basketcase
Power Member
De há uns dias para cá, o meu laptop Asus X555LD começou a apresentar o erro: "Não existe nenhum Dispositivo de Saída de Áudio Instalado", como mostrado na imagem abaixo:
Assim que o erro ocorreu, entrei no gestor de dispositivos e verifiquei que o "Controlador de som,video e jogos" não aparecia. Só clicando em VER > Mostrar Dispositivos Ocultos" é que esse separador aparecia e os drivers que continha apresentavam-se com opacidade.
Tentei de tudo para resolver o problema (como referido abaixo) e, por vezes, conseguia recuperar o som. Mas nunca de forma estável. Acontecia que o som era apresentado perfeitamente e com boa qualidade, mas ocasionalmente o som falhava ou, estando eu com auriculares, deixava de transmitir o som por aí e passava-o para as colunas do pc durante uns segundos e depois voltava ao normal. Também aconteceu o som voltar uma vez, mas com bastante ruído de fundo e baixa qualidade. Independentemente dos casos, após reiniciar o pc, o som voltava a deixar de funcionar. Todas as resoluções que tentei são apresentadas abaixo.
O que eu já tentei:
Estas são as especificações da minha máquina:
P.S. Simultaneamente a estes erros, curiosamente também me é apresentado um erro do .net framework (element not found .net frameworkexcepção de hresult 0x80070490, com a opção de continuar e ignorar o erro, ou sair) sempre que inicio sessão no pc (o erro apareceu tanto antes, quanto depois de ter reposto o pc através da ferramenta de recuperação da microsoft). Como o erro apenas voltou a ocorrer após eu reinstalar o netbeans após ter reposto o pc, suponho que o problema esteja relacionado com isso, mas não sei. Haverá alguma ligação aqui?
Tentei de tudo para resolver o problema (como referido abaixo) e, por vezes, conseguia recuperar o som. Mas nunca de forma estável. Acontecia que o som era apresentado perfeitamente e com boa qualidade, mas ocasionalmente o som falhava ou, estando eu com auriculares, deixava de transmitir o som por aí e passava-o para as colunas do pc durante uns segundos e depois voltava ao normal. Também aconteceu o som voltar uma vez, mas com bastante ruído de fundo e baixa qualidade. Independentemente dos casos, após reiniciar o pc, o som voltava a deixar de funcionar. Todas as resoluções que tentei são apresentadas abaixo.
O que eu já tentei:
- Utilizar a resolução de problemas do windows. Por vezes diz que não encontrou problemas. Outras vezes diz que existe um problema no driver e supostamente "corrige" e manda reiniciar. Mas depois de o fazer, o problema permanece.
- Desinstalar os drivers no separador "Controlador de som, video e jogos" no Gerenciador de Dispositivos e reinstalar o driver da realtek fornecido pela própria Asus na minha área de cliente (o ficheiro que eles recomendam para o meu pc).
- Desinstalar os drivers no gestor de dispositivos e reiniciar, para que o Windows instale o seu próprio driver. Consegui fazer algumas vezes com que o som voltasse, mas ao reiniciar o computador, voltava a ficar sem som.
- Atualizar o driver presente no gestor de dispositivos através da lista de drivers no pc (procura manual pelas atualizações) ou adicionando hardware legado (ações > adicionar hardware legado > selecionar manualmente da lista). Em todos os casos, o windows conseguiu instalar o controlador, mas depois diz que não o consegue iniciar, devido ao erro de código 10 (mostrado numa imagem acima).
- Atualizar a bios e fazer lock e unlock ao audio hd na BIOS (sugestão que encontrei em vários fóruns por aí)
- Repus o PC através da ferramenta de Recuperação do Windows 10. Depois dessa "pseudo-formatação", o som voltou a funcionar, mas durante pouco tempo. Passado um dia ou nem isso, exatamente o mesmo erro voltou a acontecer
- Utilizar ferramentas como a Driver Talent para encontrar e instalar drivers atualizados de som. Nada ajudou.
Estas são as especificações da minha máquina:
Processor
Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz
Video Card
Intel(R) HD Graphics Family
Video Card #2
NVIDIA GeForce 820M
RAM
6.0 GB
Operating System
Microsoft Windows 10 (build 15063), 64-bit
Alguém tem alguma ideia de como resolver?Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz
Video Card
Intel(R) HD Graphics Family
Video Card #2
NVIDIA GeForce 820M
RAM
6.0 GB
Operating System
Microsoft Windows 10 (build 15063), 64-bit
P.S. Simultaneamente a estes erros, curiosamente também me é apresentado um erro do .net framework (element not found .net frameworkexcepção de hresult 0x80070490, com a opção de continuar e ignorar o erro, ou sair) sempre que inicio sessão no pc (o erro apareceu tanto antes, quanto depois de ter reposto o pc através da ferramenta de recuperação da microsoft). Como o erro apenas voltou a ocorrer após eu reinstalar o netbeans após ter reposto o pc, suponho que o problema esteja relacionado com isso, mas não sei. Haverá alguma ligação aqui?
Última edição: