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Problema/Dúvida SNR Instável

Discussão em 'ISPs' iniciada por [email protected], 8 de Março de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 1823)

  1. d@niel

    [email protected] Power Member

    Boas.

    Ultimamente tenho tido uns problemas com a ligação ADSL, apartir das 20h o SNR passa de 11/12 para 5/6. A explicação que me foi dada é que durante a noite há mais humidade. Até aqui tudo bem, mas então se o SNR de download desce tanto, não devia o SNR de upload também descer?

    Cumps
     
  2. asturmas

    asturmas Power Member

    Pode e deve ter tambem a ver com o congestionamento da central..
     
  3. amjpereira

    amjpereira Folding Member

    Disseram-te isso no apoio certo? Nunca conheci nenhum assistente de operador que era capaz de saber o estado de toda a cablagem, a forma como foi instalada, e qual o problema, não sei como é que eles agora conseguem fazê-lo.

    Depende de várias situações, mas essa da humidade é um pouco como "vamos atirar massa á parede aquela que ficar presa é a resposta certa".

    Contudo o que interessa aqui é o seguinte tens problemas na Internet? se sim, então até podia ser o vizinho que ao assar sardinhas estava a causar interferência com a cablagem (sim porque com o calor pelos vistos também á interferencia) contudo a responsabilidade de manter a linha no exterior não é tua e como tal se tens problemas reportas, se não conseguem garantir o serviço, mudas.

    Cumprimentos
     
  4. d@niel

    [email protected] Power Member

    Mas se fosse congestionamento o problema não seria ficar sem largura de banda, isto é, ter sincronizado a 4megas e não chegar a 200KB/s por exemplo?

    De facto foi no apoio ao cliente que me disseram isso. Mas como os cabos vão por postes e esta zona é um bocado húmida pensei que estivessem a dizer a verdade.

    Lá vou tentar outra vez a reclamação.

    Obrigado pelas respostas
     
  5. robsgil

    robsgil Power Member

    mas afinal em q s reflecte a descida da margem d ruido na tua ligação? quebra de ip? baixo débito?
     
  6. d@niel

    [email protected] Power Member

    Durante o dia tenho a Ligação assim

    Downstream Rate: 4096 Kbps
    Upstream Rate: 256 Kbps
    Downstream Margin: 11 db
    Upstream Margin: 31 db
    Downstream Line Attenuation: 44
    Upstream Line Attenuation: 49

    apartir das 20h +/- fica assim:

    Downstream Rate: 4096 Kbps
    Upstream Rate: 256 Kbps
    Downstream Margin: 6 db (a variar entre 2 e 7)
    Upstream Margin: 31 db
    Downstream Line Attenuation: 44
    Upstream Line Attenuation: 49

    Os downloads ficam sempre a 420KB/s. Durante o dia não há registo de quedas, apartir das 20h torna-se impossível navegar porque o sincronismo falha de 5 em 5 mins.
     
  7. robsgil

    robsgil Power Member

    tens d reportar para o apoio tecnico! Eles têm de verificar s está td bem com a linha, s sim, a unica alternativa é irem baixando a velocidade até ficares com um snr decente! Eu confesso que tinha esse problema, mas n tinha quebras, mas sim baixo débito. Fui a uma loja PT, troquei o router (780wl) por um dlink, bem, agr está impecável!
     
  8. babuino

    babuino Power Member

    Troca de modem. que modem tens?
     
  9. robsgil

    robsgil Power Member

    sim, tinha 4mb/256, reportei o problema e um tecnico baixou m par 3/256. A situação persistia, continuava com baixos débitos, um outro técnico subiu para 4/512. Mas a situação persistia, entao ele disse m para ir trocar o router. Eu tinha um speedtouch 780 wl, fui a PT trocar por um D Link DVA-G3170i. A situação ficou logo resolvida! Impecável agora!
     
  10. d@niel

    [email protected] Power Member

    O cabo foi trocado na sexta-feira( de casa até ao poste ), e nesse dia a internet não foi abaixo uma única vez, mas no dia a seguir choveu e teve vento, e a partir dai voltei ao mesmo.

    Eu tenho um linksys am200, que é muito bom até, e aguenta SNR a 7/8 sem quedas ( menos é que já não dá ).
     
  11. d@niel

    [email protected] Power Member

    Já fiz a reclamação, e pelo que me disseram isso foi detectado um problema pelos testes eléctricos. Agora vou ter de esperar, mas pronto desde que fique resolvido.

    De qualquer forma vou comprar o novo router d-link, depois mostro as diferenças para quem tiver numa situação idêntica à minha.

    Obrigado pelas sugestões.
     
  12. Kain

    Kain Power Member

    Essa da humidade está boa...... mesmo que fosse verdade era responsabilidade deles isolar devidamente os cabos até a residência.

    Acho incrível metade das respostas que dão aos clientes.
     
  13. mauro1855

    mauro1855 I'm cool cuz I Fold

    Mas é verdade, o nível de humidade relativa pode, de facto, afectar uma ligação ADSL, embora não faça certamente oscilar tanto os valores de SNR...

    Cumps
     
  14. d@niel

    [email protected] Power Member

    Após ter mudado de router, para um dos novos d-link reparei que os valores melhoraram. Com 4 mbits tenho 42db de atenuação durante a noite e 9db de SNR. Durante o dia tenho 43db de atenuação e 12db de SNR.

    Dezembro de 2006 (Speedtouch 516v6)
    [​IMG]

    Janeiro de 2008 (Speedtouch 516v6)
    [​IMG]

    Acham normal a diferença de quando tinha apenas ADSL1, para quando colocaram ADSL2+?

    Neste momento estou a perder cerca de 2mbits ou então estabilidade nos 4mbits.
     
  15. Kain

    Kain Power Member

    Não digo que não seja, acho giro é ser uma resposta dada via telefone por alguém que nem sequer conhece o local em questão:x2:
     
  16. GoldenBoy

    GoldenBoy Power Member

    tem a haver com as condições do cabo e o congestionamento que é maior à noite! quanto mais pessoas penduradas, maior é a interferência/atenuação provocada!
    Para teres noção, consigo ter SNR MAX de dia de 20 down/14 up para min a noite de 10down/10up.....
     
  17. d@niel

    [email protected] Power Member

    Bem, venho aqui só mostrar o resultado depois de ter enviado um email para a provedoria do cliente da PT.

    ModulationADSLAnnex ModeAnnexA
    DownstreamUpstreamData Rate4096 768 Maximum Attainable Data Rate(ATTNDR)6080 1300 Interleaver Depth 1 1 Line Attenuation(LATN)42.023.0Signal Attenuation(SATN)41.323.0Signal-to-Noise Ratio Margin(SNRM)14.017.0Actual Aggregate Transmit Power(ACATP)19.412.1

    Agora o SNR de Downstream varia de 14(noite) a 16(dia). Não chegou ao que era dantes, mas já fico contente por ter 4megas sem quedas. Sinceramente não sei o que fizeram para isto ficar bom, sei que trocaram os cabos do poste ao SR (armário) mas nessa altura ficou quase igual.
     
  18. luxboy

    luxboy Power Member

    ve o meu post sobre isso.. LOL se calhar tinhas o mesmo problema..
     
  19. GoldenBoy

    GoldenBoy Power Member


    o que podem fazer é substituir o cabo paralelo por um entrançado do PD até á caixa BPA.... ou baldear de pares do SR ao PD!
    Caso não melhore, está no limite do cabo de cobre!
     

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