1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Problema em instalar XP

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por taunus, 11 de Maio de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 952)

1. taunus

taunus Power Member

Olá
    Surgiu-me um problema que nunca me tinha ocorrido.

Tenho um portátil Acer com cerca de 1 ano com o Vista. Como nunca gostei do Vista e sempre me deu problemas com compatibilidades resolvi testar o Windows7 RC. Tenho 4 partiçoes, uma protegida com a recuperação do Vista, outra com o 7 RC, outra de back-up de dados e outra sem nada. Como o 7 RC é só para uma brincadeiras, queria instalar o XP para uso efectivo. Aqui começam os problemas:

1 - Coloco o CD do XP, faço boot pelo CD, aparece o quadro azul e ele começa a carregar todos os ficheiros para instalação. Quando aparece a mensagem com opções de instalar, recuperar ou sair, eu faço instalar e o sistema dá-me uma mensagem de que não detecta nenhum disco rígido onde fazer a instalação. Tentei várias vezes e nada. Como consigo eu instalar o XP no meu portátil?

2 - Como faço para instalar o meu Vista OEM que está na partição protegida se um dia quiser regressar ao mesmo?

2. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Eu só te posso ajudar no primeiro ponto. O problema parece ser falta de drivers sata: tens aqui a resposta para o teu problema.

Cumps.

3. syqe

syqe Power Member

Como já te responderam precisas dos drivers SATA para o setup te reconhecer o disco, fazes o download no site da Acer e corres o tutorial apresentado pelo MikeFR.

Quanto à partição de recovery, experimenta carregar ALT + F10, quando ligas o PC.

4. taunus

taunus Power Member

Ok... já estou a ver o que tenho de fazer. Agora só tenho uma dúvida. Fui ao sitio da Acer e consegui os drivers para disco SATA. É um ficheiro com 25mb com instalador. O que tenho de fazer agora? De que forma aplico estes drivers ao storage_driver?

5. syqe

syqe Power Member

No site da Acer não há nenhum driver especifico para o setup? Se não, deverá ser um ficheiro .inf na pasta do setup.

6. taunus

taunus Power Member

O que saquei da Acer é um instalador de drivers SATA. É uma pasta que tem um executável que deverá instalar esses drivers. A minha dúvida é se basta instalar esses drivers no meu SO actual e depois reiniciar e fazer boot pelo CD do XP... Se calhar não é bem assim, pois não?

O instalador faz o seguinte:

The Intel(R) Matrix Storage Manager is designed to provide
    functionality for the following Storage Controllers:
    - Intel(R) 82801IR/IO SATA RAID Controller
    - Intel(R) 82801IR/IO SATA AHCI Controller
    - Intel(R) 82801HEM SATA RAID I/O Controller
    - Intel(R) 82801HBM SATA AHCI I/O Controller
    - Intel(R) 82801HR/HH/HO SATA RAID Controller
    - Intel(R) 82801HR/HH/HO SATA AHCI Controller
    - Intel(R) 631xESB/632xESB SATA RAID Controller
    - Intel(R) 631xESB/632xESB SATA AHCI Controller
    - Intel(R) 82801GHM SATA RAID Controller
    - Intel(R) 82801GBM SATA AHCI Controller
    - Intel(R) 82801GR SATA RAID Controller
    - Intel(R) 82801GR SATA AHCI Controller
    - Intel(R) 82801GH SATA RAID Controller
    - Intel(R) 82801GH SATA AHCI Controller

7. syqe

syqe Power Member

Não basta realmente.

Deves utilizar uma ferramenta que é o nLite, carregas o CD do teu Windows, integras essa pasta com os drivers e crias uma nova imagem do CD. Gravas o CD e instalas a partir daí.

8. taunus

taunus Power Member

Já estou mais esclarecido. Tenho de encontrar o driver SATA em formato *.inf, pois o que saquei da Acer é um estúpido instalador. Já explorei a pasta mas não encontrei nenhum driver isolado.

9. taunus

taunus Power Member

Não encontro em lado nenhum drivers *.inf para SATA do acer... só encontro os instaladores. Onde posso encontrar isso para o ACER 5620Z?

10. syqe

syqe Power Member

Experimenta estes: http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&ProductID=2800&DwnldID=17413&strOSs=44&OSFullName=Windows*%20XP%20Professional&lang=eng

É um utilitário para criar uma disquete com os drivers. Podes também usar esta disquete ao invés de criar um CD com os drivers embutidos. Desta maneira arrancas pelo teu CD e no inicio da instalação ele informa-te para carregares no F6 para carregar drivers de outro lado.

Se não penso que se descompactares o utilitário os ficheiros inf estão lá numa pasta.

Última edição: 11 de Maio de 2009
  11. taunus

taunus Power Member

Não tenho diskette e os inf não estão em lado nenhum nas pastas.

Sinto-me tão burro... em todo lado tem os driver sata para o meu notebook... no entanto é tudo instalador e não consigo encontrar os *.inf para poder incorporar no nlite...

Desta forma o nlite não reconhece ñenhum driver nas pastas que eu designo...

Qume me ajuda?

12. syqe

syqe Power Member

Epa sacando o ficheiro que te indiquei, deszipas e lá dentro estão dois ficheiro .inf que podes integrar no cd.

13. taunus

taunus Power Member

Obrigado, já vi

14. taunus

taunus Power Member

Boa tarde

Estou a instalar os drivers para o XP no acer. No entanto agora tenho 3 tipos de drivers para o video, ATI, nVidia e Intel... Como posso saber qual deles instalar? Pois não sei qual é a minha gráfica...

15. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

Quando tiveres instalado o windows, vai ao gestor de dispositivos. Se não aparecer qual é a gráfica, corre o Everest.

Cumps.

16. taunus

taunus Power Member

Obrigado, vou experimentar... tenho outros dispositivos que o XP não reconhece, e a sua identificação é muito vaga... conhecem outro software que identifique esses dispositivos para eu poder actualizar os drivers?

Falei antes do tempo... parece-me que o Everest é a ferramenta adequada para tudo isso

Última edição: 12 de Maio de 2009
  17. taunus

taunus Power Member

Obrigado a todos que me ajudaram.

O XP está em pleno funcionamento com todos os drivers correctos. O notebook parece que ganhou vida, está com um funcionamento 5 estrelas. Adeus ao Vista.

Partilhar esta Página