1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Problema em aceder à BIOS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por C.Kurtz, 26 de Julho de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 1788)

1. Boas,

Comprei recentemente um computador e estive a actualizar as drivers.

Desde que actualizei a driver da BIOS para a versão mais recente (versão 1303), deixei de conseguir aceder à BIOS quando o computador inicia.
    Aparece a mensagem a dizer para carregar no delete para aceder à BIOS, mas depois de carregar várias vezes nada acontece e o windows inicia...

A minha motherboard é a seguinte:

ASUS P8Z77-M PRO.

Alguém me consegue ajudar?

Obrigado

Última edição: 26 de Julho de 2012
  2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Tenta primeiro fazer um CLEAR CMOS.
    De seguida, quando o PC estiver a fazer boot, tentar ficar a carregar na tecla durante 2/3 segundos seguidos.

3. Neste momento tenho as memórias a correr à velocidade certa (1600MHz) e não vou fazer overclock tão cedo.
    Se esperar por uma nova actualização da driver da BIOS, o mais certo é este problema ficar resolvido...

Se optar por fazer um CLEAR CMOS, a única consequência disso é voltar às definições de fábrica da board correcto?
    Penso que o procedimento será este:
    1- desligar pc e psu
    2- mover o jumper e voltar a colocá-lo no sitio
    3- ligar psu e pc
    4- aceder à bios

4. zeca31

zeca31 Power Member

Boas

Por acaso não tens o teclado ligado as portas usb 3.0 ?
    Algumas boards não suportam USB 3.0 de raiz.

Sem mais,
    Cumps.

5. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Sim. Espera 10/15 segundos com o jumper na posição temporaria.

6. Tenho um ozone strike ligado por PS/2 e também a servir de HUB

7. Bem, saiu uma nova actualização da driver da BIOS (1406). Espero que com esta actualização o meu problema fique resolvido.

Para ver se não estou a fazer nada errado, confirmem sff se o procedimento é este:

1- Mudar o nome do ficheiro de actualização para P8Z77MP.CAP
    2- Copiar este ficheiro para uma pen
    3- Desligar o pc
    4- Colocar a pen na porta USB BIOS Flashback
    5- Pressionar o botão do USB BIOS Flashback
    6- Esperar que conclua a instalação e reiniciar o pc com a pen ainda colocada
    7- Iniciar o Windows e retirar a pen

Se o problema continuar, vou tentar fazer um CLEAR CMOS.

8. boyka82

boyka82 Power Member

Ainda antes de actualizar a bios faz o seguinte, tenta aceder á mesma e depois selecciona a aba Boot, depois verifica se quando desabilitas o logo da bios te aparece a opção "POST Delay Time"
    esta opção permite-te ajustar o tempo de atraso do post entre 1 a 10 segundos (exemplo) caso não tenhas esta opção na tua bios, então tenta actualizá-la porque esse "problema" do post
    demasiado rápido parece já ter sido solucionado nestas últimas versões da bios, eu embora o meu post não fosse assim tão rápido, quando actualizei a bios apareceu-me esta opção de que te falo...

Para actualizar a bios podes fazer como mencionaste mas é mais simples se fizeres desta forma:
    Colocas a pen numa entrada usb2.0, formatas-a para em fat32, fazes download da bios e colocas lá o ficheiro (não é necessário alterar o nome do ficheiro neste procedimento)
    depois reinicias o pc e vais á bios, seleccionas a aba Tool e vai-ter aparecer a opção Asus EZ Flash 2 Utility, clicas e vais ter acesso ao ficheiro da bios que colocaste na pen,
    depois basta clicar no respectivo ficheiro e vais ser questionado se desejas actualizar a bios, clicas sim e aguardas que a bios seja actualizada...

Espero que não esteja muito confuso se não perceberes algo apita

Última edição: 31 de Julho de 2012
  9. O meu problema é que não consigo aceder à BIOS depois de reiniciar o pc, por isso nem sequer consigo alterar o "delay"...

Como já indiquei, carrego várias vezes no del e nada feito, o windows inicia sem que consiga entrar na BIOS.

No entanto, já me aconteceu que, depois de carregar no del, aparece uma mensagem para seleccionar o sistema operativo (só tenho o windows 7 64 bits instalado)...

Vou tentar actualizar conforme indicaste e alterar o delay porque da ultima vez que actualizei consegui aceder logo à BIOS, depois é que não consegui entrar mais.

Obrigado pelo esclarecimento.

10. boyka82

boyka82 Power Member

Compreendo mas de qualquer forma para actualizares a bios através do método que te sugeri precisas sempre de entrar na bios, caso contrário tens que recorrer ao método que indicaste...
    Experimenta a desligar o pc, liga-o normalmente e mal ele inicie vai clicando sempre na tecla del que ele de alguma forma tem que te permitir o aceder à bios, senão de facto passa-se algo de muito esquisito!

11. Boas,

Actualizei a BIOS para a versão mais recente. Depois de actualizar e iniciar o pc, aparece o logotipo da megatrends e tive de fazer F1 para entrar no setup. Entrei na BIOS, load default, mudei o profile das memorias, vi se o boot delay estava nos 3 segs. gravei e reiniciei...

Aparece o logotipo da ASUS, carrego del e entro na BIOS. "Save changes and Exit"...

O pc reinicia e inicia o windows...Desligo e retiro a pen do painel I/O onde tinha a driver da BIOS.

Ligo o pc, aparece o logotipo da ASUS e carrego no del...Em vez de entrar na BIOS, arranca o gestor de arranque do windows...Mesmo problema de sempre!

Alguma dica? Clear CMOS e não actualizo a BIOS?

Obrigado

Última edição: 1 de Agosto de 2012
  12. boyka82

boyka82 Power Member

Quando actualizaste e entraste na bios podias ter colocado o boot delay para 5 ou 10 seg. para testar, ou seja, quanto mais elevado for o delay mais a board atrasa o post para te permitir o acesso á bios...
    O exemplo que te deixei por acaso estão seleccionados os 3 seg. mas era apenas um exemplo para que pudesses ver a opção em causa, não tinhas obrigatoriamente que colocar o mesmo delay...
    Tenta entrar novamente na bios desabilita o logótipo, aumenta o delay, e vê como é que ela se porta, de facto estás aí com um problema um pouco estranho que já me começa a deixar curioso XD

13. Desabilita o logótipo? Não percebi essa parte...

Agora para voltar a entrar na BIOS tenho de voltar a actualiza-la...

14. boyka82

boyka82 Power Member

No full screen logo tens a opção enabled e desabled, sendo que se seleccionares desabled, desabilitas o logótipo...
    Quando ligas o pc se clicares constantemente no del não consegues aceder á bios? Se vires que o problema persiste e não consegues resolver é melhor levares o pc á loja a ver se te solucionam isso...
    Gostava de te puder ajudar mas não estou a ver o que possa ser, já agora reparaste se te a tua bios tem a opção fast boot como no exemplo acima?

15. Já experimentei com a opção "Full Screen Logo" enabled/disabled e com um "POST Delay Time" de 10 seg.

Funciona tudo às mil maravilhas até à primeira vez que o windows inicia, ou seja:

1- Actualizo a driver e inicio o pc
    2- Entro na BIOS e altero as configurações, save and restart
    3- Entro novamente na BIOS para confirmar que esta tudo ok. Tudo normal, save and restart
    4- Não entro na BIOS e o windows inicia
    5- Reinicio o pc mas deixo de conseguir aceder à BIOS. O delay de 10 seg deixa de funcionar...

Alguma ideia do porquê disto estar a acontecer?

(O menu Boot na minha BIOS é igual à da imagem colocada pelo boyka82)

Última edição: 1 de Agosto de 2012
  16. Bom dia,

Ontem à noite desliguei o pc e liguei-o novamente hoje de manhã. No primeiro boot (com full screen logo disabled), carreguei no del e entrei na BIOS. Ontem à tarde tinha tentado e não tinha conseguido...

Coloquei a opção "full screen logo" enabled, fiz save and exit, reiniciou, carreguei no del e entrei na BIOS. Save and exit...

Reiniciou e não carreguei no del e o windows iniciou...Voltei a reiniciar o pc e carregar no del. Não entrei na BIOS!

Estranho!

Alguma sugestão?

Obrigado

Partilhar esta Página