Problema em Disco Seagate k tava em Raid0 - HELP!!!

Romeu_SZ

Power Member
Boas pessoal,

Venho aqui pedir a ajuda dos iluminados que por aqui perdem uns minutos diários a ajudar o pessoal.

Tive o problema relatado neste tópico aki e como no final desse tópico diz... um dos discos ta marado... nem deixa o PC arrancar quando se tenta ligar... deve tar em curto circuito... e o pior... é que estava em Raid0....

A garantia de loja acabou em Novembro (2 anos)..., mas segundo o site da seagate tem garantia " In Warranty Expiration 29-Sep-2010"

Agora as minhas questões:

Alguém tem alguma sugestão para poder recuperar os dados do disco? (de aparência não parece ter nada queimado na placa...)

Se tentar recuperar substituindo a placa, perco a garantia da Seagate?

Há alguma maneira de trocar a placa sem perder a garantia? (***** coisa do género de enviar um mail a explicar a situação...enviando fotos do disco inviolado e esperar por autorização para trocar a placa?)

Dados do disco avariado:
Seagate Sata1 250GB
Serial Number: 4ND09VYY
Seagate Part Number: 9Y7383-301
Model: ST3250823AS
Firmware: 3.03


O meu Sistema:
Enermax Liberty 500W
DFI nF4 SLI-DR
AMD 3500+ Winny (Zalman 7000Cu)
2x512 OCZ VX
Evga 7900GT (Zalman vf900 cu leds) <- "novo"
2x250GB Hitachi Sata2 Raid0
2x250GB Seagate Sata Raid0
2x500GB Seagate Sata2 Raid0
Placa creative 5.1
Pinacle PCTV


Alguns dos dados que estavam nesses discos são muito importantes... como as minhas fotos TODAS!!! que eram para cima de 10GB...

Ajudem-me.... PLEASEEEEEEE!!!:'(:'(:'(:'(:'(
 
dados em raid0, basta um dos disco avariar para ir tudo á vida...
se tivesse a trabalhar solo , formatavas em ntfs rapido e depois usavas um programa de recuperaçao.
agora em raid0...puff.

cumpz.
 
É por isto mesmo que não gosto de raid0 :S
Eu utilizo raid desde 2002. Alias sistemas raid em 2 pcs.
Até agora 0% problemas (se calhar o melhor é não falar ...8|)
O raid quando bem utilizado é excelente. Agora se guardam docs importantes neles sem efectuarem backups ... (quem anda à chuva, molha-se).
As minhas configurações de raid são:
2x nGB em raid 0 para SO e aplicações
1x nGB não raid para dados
1x nGB em disco externo (USB / eSATA) para backups
 
dados em raid0, basta um dos disco avariar para ir tudo á vida...
se tivesse a trabalhar solo , formatavas em ntfs rapido e depois usavas um programa de recuperaçao.
agora em raid0...puff.

cumpz.

No estado em k o disco esta nem o consigo ligar a alimentação... quanto mais formatar...
O problema é que a fonte não permite que o disco seja ligado... porque se o ligo o PC não arranca...
 
Como sou curioso... e pensei k para a fonte nao ligar é pk ha algum curtocircuito no disco...
Peguei no meu multímetro... na opção de teste de condutividade (penso k se chama assim, a k tem o simbolo do diodo) e fui verificar as saidas da ficha (molex->sata) e como tinha o disco em raid0... tenho outro disco igual... por isso fui medir a ficha de alimentação ja que é essa que quando utilizada impede o PC de ligar.

A conclusao foi a seguinte (fiz um eskema em papel k esta em imagem em baixo):
os traços castanhos sao o eskema dos contactos do disco em cima tem as cores dos cabos vindo dos molex (o azul é o cabo preto da ponta), o "L" a preto é para indicar o lado do encaixe da ficha SATA.
Os traços sem ***** valor numerico que dizer k estao em "xunt" quando tem um valor quer dizer k existe uma determinada resistencia entre os contactos mas nao estao completamente em "xunt"

A unica diferença entre um e outro é k existe é k os contactos a amarelo tao em "xunt" com os azuis e com os 2 pretos das pontas... (traço em baixo meio riscado)

O disco nao aparenta ter a ***** componente da controladora keimada...

Alguma sugestao?

disco.JPG
 
Back
Topo