Problema Drivers Audio Realtek

basketcase

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De há uns dias para cá, o meu laptop Asus X555LD começou a apresentar o erro: "Não existe nenhum Dispositivo de Saída de Áudio Instalado", como mostrado na imagem abaixo:

SDBexYo.png
Assim que o erro ocorreu, entrei no gestor de dispositivos e verifiquei que o "Controlador de som,video e jogos" não aparecia. Só clicando em VER > Mostrar Dispositivos Ocultos" é que esse separador aparecia e os drivers que continha apresentavam-se com opacidade.
gyXSJVX.png

fobjegr.png

Tentei de tudo para resolver o problema (como referido abaixo) e, por vezes, conseguia recuperar o som. Mas nunca de forma estável. Acontecia que o som era apresentado perfeitamente e com boa qualidade, mas ocasionalmente o som falhava ou, estando eu com auriculares, deixava de transmitir o som por aí e passava-o para as colunas do pc durante uns segundos e depois voltava ao normal. Também aconteceu o som voltar uma vez, mas com bastante ruído de fundo e baixa qualidade. Independentemente dos casos, após reiniciar o pc, o som voltava a deixar de funcionar. Todas as resoluções que tentei são apresentadas abaixo.

O que eu já tentei:
  • Utilizar a resolução de problemas do windows. Por vezes diz que não encontrou problemas. Outras vezes diz que existe um problema no driver e supostamente "corrige" e manda reiniciar. Mas depois de o fazer, o problema permanece.
  • Desinstalar os drivers no separador "Controlador de som, video e jogos" no Gerenciador de Dispositivos e reinstalar o driver da realtek fornecido pela própria Asus na minha área de cliente (o ficheiro que eles recomendam para o meu pc).
  • Desinstalar os drivers no gestor de dispositivos e reiniciar, para que o Windows instale o seu próprio driver. Consegui fazer algumas vezes com que o som voltasse, mas ao reiniciar o computador, voltava a ficar sem som.
  • Atualizar o driver presente no gestor de dispositivos através da lista de drivers no pc (procura manual pelas atualizações) ou adicionando hardware legado (ações > adicionar hardware legado > selecionar manualmente da lista). Em todos os casos, o windows conseguiu instalar o controlador, mas depois diz que não o consegue iniciar, devido ao erro de código 10 (mostrado numa imagem acima).
  • Atualizar a bios e fazer lock e unlock ao audio hd na BIOS (sugestão que encontrei em vários fóruns por aí)
  • Repus o PC através da ferramenta de Recuperação do Windows 10. Depois dessa "pseudo-formatação", o som voltou a funcionar, mas durante pouco tempo. Passado um dia ou nem isso, exatamente o mesmo erro voltou a acontecer
  • Utilizar ferramentas como a Driver Talent para encontrar e instalar drivers atualizados de som. Nada ajudou.




Estas são as especificações da minha máquina:

Processor
Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz

Video Card
Intel(R) HD Graphics Family

Video Card #2
NVIDIA GeForce 820M

RAM
6.0 GB

Operating System
Microsoft Windows 10 (build 15063), 64-bit

Alguém tem alguma ideia de como resolver?

P.S. Simultaneamente a estes erros, curiosamente também me é apresentado um erro do .net framework (element not found .net frameworkexcepção de hresult 0x80070490, com a opção de continuar e ignorar o erro, ou sair) sempre que inicio sessão no pc (o erro apareceu tanto antes, quanto depois de ter reposto o pc através da ferramenta de recuperação da microsoft). Como o erro apenas voltou a ocorrer após eu reinstalar o netbeans após ter reposto o pc, suponho que o problema esteja relacionado com isso, mas não sei. Haverá alguma ligação aqui?
 
Última edição:
Porque é que não tens o Windows actualizado até ao mês de Julho deste ano com o creatores update e resto dos updates?

E qual é mesmo o tipo de placa de som que tens no portátil? O info não diz qual é ela.
Já tentaste ir ao site da Asus ver no local dedicado ao modelo do teu portátil se tens drivers mais actualizados do que aqueles que usas?
 
Porque é que não tens o Windows actualizado até ao mês de Julho deste ano com o creatores update e resto dos updates?

E qual é mesmo o tipo de placa de som que tens no portátil? O info não diz qual é ela.
Já tentaste ir ao site da Asus ver no local dedicado ao modelo do teu portátil se tens drivers mais actualizados do que aqueles que usas?
O meu dispositivo de som é o Realtek High Definition Audio, na versão 6.0.1.8023. A versão que tem no site da asus para o meu portátil é a Versão V6.0.1.7571 (mais antiga). Mas já tentei instalá-la várias vezes, mas parece que o windows reverte a instalação após reiniciar o sistema, porque o problema mantém-se. O pc é o modelo Asus X555LD.

E porque dizes que não tenho o sistema atualizado? De acordo com o Windows update, não tenho atualizações disponíveis... Como atualizo até ao mes de julho?
 
Meteste ai no info do SO Build 15xx qundo já existe a 17xx.
vê se achas drivers melhores aqui nesta thread: https://forum.zwame.pt/threads/wind...-s-m-a-r-t-backup-tools.993241/#post-14798667

Dá para desactivar a parte do Windows procurar por drivers e repor os drivers antigos após tu instalares uns que funcionam mas espera que alguém te diga como fazer isto.

Até o Windows update dá para desactivar mas não é essa parte que interessa mas sim a primeira parte que disse.

Mas aproveita para veres se tens drivers, eu tenho o mesmo som que tu no desktop na board e tudo funciona bem mas a minha board tem dois tipos de som á escolha sendo um da Asus.
 
Última edição:
Já instalei e o problema permanece infelizmente. Engraçado que, embora tenha instalado o driver da realtek, é assim que se encontra o gestor de dispositivos agora:
FUv2dOG.png


Será porque o driver não era compatível, então o Windows substitiu-o pelo seu próprio? Durante a instalação, não apareceu aviso algum sobre incompatibilidade e, tanto quanto sei, a instalação foi bem sucedida...
 
Isto é porque o Windows 10 tem uma opção auto que actualiza drivers quando quer mesmo que osw que instales sejam mais actualizados.

Isto acontece com o pessoal que tem placas AMD mais antigas por exemplo.

Tens que desactivar a opção que faz com que o Windows 10 actualize os drivers auto. Tens do mesmo user outra thread que tem indicações de como o fazer, procura que está ai mas tens que ver página por página porque eu não me lembro cokmo fazer isto.

Ele aparece por aqui e pode dar-te info sobre como resolver isto.
 
De há uns dias para cá, o meu laptop Asus X555LD começou a apresentar o erro: "Não existe nenhum Dispositivo de Saída de Áudio Instalado", como mostrado na imagem abaixo:

@Tonif4 vê se não é o mesmo modelo deste tópico

É defeito físico da placa onde ligam as colunas e da sua ligação à MB. Se ainda tiveres garantia, envia o equipamento que te é substituida motherboard e a tal placa.
Já alguma vez abriste o computador?
Costumas segurar nele pelo canto direito? Infelizmente essa ligação deteriora-se com o desgaste.

Nesse caso até assistência remota fiz e não lhe consegui resolver o problema, aparentemente é problema físico desse equipamento.

Meteste ai no info do SO Build 15xx qundo já existe a 17xx.

Ele está com o creators (build 15063.XXX), 1703 diz respeito ao ano e mês do lançamento, neste caso em 2017, mês de março.
O update de outono será 1709 e o de aniversário foi chamado de 1607 porque saiu em Julho de 2016.
Até já falamos disto por mensagem privada @SuperLuis
 
Última edição:
O utilizador desse tópico instalou por minha indicação o windows 10 de fresco, de seguida entrei remotamente e fiz tudo e mais alguma coisa que me possa ter lembrado, até nas permissões do driver com icacls, perdemos os 2 tempo com a máquina.
 
O estranho é este problema só ocorrer neste modelo e só depois da atualização de Junho no Windows 10. Talvez incompatibilidade do hardware com os novos drivers que a Asus ainda não tenha corrigido?
Porque eu consigo meter o som a funcionar durante algum tempo, e ele corre lindamente...
Uma coisa que reparei é que, enquanto o som dá, o gestor da realtek está aberto. Mas se eu procurar por ele no PC, não encontro em lado nenhum (mesmo estando ele em execução, não encontro nem a aplicação, nem o executável em qq diretorio do pc). Reiniciando o PC, desaparece esse gestor e, com ele, o som também se vai. Estranho mesmo...
 
Faz uma coisa: Carrega com o botão esquerdo do rato com o ponteiro do rato em cima do simbolo do som ao lado do relógia na barra de tarefas e vê se tens lá mais drivers para onde possas mudar a tentar com que tenhas som?

Eu tenho vários aqui, um deles é o mesmo que usas porque o chip de som é o mesmo que tens, ora os da Asus funcionam bem, tenho uns micros da Logitech sem os drivers da Logitech que tem som num dispositivo próprio dos micros que se liga via USB e os drivers da Asus funcionam.

Tenta ver isto.
 
Tenho quase a certeza que é problema de hardware.
Esse modelo tem um problema crónico na ligação da MB com uma placa pequena que liga o HDD/colunas/IO.
Diz-me uma coisa, já lhe falta algum parafuso por baixo? :)
 
Agora, quando liguei o pc dois dias depois, ele iniciou sessão sem som. Mas passados uns 2 minutos, o som voltou a funcionar normalmente.
O gestor de dispositivos está assim:
sYGYCaT.png

Provavelmente quando o reiniciar volta ao mesmo, mas não deixa de ser estranho... É a primeira vez que uma versão recente que instalei da realtek realmente permanece no pc após reiniciar (ele costuma sempre trocar por uma mais antiga após reboot)...​
 
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