Problema em controlar a CPU_FAN (4 pinos) na ASUS P5P800 SE

|revolver|

Power Member
Boas.

Sempre utilizei o Spedfan para controlar a velocidade da CPU fan.

Recentemente adquiri a MB P5P800 SE e estou-me a ver grego para o conseguir fazer. A fan simplesmente não responde.

O problema não é do sensor da board. Apesar de no site da Speedfan não estar mencionada esta board como compatível (eu penso que será por esta versão "SE" ser algo recente), o no site pode ler-se o seguinte sobre o sensor da board (Winbond W83627EHF):

It can be used to monitor several critical hardware parameters of the system, including power supply voltages, fan speeds, and temperatures, which are very important for a high-end computer system to work stably and properly. Moreover, W83627EHF supports the Smart Fan control system, including the "Thermal Cruise" and "Speed Cruise" functions.
http://www.almico.com/foruminfo.php?id=3441426

O próprio Q-fan da BIOS não funciona, o que me leva a acreditar que o problema reside noutro sitio:

cpufan4ul.jpg


É a primeira vez que me deparo com uma entrada de fan com 4 pinos e um deles, o PWM parece-me ser aquele que controla a velocidade:

Current chips can monitor fan speeds, voltages and change fan speeds bu using PWMs (Pulse Width Modulation).
Como a minha fan só tem 3 pinos, penso que será daqui o problema.

Opiniões sobre como contornar isto precisam-se.
 
Back
Topo