1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema: disco portatil

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por DrEvilFx, 3 de Julho de 2006. (Respostas: 19; Visualizações: 2663)

1. DrEvilFx

DrEvilFx Power Member

Boas pessoal...
    tenho um disco portatil e queria usa-lo nos dois ambientes(windows e mac)...formatei no windows e quando quero usa-lo no mac não me deixa escrever...como é que resolvo isso?
    tkz ;)

2. bsod

bsod Power Member

Não deixa escrever porque provavelmente o formataste em NTFS. Para teres leitura/escrita em OS X, terás que refazer o setup (isso implica formatar o teu volume Windows) e inicializares a partição do Windows em FAT32 (que suporta um máximo de 32 GB por partição, salvo erro).

Se por outro lado, queres ter acesso aos ficheiros do OS X em Windows, recomendo que arranjes o MacDrive (da MediaFour). Permite aceder aos volumes HFS e HFS+ em Windows.

Hope I helped :D

3. DrEvilFx

DrEvilFx Power Member

Obrigado bsod...la fez 3 partições por aquilo ser um disco de 80gb....
    Espero que o 10.5 já consiga ler NTFS :D
    pedir muito? acho que não :P
    abraços :)

4. abc

abc [email protected] Member

Ele lê partições NTFS de origem. Até as monta sem estrebuchar. Escrever é que não pelo menos por enquanto.

5. Fork

Fork What is folding?

Nem tao cedo pelo que sei visto que a MS nao cedeu os direitos de escrita

6. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

DrEvilfx,

Basta formatares no MAC na opção fat32 ou usar um programa para windows do tipo partition magic que não tens a limitação dos 32Gb, mas sim 200Gb.

PT

7. Fork

Fork What is folding?

Ohh??

Essa é nova pra mim muito obrigado.

8. DrEvilFx

DrEvilFx Power Member

Evangelion-01 sim...queria dizer escrever...
    Demiurgo...como é que faço isso? disk utility? ja virei aquilo tudo e não vejo FAT32...
    tambem falaram-me que depois se quisesse passar um ficheiro grande(ex:6gb) ele dá erro...certo ou errado?

9. Fork

Fork What is folding?

Isso da transferecia acho que ta certo.

Sim suppostamente é no disk utility onde tem la as varias opçoes de formataçao deve haver uma de fat 32, se nao houver arrnaja la o partition magic

10. abc

Aparece como "MS-DOS Filesystem". Isso do ficheiro de 6GB não faço ideia.

11. [knap]

[knap] Power Member

FAT-32:
    Max file size: 4 GiB.

Verifica esta página, FAT-32.

12. Fork

Fork What is folding?

Sim bem me tinha parecido, mas quem é que anda anda a passar ficheiros de 4Gs??

Descuplem, mas não acho que seja assim tao comum um gajo andar dum lado pro outro com ficheiros de 4Gs. Agora so estou a ver mesmo os DVD's a acuparem isso e normalmente costumam ser encodados (comprimidos) antes de andarem prai a copialo dum lado pro outro.

Just my 2 cents

13. nuno pastorinho

nuno pastorinho Power Member

14. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Dasss!!!!

200GB em FAT32? Quem é o doido? Já me bastam os problemas com FAT32 em discos maiores que 32GB. Além de que o acesso é muuuuuito lento.
    Se bem me lembro quando tinha 2 partições de 40GB em FAT32 no meu Celeron 1100, copiar 1GB de uma partição para a outra era coisa de uns 30 minutos. Depois formatei ambas para NTFS e passou a demorar uns 10 minutos.
    Aconselho:
    -1 partição de uns 30GB em FAT32 + o resto em NTFS (o X como lê NTFS serve bem para PC -> Mac)
    -1 partição HFS+ + macdrive instalado no windows.

15. Demiurgo

Por acaso, ainda recentemente tentei ligar o meu disco externo ao portátil (o tal das duas partições fat32 de tamanho gigante) e ele não é reconhecido.

No PC tá tudo ok. Estranho.

PT

16. abc

Talvez o Windows use artimanhas para poder reconhecer partições FAT32 a partir de certos tamanhos.

17. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

A propria microsoft desaconselha o uso de partições maiores de 32GB formatadas em FAT32.
    Porque será? :)

18. Demiurgo

Encarnado,

Estranho é que essas partições funcionem bem no windows e não no osx onde foram criadas :-D.

Enfim, quando tiver paciência altero a configuração das coisas. Para já aguente-se.

PT

19. nuno pastorinho

nuno pastorinho Power Member

informacao

Agora pesquisando melhor o site do MacDrive6, fiquei com uma duvida:
    O macDrive6 suporta ambos, o Standard (HFS) e o Extended format (HFS+) disk ? Ou apenas 1 deles ? Aqui http://www.mediafour.com/products/macdrive6/screenshots.asp nao especifica :wow:

Por outro lado, ha' outro programa ha' venda no site, o chamado "CrossStripe" ou MacDrive5 que aqui http://www.mediafour.com/products/crossstripe refere: Supports both Standard (HFS) and Extended format (HFS+) disks

Agora que preciso de formatar um disco, nao sei se o devo fazer em HFS ou HFS+ para ter a certeza que trabalha com o MacDrive6 :'(

20. Demiurgo

Encarnado,

Dou a mão à palmatória.

As partições em fat32 (200 e 50Gb) que tinha no disco externo, deram o berro.

Não sei se por acção do calor (a caixa é baratucha e não faz um bom contacto entre o disco e o metal envolvente) ou se mesmo por causa do problema das partições.

De qualquer forma formatei parte do disco em ntfs e o resto ainda não tratei de formatar.

PT

Partilhar esta Página