Problema: disco portatil

DrEvilFx

Power Member
Boas pessoal...
tenho um disco portatil e queria usa-lo nos dois ambientes(windows e mac)...formatei no windows e quando quero usa-lo no mac não me deixa escrever...como é que resolvo isso?
tkz ;)
 
Não deixa escrever porque provavelmente o formataste em NTFS. Para teres leitura/escrita em OS X, terás que refazer o setup (isso implica formatar o teu volume Windows) e inicializares a partição do Windows em FAT32 (que suporta um máximo de 32 GB por partição, salvo erro).

Se por outro lado, queres ter acesso aos ficheiros do OS X em Windows, recomendo que arranjes o MacDrive (da MediaFour). Permite aceder aos volumes HFS e HFS+ em Windows.

Hope I helped :D
 
Obrigado bsod...la fez 3 partições por aquilo ser um disco de 80gb....
Espero que o 10.5 já consiga ler NTFS :D
pedir muito? acho que não :P
abraços :)
 
DrEvilFx disse:
Obrigado bsod...la fez 3 partições por aquilo ser um disco de 80gb....
Espero que o 10.5 já consiga ler NTFS :D
pedir muito? acho que não :P
abraços :)
Ele lê partições NTFS de origem. Até as monta sem estrebuchar. Escrever é que não pelo menos por enquanto.
 
DrEvilfx,

Basta formatares no MAC na opção fat32 ou usar um programa para windows do tipo partition magic que não tens a limitação dos 32Gb, mas sim 200Gb.

PT
 
Evangelion-01 sim...queria dizer escrever...
Demiurgo...como é que faço isso? disk utility? ja virei aquilo tudo e não vejo FAT32...
tambem falaram-me que depois se quisesse passar um ficheiro grande(ex:6gb) ele dá erro...certo ou errado?
 
Isso da transferecia acho que ta certo.

Sim suppostamente é no disk utility onde tem la as varias opçoes de formataçao deve haver uma de fat 32, se nao houver arrnaja la o partition magic
 
DrEvilFx disse:
Evangelion-01 sim...queria dizer escrever...
Demiurgo...como é que faço isso? disk utility? ja virei aquilo tudo e não vejo FAT32...
tambem falaram-me que depois se quisesse passar um ficheiro grande(ex:6gb) ele dá erro...certo ou errado?
Aparece como "MS-DOS Filesystem". Isso do ficheiro de 6GB não faço ideia.
 
Sim bem me tinha parecido, mas quem é que anda anda a passar ficheiros de 4Gs??

Descuplem, mas não acho que seja assim tao comum um gajo andar dum lado pro outro com ficheiros de 4Gs. Agora so estou a ver mesmo os DVD's a acuparem isso e normalmente costumam ser encodados (comprimidos) antes de andarem prai a copialo dum lado pro outro.

Just my 2 cents
 
Dasss!!!!

200GB em FAT32? Quem é o doido? Já me bastam os problemas com FAT32 em discos maiores que 32GB. Além de que o acesso é muuuuuito lento.
Se bem me lembro quando tinha 2 partições de 40GB em FAT32 no meu Celeron 1100, copiar 1GB de uma partição para a outra era coisa de uns 30 minutos. Depois formatei ambas para NTFS e passou a demorar uns 10 minutos.
Aconselho:
-1 partição de uns 30GB em FAT32 + o resto em NTFS (o X como lê NTFS serve bem para PC -> Mac)
-1 partição HFS+ + macdrive instalado no windows.
 
Por acaso, ainda recentemente tentei ligar o meu disco externo ao portátil (o tal das duas partições fat32 de tamanho gigante) e ele não é reconhecido.

No PC tá tudo ok. Estranho.

PT
 
Encarnado,

Estranho é que essas partições funcionem bem no windows e não no osx onde foram criadas :-D.

Enfim, quando tiver paciência altero a configuração das coisas. Para já aguente-se.


PT
 
informacao

Agora pesquisando melhor o site do MacDrive6, fiquei com uma duvida:
O macDrive6 suporta ambos, o Standard (HFS) e o Extended format (HFS+) disk ? Ou apenas 1 deles ? Aqui http://www.mediafour.com/products/macdrive6/screenshots.asp nao especifica :wow:

Por outro lado, ha' outro programa ha' venda no site, o chamado "CrossStripe" ou MacDrive5 que aqui http://www.mediafour.com/products/crossstripe refere: Supports both Standard (HFS) and Extended format (HFS+) disks

Agora que preciso de formatar um disco, nao sei se o devo fazer em HFS ou HFS+ para ter a certeza que trabalha com o MacDrive6 :'(
 
Encarnado,

Dou a mão à palmatória.

As partições em fat32 (200 e 50Gb) que tinha no disco externo, deram o berro.

Não sei se por acção do calor (a caixa é baratucha e não faz um bom contacto entre o disco e o metal envolvente) ou se mesmo por causa do problema das partições.

De qualquer forma formatei parte do disco em ntfs e o resto ainda não tratei de formatar.

PT
 
Back
Topo