problema/duvida (css)

seis_e_meia

Power Member
oi pessoal

estou a comelçar a trabalhar com as classes (css) e estou com uma duvida...

tenho uma classe para o body com comportamentos diferentes relativos aos links , deste modo:

.body a:link {
COLOR: #000000;
BACKGROUND-COLOR: transparent;
text-decoration: none;
}
.body a:hover {
COLOR: #FFFFFF;
BACKGROUND-COLOR: #FFFFFF;
text-decoration: underline;
}
.body a:visited {
text-decoration: none;
}
.body a:active {
text-decoration: none;
}

como faço para que um link seja sempre considerado como um link novo e não tenha uma classe como visitado?

o meu problema é que quando o link é visitado e o brower volta a esse mesmo link o comportamento de "hover" dá lugar ao comportamento e "visited" e eu não quero isso..como faço?


obrigado.
 
Dá ao link "hover" as mesmas propriedades que um link normal. Assim, mesmo que seja visitado, aparece sempre como 'novo'.

Já agora, não sei se devias usar o body como uma classe (.body), já que 'body' é uma propriedade global do CSS.
 
ok.... funcionou, mas tive de fazer algo mais..
por o link visited imediatamente abaixo do link:

.topmenu {font-size: x-small;font-family: arial;color: #FFFFFF;}
.topmenu A:link {COLOR: #FFFFFF;BACKGROUND-COLOR: transparent;text-decoration: none;}
.topmenu A:visited {COLOR: #FFFFFF;BACKGROUND-COLOR: transparent;text-decoration: none;}
.topmenu A:hover {COLOR: #FFFFFF;BACKGROUND-COLOR: #90BDD4;text-decoration: none;}
.topmenu A:active {COLOR:#FFFFFF;BACKGROUND-COLOR: #90BDD4;text-decoration: none;}

obrigado
 
seis_e_meia: isso não deveria influenciar em nada e normalmente mete-se só 'a', não 'a:link'.

Ah, os 'a' e todos os parâmetros de CSS são em minúsculas se estiveres a apontar para xHTML :)
 
Atenção, é ':', não sei se fizeste de propósito ou se te enganaste, mas é sempre com ':' (dois pontos).

O 'a' já é referente aos links, portanto 'a:link' é redundante.
Já os 'a:hover' e o 'a:visited' são complementares ;)
 
Um "truque" útil é definires todas as sub-classes (qual o termo tecnico?) do 'a' por exemplo:

a,a:link,a:visited,a:active {
text-decoration:none;
color:#666;
text-transform:uppercase;
font-weight:700;
}

análogamente é a mesma coisa que dizeres que de azul, tens uma caneta, um lápis, uma borracha, em vez de dizeres que tens uma caneta azul, um lápis azul e uma borracha azul. Matemáticamente é a mesma coisa que teres 3y + 2y + 4y e transformares em 9y. Isto é uma propriedade da matemática... que se chama... propriedade acumulativa?? :x2:
 
Back
Topo