Problema disco externo

Eu já estava clarificado, o disco comportava-se da mesma forma como quando o desligamos a partir do windows, o disco deixa de trabalhar e fica com o led a piscar , o problema é que assume esse comportamento quando o tentamos ligar. Eu resolvi substituindo o carregador, como tive oportunidade de dizer. Agora, como já o consegues ligar e fazê-lo aparecer no windows podes verificar a informação s.m.a.r.t., mas primeiro tenta resgatar todos os dados do disco. As versões shareware dos programas de reuperação de ficheiros costumam ser limitadas.
 
Estava a clarificar para outro user que tinha perguntado.

O que é a informação s.m.a.r.t?

Durante a semana vou tentando com outros programas, mas pelo menos há esperança, ver ali as pastas todas e afins, mto bom.
 
Para já o @300 está com muita sorte em ter trocado de PCB por uma de outro disco e funciona. É muito raro.
Mas agora que já tem acesso aos dados, primeiro é verificar a saude do disco para ver se pode estar ainda muito tempo a "escarafunchar" nele ou se já está o disco com problemas e deve começar por fazer uma imagem do disco para outro disco, usando por exemplo o DDRescue ou o DMDE (gratuitos) e sim, depois nessa copia, fazer a extração dos dados.
 
Ainda não estou convencido de que os WD Elements usam algum tipo de encriptação, não encontro essa informação em lado nenhum, bem pelo contrário. Pode ser como li algures, de que em discos configurados com sectores de 4KB , se forem removidos da caixa que serão expostos os sectores 512e nativos e que isso evita o acesso aos dados, mas que é facilmente resolvido se formatados, e aconselham a fazer essa formatação logo no início antes de começar a usá-los para armazenar dados; ou então o disco em causa está com problemas mecânicos, dando origem a corrupção de dados, e a cyclic redundancy checks. Isso explica ele só conseguir ter acesso às pastas por intermédio de programas de recuperação de dados.
Agora uma coisa eu sei, quando uma drive dá esses problemas, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje, amanhã já poderá ser tarde demais.
Deixo aqui uma pergunta que ainda não foi feita, o disco faz muitos barulhos, muitos cliques quando ligado? Ou tem um trabalhar normal?
 
A encriptação (caso haja) não é feita pela PCB do HDD, mas sim pela PCB USB da caixa.
Eu pergunto sempre nestes casos para ter a certeza, pois há tambem casos de discos My Passport por exemplo, comprados noutros países onde é obrigatorio por lei essa auto-encriptação estar completamente desactivada.
Nunca é demais perguntar e ter a certeza.
Digo eu....
 
fazer uma imagem do disco para outro disco antes de sacar dados faz o que?

O disco não faz nenhum barulho estranho, n há cliques, nada, tão silencioso como quando trabalhava normalmente.
 
Fazer a imagem para outro disco, serve para evitar que se o disco original tiver problemas, ao estarmosa fazer muitas tentativas de leitura podemos "acabar" com o disco e não ficamos com nada.
Ao fazer-se essa imagem, se o disco original entretanto falhar, temos então uma copia fiel noutro disco, onde já podemos fazer varias tentativas de recuperação, com varios softwares por exemplo.
Mas isso é feito caso o disco apresente danos fisicos. Normalmente, tambem nunca fazemos recuperaçoes directamente do disco do cliente para nunca haver o problema de mexer no original.
Assim faz-se todas as operaçoes na imagem.
 
A encriptação (caso haja) não é feita pela PCB do HDD, mas sim pela PCB USB da caixa.
Eu pergunto sempre nestes casos para ter a certeza, pois há tambem casos de discos My Passport por exemplo, comprados noutros países onde é obrigatorio por lei essa auto-encriptação estar completamente desactivada.
Nunca é demais perguntar e ter a certeza.
Digo eu....

Eu depreendi que o amigo 300 substituiu a pcb usb, e não a pcb da própria drive, corrijam-me se estiver errado.
Não sei onde o 300 comprou o disco rigido dele, se numa loja de informática nacional, site nacional ou estrangeiro, mas duma coisa tenho a certeza, em Portugal não existe essa obrigatoriedade. Os My Passport são vendidos com encriptação e os Elements são vendidos nas mesmas condições que nos outros países.
E claro que nunca é demais perguntar, estamos aqui todos para tentar ajudar, e todas as opiniões são relevantes, mas é a dialogar que nos entendemos, e infelizmente alguns não entendem, ou não entenderam essa parte, e não estou a falar de ti nem do 300.
 
O disco não faz nenhum barulho estranho, n há cliques, nada, tão silencioso como quando trabalhava normalmente.

É possível que a avaria seja apenas na interface USB-SATA do disco rígido e o disco estar em perfeitas condições. Mas vai dando desenvolvimentos, sei que o disco já é reconhecido pelo windows, mas já descobriste um programa que consiga resgatar todo o conteúdo do disco? Se sim, o próximo passo será formatar a drive com essa pcb, e ver se consegues trabalhar bem com o disco. Ah e corre o teste com o hddscan.
 
É possível que a avaria seja apenas na interface USB-SATA do disco rígido e o disco estar em perfeitas condições. Mas vai dando desenvolvimentos, sei que o disco já é reconhecido pelo windows, mas já descobriste um programa que consiga resgatar todo o conteúdo do disco? Se sim, o próximo passo será formatar a drive com essa pcb, e ver se consegues trabalhar bem com o disco. Ah e corre o teste com o hddscan.

Estou de momento a tirar coisas, algumas ficaram corrompidas. Quando tirar tudo o que estiver bom faço esse scan e digo algo.

Thanks
 
Back
Topo