1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema/Dúvida SNR Instável

Discussão em 'ISPs' iniciada por [email protected], 8 de Março de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 1823)

1. d@niel

[email protected] Power Member

Boas.

Ultimamente tenho tido uns problemas com a ligação ADSL, apartir das 20h o SNR passa de 11/12 para 5/6. A explicação que me foi dada é que durante a noite há mais humidade. Até aqui tudo bem, mas então se o SNR de download desce tanto, não devia o SNR de upload também descer?

Cumps

2. asturmas

asturmas Power Member

Pode e deve ter tambem a ver com o congestionamento da central..

3. amjpereira

amjpereira Folding Member

Disseram-te isso no apoio certo? Nunca conheci nenhum assistente de operador que era capaz de saber o estado de toda a cablagem, a forma como foi instalada, e qual o problema, não sei como é que eles agora conseguem fazê-lo.

Depende de várias situações, mas essa da humidade é um pouco como "vamos atirar massa á parede aquela que ficar presa é a resposta certa".

Contudo o que interessa aqui é o seguinte tens problemas na Internet? se sim, então até podia ser o vizinho que ao assar sardinhas estava a causar interferência com a cablagem (sim porque com o calor pelos vistos também á interferencia) contudo a responsabilidade de manter a linha no exterior não é tua e como tal se tens problemas reportas, se não conseguem garantir o serviço, mudas.

Cumprimentos

4. d@niel

Mas se fosse congestionamento o problema não seria ficar sem largura de banda, isto é, ter sincronizado a 4megas e não chegar a 200KB/s por exemplo?

De facto foi no apoio ao cliente que me disseram isso. Mas como os cabos vão por postes e esta zona é um bocado húmida pensei que estivessem a dizer a verdade.

Lá vou tentar outra vez a reclamação.

Obrigado pelas respostas

5. robsgil

robsgil Power Member

mas afinal em q s reflecte a descida da margem d ruido na tua ligação? quebra de ip? baixo débito?

6. d@niel

Durante o dia tenho a Ligação assim

Downstream Rate: 4096 Kbps
    Upstream Rate: 256 Kbps
    Downstream Margin: 11 db
    Upstream Margin: 31 db
    Downstream Line Attenuation: 44
    Upstream Line Attenuation: 49

apartir das 20h +/- fica assim:

Downstream Rate: 4096 Kbps
    Upstream Rate: 256 Kbps
    Downstream Margin: 6 db (a variar entre 2 e 7)
    Upstream Margin: 31 db
    Downstream Line Attenuation: 44
    Upstream Line Attenuation: 49

Os downloads ficam sempre a 420KB/s. Durante o dia não há registo de quedas, apartir das 20h torna-se impossível navegar porque o sincronismo falha de 5 em 5 mins.

7. robsgil

robsgil Power Member

tens d reportar para o apoio tecnico! Eles têm de verificar s está td bem com a linha, s sim, a unica alternativa é irem baixando a velocidade até ficares com um snr decente! Eu confesso que tinha esse problema, mas n tinha quebras, mas sim baixo débito. Fui a uma loja PT, troquei o router (780wl) por um dlink, bem, agr está impecável!

8. babuino

babuino Power Member

Troca de modem. que modem tens?

9. robsgil

robsgil Power Member

sim, tinha 4mb/256, reportei o problema e um tecnico baixou m par 3/256. A situação persistia, continuava com baixos débitos, um outro técnico subiu para 4/512. Mas a situação persistia, entao ele disse m para ir trocar o router. Eu tinha um speedtouch 780 wl, fui a PT trocar por um D Link DVA-G3170i. A situação ficou logo resolvida! Impecável agora!

10. d@niel

O cabo foi trocado na sexta-feira( de casa até ao poste ), e nesse dia a internet não foi abaixo uma única vez, mas no dia a seguir choveu e teve vento, e a partir dai voltei ao mesmo.

Eu tenho um linksys am200, que é muito bom até, e aguenta SNR a 7/8 sem quedas ( menos é que já não dá ).

11. d@niel

Já fiz a reclamação, e pelo que me disseram isso foi detectado um problema pelos testes eléctricos. Agora vou ter de esperar, mas pronto desde que fique resolvido.

De qualquer forma vou comprar o novo router d-link, depois mostro as diferenças para quem tiver numa situação idêntica à minha.

Obrigado pelas sugestões.

12. Kain

Kain Power Member

Essa da humidade está boa...... mesmo que fosse verdade era responsabilidade deles isolar devidamente os cabos até a residência.

Acho incrível metade das respostas que dão aos clientes.

13. mauro1855

mauro1855 I'm cool cuz I Fold

Mas é verdade, o nível de humidade relativa pode, de facto, afectar uma ligação ADSL, embora não faça certamente oscilar tanto os valores de SNR...

Cumps

14. d@niel

Após ter mudado de router, para um dos novos d-link reparei que os valores melhoraram. Com 4 mbits tenho 42db de atenuação durante a noite e 9db de SNR. Durante o dia tenho 43db de atenuação e 12db de SNR.

Dezembro de 2006 (Speedtouch 516v6)

Janeiro de 2008 (Speedtouch 516v6)

Acham normal a diferença de quando tinha apenas ADSL1, para quando colocaram ADSL2+?

Neste momento estou a perder cerca de 2mbits ou então estabilidade nos 4mbits.

15. Kain

Kain Power Member

Não digo que não seja, acho giro é ser uma resposta dada via telefone por alguém que nem sequer conhece o local em questão:x2:

16. GoldenBoy

GoldenBoy Power Member

tem a haver com as condições do cabo e o congestionamento que é maior à noite! quanto mais pessoas penduradas, maior é a interferência/atenuação provocada!
    Para teres noção, consigo ter SNR MAX de dia de 20 down/14 up para min a noite de 10down/10up.....

17. d@niel

Bem, venho aqui só mostrar o resultado depois de ter enviado um email para a provedoria do cliente da PT.

ModulationADSLAnnex ModeAnnexA
    DownstreamUpstreamData Rate4096 768 Maximum Attainable Data Rate(ATTNDR)6080 1300 Interleaver Depth 1 1 Line Attenuation(LATN)42.023.0Signal Attenuation(SATN)41.323.0Signal-to-Noise Ratio Margin(SNRM)14.017.0Actual Aggregate Transmit Power(ACATP)19.412.1

Agora o SNR de Downstream varia de 14(noite) a 16(dia). Não chegou ao que era dantes, mas já fico contente por ter 4megas sem quedas. Sinceramente não sei o que fizeram para isto ficar bom, sei que trocaram os cabos do poste ao SR (armário) mas nessa altura ficou quase igual.

18. luxboy

luxboy Power Member

ve o meu post sobre isso.. LOL se calhar tinhas o mesmo problema..

19. GoldenBoy

GoldenBoy Power Member

o que podem fazer é substituir o cabo paralelo por um entrançado do PD até á caixa BPA.... ou baldear de pares do SR ao PD!
    Caso não melhore, está no limite do cabo de cobre!

Partilhar esta Página