Problema em Geforce 8800GTS

strapuff

Power Member
Boas, adquiri recentemente uma placa gráfica geforce 8800 GTS 320MB da Sparkle. Quando abri o pacote reparei que a entrada de energia de 6 pinos que a placa trazia vinha com um adaptador de 6pinos para duas saídas molex macho!

Como nunca tinha visto nada assim, liguei a placa à board e apenas liguei um dos machos ao fêmea da fonte de alimentação e deixei o outro desligado. Quando liguei o pc reparei k a fan da placa estava muito lenta e à medida que utilizava o pc aquilo ia aquecendo cada vez mais mas a fan não aumentava a velocidade!

Joguei inclusive em jogos cujo desempenho deveria aquecer muito a placa obrigando-a a ligar a fan e nada, a fan permanece à velocidade mínima com que ligou e como é óbvio, por sobreaquecer, o jogo começa a apresentar problemas até deixar de ser jogável. Mesmo depois de ligar os dois molexs obtive o mesmíssimo resultado.

Comédia das comédias, quando as desliguei, embora o pc nem sequer se iniciasse porque a placa não tinha fonte de alimentação (e consequente barulho de aviso da board), a fan da gráfica dispara para uma velocidade "normal" e arrefece efectivamente a placa!

A minha questão é a seguinte, qual é o problema da gráfica? A minha fonte de alimentação deveria chegar e sobrar para ela! Será que o problema é da motherboard? Ou a placa ta mesmo marada? Será dos molexs? Do chipset da board? Terá algum tipo de problema de compatibilidade com o facto de a board ter uma placa gráfica Onboard? Deixo aqui as especificações do meu pc:

- Motherboard Biostar 945GZ Micro 775 SE
- Pentium 4 640
- Fonte de alimentaçã0 550W
- Placa Gráfica SPARKLE Geforce 8800 GTS 320MB

PS: Experimentei a placa gráfica noutro pc pa comparar e dá o mesmo problema. Mas este também tem uma board com placa gráfica Onboard e por sua vez já só tem 300W.

Obrigado!
 
Primeiro nunca deverias ter conectado apenas um dos molex do adaptador da plaka.
Depois falta especificares os amperes da fonte.
 
Boas

Vou-te dar 2s conselhos

1º compra uma fonte de alimentação nova porque tou mesmo a ver que a fonte é OEM e a nivel deve ter no maximo uma linha de 12v com 20A

2º Muda de processador porque uma 8800 com 1 P4 é a mesma coiza que teres ai uma 6600 e não sei se a 6600 não teria melhor rendimento....

Cumps e boas compras
 
A minha fan da 8800GTS tb está sempre à mesma velocidade (60%), usa o Everest para confirmares se a tua tb não se encontra a essa percentagem.

Ela também não altera consoante a temperatura.. acho que com o riva tools (pelo que já li noutros topicos) dá para alterar a velocidade (tb tenho de testar que dá jeito).

1 abraço
 
Afinal n tava nada quente. Plo que parece os novos GPU nVidia aquecem pa caraças. Em relação ao CPU, obrigado plo conselho mas eu n tenho 5anos LOL. Sei bem do bottleneck que o processador faz à gráfica, só que a minha vida n é só computadores e tnho coisas mais importantes em que investir o dinheiro. Um dia mais tarde compro um melhorzito e na altura ja n tnho d gastar guito numa GPU, mesmo que ja tejam mais baratas, pk por enquanto contento-m em jogar HL2 nas definicoes maximas :).
Em relação à alimentação, sim é OEM mas tem as amperagens igualzinhas a uma CoolerMaster plo q pensei n ser necessário dar o guito a mais, dado k n sou overclocker de gema e contento m com pouco. Aliás, o RivaTuner aumentou mm a velocidade pa de 60 pa 100 (vinha a 60 de origem) e o GPU em idle ta a 55º, o que é optimo. Obrigado plo conselho útil!

Cumps!!!
 
Última edição:
Back
Topo