1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema em C

Discussão em 'Programação' iniciada por LaNgSuYaR, 29 de Março de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1641)

1. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

boas!! tenho andado a desenvolver um trbalho em C pr as aulas, e estou aki com um dilema...

o programa é uma aplicação de desenho em C, em que o utilizador insere um comando e uma coordenada, e a maquina produz o efeito desejado!

so que é o seguinte, existem diversos comandos (pontos, linhas, rectangulos) e para cada um vai ser criada a respectiva função (void pontos(linha, coluna) p.ex...
    o que gostaria de saber era se é possivel o programa identificar os comandos que o utilizador escreve e recorrer à função adequada...isto sem usar o switch, pk ao usa-lo, se em vez do utilizador escrever "Point" escrever "point" já não iria funcionar!!!

ajuda agradecida!!!
    cumps!

2. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Penso que isto resolve o teu problema:

Código:

char input[16];      //string que recebe o comando
    char *input_lower_case;
    gets(input);

input_lower_case = strlwr(input);

puts(input);         //pa verificar se faz bem

switch(input)
         case(point): função que queres
         case(...): por aí fora

Assim já podes usar o switch, ou ifs ou whiles...
    Cumprimentos

Última edição: 29 de Março de 2006
  3. [N]

[N] Power Member

exacto, pões td em minusculas ou maiusculas e a partir daí fazes o que quiseres

4. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

entao o que aconselham, fazer um primeiro switch pra "captar" o nome do comando, e um segundo pra verificar se os parametros estao correctos....

ja agora, pra separar uma string pelos espaços cm qual é a melhor maneira a proceder?!?!

tnkx!!!
    cumps

5. ScOrpion-boy

ScOrpion-boy Banido

#include <string>

string ex;

for(int i= 0 ; i< ex.size(); i++)

aux= ex;
    if (aux == ' ')
    {
    string sub = ex.substr(aux1, aux2);
    aux1=aux;
    }

Não sei se funciona, nem sei se está perto da melhor soluçao, fiz isto mesmo agora, nem testei.

Claro que isto vai estar sempre a trocar o valor do sub. Isto é se funcionar :004:

6. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

bem, pra comparar a string, aconselharam-me uma função, strcmp() k compara alfabeticamente 2 strings....e definiu-se que o utilizador tem de inserir o comando exacto (p.ex. "Dim" em vez de "dim")....mas ainda não testei....

para separar uma string pelos espaços estou a fazer com o seguinte código:

ainda não acabei nem ele funciona ainda...aki supostamente ele vai guardar os caracteres todos na variavel aux até ao primeiro espaço e depois qnd encontrar o espaço "imprime" a variavel aux, e vai acrescentando (fase de testes!!!! lol) até ao fim da string 'comando'...mas tenho tido alguns problemas ainda....

quando digito "dim" p.ex., aparece-me: "dim\200\200"
    enquanto que se escrever uma palavra com 5 letras, "manip" p.ex., aparece-me correctamente!!! e não tou a ver a causa do problema!...

como já referi, ainda está em fase de testes e o resultado final n vai ser este claro, mas gosto de ver os resultados no monitor a cada passo antes de trabalhar cm variaveis e apresentar o resultado final apenas!!!

já agora desculpem tda a minha ignorância, mas tenho-me baseado apenas num livro e em bases de algoritmia, mais nada!!! (é no que dá ser baldas! lool)...

tnkx in advance...
    cumps

edit: já consegui resolver o problema... :D

já separa palavra a palavra e imprime-a no monitor...agora só falta arranjar maneira de guardar numa variavel de cada vez que encontre um espaço.... hummmm.... :rolleyes:

Última edição: 29 de Março de 2006
  7. kanguru

kanguru [email protected] Member

Olha, usa:
    char *fgets(char *s, int size, FILE *stream);

em vez do gets, é mais seguro (Ver man gets). Esta função lê até ao '\n' ou até ao limite (size).

Depois, sabes se os argumentos de cada linha são variaveis?
    é que se for so algumas variaçoes podes usar a funçao

int sscanf(const char *str, const char *format, ...);

por exemplo:
    nritens = sscanf(linha,"%s %d %d",nomefuncao,&x,&y);

e com isso podes ver o nritens que dá 3 se correr td bem, e ficas logo com o nome e os valores do x e y em variaveis.

Depois para veres qual a funçao a usar tens:
    int strcasecmp(const char *s1, const char *s2) -- case insensitive version of strcmp().
    int strncasecmp(const char *s1, const char *s2, int n) -- case insensitive version of strncmp().

8. PrOdG

PrOdG Power Member

Para separar por espaços (ou por qualquer outro delimitador) tens sempre o strtok (deprecated) e o strsep.

9. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

humm yah, talvez funcione...o prob é que certos comandos só têm 2 variaveis (Dim x,y) e outros têm N....(PolyLine x1,y1,x2,y2,x3,y3,x4,y4).

Portanto, se definir "nritens = sscanf(linha,"%s %d %d",nomefuncao,&x,&y);", fico com 3 variaveis disponiveis, mas se definir com 5 ou 6, se forem colocadas menos dá erro certo???

PrOdG: por acaso nao conhecia o strtok ;) e é grande ideia, evita bastante trabalho, mas mesmo assim não estou a ver maneira de as guardar em variaveis....pk n sei quantos valores o utilizador vai inserir.... :S

10. kanguru

em principio podes ver pelos dados inseridos se são 3 5 ou 6 inseridos e com isso fazes um tratamento diferente. Não garanto que funcione mas é uma ideia :)

11. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

ja arranjei uma solução....
    numa primeira fase filtro so o primeiro comando (dim, line, etc) guardando-o numa variavel e o resto da string é guardado numa variavel auxiliar....

quando o comando for reconhecido (vi-me forçado a usar a estrutura de if's), pego na variavel auxiliar e uso-a de acordo com o comando....ja fiz 2 ou 3 comandos e resultou!!!

hummm gostava de agradecer toda a vossa ajuda e disponibilidade, e....se aparecer mais alguma duvida, posto aki!!!!

cumps!!!

12. kanguru

isso ha sempre muitas soluções, o essencial é chegar a elas! ehe Boa sorte pro resto do trabalho :D

13. kanguru

em relação ao strtok, não ha nenhuma funçao que faça isso sem alterar a string de entrada?

14. badsatan

badsatan Power Member

kanguru, é o strsep, como foi referido pelo prodg acima.

15. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

humm bem, estou aki com um problema..
    uma das funções do trabalho é "line x1,y1,x2,y2"....e esta função é pra fazer linhas ta claro! lol numa matriz[col][lin] mas estou a ter problemas em fazer linhas cujo declive é diferente d 0...ou seja, linhas horizontais e verticais sem problema...

o código que tenho é este:

e ao desenhar linhas obliquas, elas ficam desfiguradas...lol....anyone?

cumps

16. xplor

xplor Power Member

tu quando crias por exemplo um vector de inteiros:
    "int vector[DIMx]" crias um vector de uma dimensão, mas ao fazeres:
    "int vector[DIMx][DIMy] crias um vector de duas dimensoes, ou seja, uma matriz as linhas da matriz n ficam onde escrevi DIMx ? podes ter-t enganado ai (embora seja possivel trocar).

17. badsatan

badsatan Power Member

Pa, acho que estás a ter uma abordagem errado ao problema. Pelo código ainda pensei que querias fazer gráficos de barras...

A fórmula da linha é y = m*x + b
    assim só precisas de iterar ao longo de x e aplicar a fórmula. Outra nota importante é que m tem que ser do tipo float ou double, caso contrário perdes precisão, bem como todas as contas internas.
    m = (y2-y1)/(x2-x1)
    b = (y1*x2 - y2*x1)/(x2-x1)
    for (x=x1; x<=x2; x++)
    y = m * x + b
    mat[y][x] = c

18. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

mas pelo código que disponibilzast, as linhas obliquas nao ficam como deviam ficar...
    foi-me dito que teriam de ser em forma de escada (se desenhares uma linha no paint, aparece em escada certo??)e pra obter esse resultado penso que pela formula das linhas (y = m*x + b) nao dá....

por acaso tinha pensado nisso mas ainda n tinha experimentado...mas pra fazer as tais "escadas" a k me refiro tenho d abordar de forma diferente n sera?

19. badsatan

badsatan Power Member

epa, fizeste-me mesmo experimentar o código.
    Código:
    #include <stdio.h>
    void line(char mat[10][10], int x1, int y1, int x2, int y2)
    {
            double m = (double)(y2-y1) / (x2-x1);
            double b = (double) (y1*x2 - y2*x1) / (x2-x1);
            int x;
            for (x=x1; x<=x2; x++) {
                    int y = m * x + b;
                    mat[y][x] = '*';
            }
    }
    void p(char mat[10][10])
    {
            int x,y;
            for (y=0; y<10; y++) {
                    for (x=0;x<10;x++) {
                            char c = mat[y][x];
                            printf("%c ", c ? c : ' ' );
                    }
                    printf("\n");
            }
    }
    int main()
    {
            char mat[10][10]; /* mat[col][line] */
            memset(mat,0,sizeof(mat));
            line(mat,2,1,9,6);
            p(mat);
    }

Resultado
    Código:
    # ./a.out 

* *             
            *           
              * *       
                  *     
                    *   
                      * 

Se variares os parametros obtens sempre linhas que vão do ponto x1,y1 ao x2,y2 dentro da maior aproximação possível.
    Não entendo bem o que queres dizer com "efeito escado", se é preencher tudo abaixo do asterisco até zero, então é preciso um segundo for, de facto.

20. VuDu

VuDu Power Member

desculpem lá a noobice, mas nao vai haver problemas ao usar o array como parametro de funcoes auxiliares?
    tipo, a ideia que tenho é que ao dar o array como parametro de uma funcao, a funcao usa uma copia do array, e nao o proprio array, e consequentemente as alteração vao à vida assim que a funcao auxiliar terminar. certo ou errado?

tambem ajudei uns colegas a fazer esse trabalho e eles tiveram que implementaram todas as operacao de escrita na matriz dentro da main...

alguem que confirma ou desminta essa necessidade, sff?

Partilhar esta Página