[Problema]Drives

Da Eira

Membro
Boas Tardes,

Esta semana mandei o meu pc para formatar, mas eu acho que os funcionários da loja aonde eu mandei o pc formatar instalaram as drives via windows update, pois a drive da placa gráfica era antiga e o pc demora algum tempo a responder a certos comando como o gestor de tarefas. Resumindo não me quero chatear com aqueles laparotos vou formatar o computador pessoalmente, mas tenho umas dúvidas quanto às drivers da motherboard(expecialmete a Bios), não sei qual drivers devo instalar e por que ordem as devo instalar e não faço a mínima ideia de como instalar a bios. Por isso agradecia bastante a vossa ajuda.

A minha motherboard é uma MSI Z170A GAMING M7

Deixo aqui o link do website da msi das drives e bios:
https://www.msi.com/Motherboard/support/Z170A-GAMING-M7.html#down-driver&Win10 64

PS: Pretendo formatar o pc com o windows 10 pro ou home.
 
Não tens que instalar a BIOS, poderias sim ter que fazer upgrade à BIOS caso fosse necessário corrigir algum problema.
Apenas necessitas de criar uma pen de instalação com o windows 10, arrancar pela pen e instalar o windows 10.
Quando terminares instala primeiro o driver do chipset (tem atenção ao driver de rede, o windows 10 pode não o instalar e vais precisar de outro PC para fazer download do mesmo, ou então faz download dele antes de formatares)
 
Não tens que instalar a BIOS, poderias sim ter que fazer upgrade à BIOS caso fosse necessário corrigir algum problema.
Apenas necessitas de criar uma pen de instalação com o windows 10, arrancar pela pen e instalar o windows 10.
Quando terminares instala primeiro o driver do chipset (tem atenção ao driver de rede, o windows 10 pode não o instalar e vais precisar de outro PC para fazer download do mesmo, ou então faz download dele antes de formatares)

Então só o Driver do Chipset é que tem que ser instalado primeiro o resto das drivers posso instalar pela ordem que quiser, certo ?
 
Sim, é provável que o Windows 10 o instale automaticamente, mas de qualquer forma instala o da pagina.

Muito Obrigado, isto das drivers é pouco complicado é que não percebo muito de software ou até mesmo hardware, simplesmente nem acredito que vou ter que formatar o pc outra vez, mandei-o formatar esta semana mas os pastores lá na loja utilizaram o windows driver update para instalar as drivers e o problema é que o windows instalou drivers que não pertence à minha motherboard(como a driver do som e placa de rede).
 
De nada, mas se tivesse no teu lugar dirigia-me a loja e reclamava, se pagaste pelo serviço eles tem que fazê-lo em condições.
 
Última edição:
Já experimentaste instalar nesse Windows apenas os drivers dos dispositivos que não estão a funcionar?
Também podes ir ao gestor de dispositivos verificar se está tudo instalado.
 
Já experimentaste instalar nesse Windows apenas os drivers dos dispositivos que não estão a funcionar?
Também podes ir ao gestor de dispositivos verificar se está tudo instalado.

Já la fui ao gestor de dispositivos e esta tudo instalado mas algumas drivers não coincidem com as drivers que estão no site da MSI, como por exemplo a driver do som e da placa de rede.

O meu medo é que estas drivers me danifiquem a motherboard.
 
Alias, na pagina tens o utilitário "Live Update 6" que instala ou faz update dos drivers, mas usa só a parte dos drivers, e desmarca os sofwares desnecessários.
 
Alias, na pagina tens o utilitário "Live Update 6" que instala ou faz update dos drivers, mas usa só a parte dos drivers, e desmarca os sofwares desnecessários.

Instalei o "Live Update 6" e instalei a nova versão do "Intel Chipset Driver" e do "Killer Network Dirver (driver only) utilizando o Live Update 6 não sei é se o programa removeu as drivers antigas do Chipset e do Killer Network antes de instalar as drivers actualizadas.
 
Acho que o Live Update Mostra se já estão instalados ou se estão desactualizados, de qualquer forma se já estavam instalados eles são sobrepostos.
Não tenho é a certeza se o Live Update faz o download e instalação automática, ou se terás que ser tu a executar o instalador após o download.
De qualquer forma permite-te verificar o que não está instalado e o que esta desactualizado.
 
dlHbXek.png
 
Muito Obrigado, isto das drivers é pouco complicado é que não percebo muito de software ou até mesmo hardware, simplesmente nem acredito que vou ter que formatar o pc outra vez, mandei-o formatar esta semana mas os pastores lá na loja utilizaram o windows driver update para instalar as drivers e o problema é que o windows instalou drivers que não pertence à minha motherboard(como a driver do som e placa de rede).

Referi isso num outro tópico:

"Porque motivo não recomendo a instalação de drivers via windows update.
Antes de ser lançado o windows 10, a instalação de drivers via windows update funcionava correctamente. Penso que o facto de a microsoft querer migrar tudo para windows 10 levou a que sejam disponibilizados drivers não indicados para determinadas máquinas. Se o fabricante disponibilizar drivers para a máquina em questão, deve ser evitada a instalação e actualização via windows update, de modo a evitar comprometer o correcto funcionamento do equipamento.

Como trabalho com muitas máquinas já verifiquei que existe probabilidade de:
- o windows instalar os controladores correctos;
- o windows instalar cotroladores ditos correctos mas que na realidade não o são."
 
Referi isso num outro tópico:

"Porque motivo não recomendo a instalação de drivers via windows update.
Antes de ser lançado o windows 10, a instalação de drivers via windows update funcionava correctamente. Penso que o facto de a microsoft querer migrar tudo para windows 10 levou a que sejam disponibilizados drivers não indicados para determinadas máquinas. Se o fabricante disponibilizar drivers para a máquina em questão, deve ser evitada a instalação e actualização via windows update, de modo a evitar comprometer o correcto funcionamento do equipamento.

Como trabalho com muitas máquinas já verifiquei que existe probabilidade de:
- o windows instalar os controladores correctos;
- o windows instalar cotroladores ditos correctos mas que na realidade não o são."

Pois o problema é que eles não instalaram as drivers do chipset tive que ser eu a instala-las e pelo que eu pode perceber daquilo que li nas pesquisas sobre drivers, os drivers do chipset devem ser sempre os primeiros a ser instalados depois o resto das drivers podem ser pela ordem que eu quiser.(no meu caso as drivers do chipset foram as ultimas) BTW: não à problema nenhum em desactivar o windows update certo ?
 
Sim, infs do chipset sempre 1º e podes e deves desactivar o update de drivers via windows update.

FDS lá vou eu ter que gastar dinheiro em mais um cd e formatar o pc, a partir de agora não mando formatar mais o pc a loja nenhuma depois de me ter informado sobre as drivers já vi que formatar um pc não tem nada que saber.
 
Back
Topo