??
Se não faz ruido nenhum, o mais certo é a PCB estar avariada.
Se ele funciona (ou aparenta funcionar) fora da caixa da WD, podes ainda ter outro problema, que é a autoencriptação que a placa USB faz aos dados do disco.
Nao vais conseguir aceder a eles sem usar a placa USB ou então usando hardware que lide com essa situação.
 
Mas o disco faz algum tipo de ruido ao iniciar (ouves os pratos a girar)??
Se não faz ruido nenhum, o mais certo é a PCB estar avariada.
Se ele funciona (ou aparenta funcionar) fora da caixa da WD, podes ainda ter outro problema, que é a autoencriptação que a placa USB faz aos dados do disco.
Nao vais conseguir aceder a eles sem usar a placa USB ou então usando hardware que lide com essa situação.

O disco WD Elements é uma simples drive plug and play sem encriptação. Os My Passport e os My Book é que usam o smartware, um tipo de encriptação por hardware. A não ser que tenha sido recentemente alterado...
 
Podemos estar aqui a discutir o assunto infinitamente, mas o Elements é o produto mais básico dos discos externos da WD, e não é encriptado, logo não é possível desencriptar uma coisa que não é encriptada. Os My Book e os Passport são encriptados, é necessário uma interface USB-SATA para desencriptar os dados.

Quem guarda dados sensíveis em discos, deveria pelo menos aprender a ler a informação S.M.A.R.T.

E como é que tens acesso a essa informação numa drive que não liga??
 
Última edição:
Penso que não preciso da sua autorização quando não escrevo em especificidade?

E alguém aqui referiu que precisa de autorização quando escreve? Isto é um forúm, está a decorrer um diálogo, e num diálogo existe uma interação. Para monólogos existirão outros locais mais apropriados.
Eu apenas constatei o óbvio, a informação s.m.a.r.t. do disco é irrelevante num disco que não liga. Noutros casos, será certamente relevante.
 
Bem, para clarificar.

Quando ligo o disco como ele deveria estar montado, com a placa que ele trás acoplada de origem o disco não faz um som, só a luz led que indica que está ligado à luz é que funciona.

Depois de abrir tirar a placa e meter uma de outro disco, ele liga mas não deixa ver nada e pede para formatar o disco. Não faz qualquer som estranho ao estar ligado.

Acham que pode ser por causa da placa ser diferente? Ou seja, com uma placa como era suposto ter ele ia voltar a trabalhar? É que mesmo ligando-o a um desktop directamente por cabo sata ele liga-se, aparece no pc, mas não deixa aceder a nada, tipo de ficheiros como RAW e o disco aparece como só tendo 800 Gb.

Dead Pixel, thanks pela ajuda/posts informativos, msm que não consiga sacar nd do disco aprendi algo.

Bem, agr estou a usar um prog de recuperação que está a fazer um scan, faltam 20 minutos para acabar.

Edit: O scan acabou e consigo ver tudo o que está lá dentro, o prog é free logo tem uma limitação de 1Gb, o que é abaixo e já tirei consegui passar pa outro disco já.

Edit2: Afinal percebi mal, o limite é msm o total de coisas a tirar, 1 Gb.

O programa que usei foi o minitool partition recovery, alguém sugere outro prog para tentar? Tentei com o recuva e ele não conseguiu fazer nada.
A versão a pagar são 70€, o que é puxado para mim
 
Última edição:
Back
Topo