Problema em Macbook Pro após sleep/wake-up

pedrohugof

Power Member
Boas.

Ultimamente tenho tido um problema chato com o meu macbook pro 15" late 2015 a correr o macOS Sierra. Sempre que paro de utilizar o computador, fecho a tampa do mesmo e ele entra em modo sleep. Quando o quero voltar a utilizar, abro a tampa e ele deveria acordar normalmente. O que me tem acontecido com alguma frequência é ficar com o écran todo preto, aparecendo apenas o cursor, que fica bloqueado. Quando isto me acontece tenho que fazer "force shutdown" e reiniciar novamente o computador, ficando a funcionar normalmente.
Bem sei que poderia desligar sempre o computador de cada vez que o deixo de utilizar, mas é muito mais práctico e rápido fazer o sleep, coisa que sempre fiz desde que tenho macbook's.
Será que alguém já passou pelo mesmo ou tem conhecimento do que será e como se ultrapassa esta situação?

Obrigado.
 
Eu tenho um 13'' late 2013 por isso não é comparável, mas se fosse a si fazia uma cópia usando o time machine, e depois fazia reinstalação de fresco, se o problema ficasse resolvido mantinha a instalação fresca, se continuasse igual voltava a colocar a time machine e levava à garantia.
 
Obrigado, Skorpius... vou mesmo tratar de fazer nova instalação do OSX, a ver se resolve a questão. Só o irei fazer na próxima semana, pois onde estou não tenho acesso ao disco do Time Machine.

Entretanto, ando a tentar perceber se o problema só acontece quando fecho a tampa do computador estando já o écran desligado... tenho essa sensação, as últimas duas vezes que fiz sleep tinha o écran com imagem e ao acordar correu tudo bem!!!
 
Entretanto tenho feito sleep com o écran ligado e não tenho tido qualquer problema aquando do wake-up... vou adiar a instalação mais alguns dias para ver se se confirma que desta forma não há qualquer problema com o sleep!

Comigo acontece exactamente o mesmo. MBP15 late 2015...

ocosta, caso seja possível verificares se também resulta contigo o procedimento de fazer sleep com o écran ligado, ajudaria a tentar chegar a alguma conclusão!!
 
O procedimento é sempre o mesmo. Fechar a tampa. Coincidência ou não só acontece desde que instalei o 10.12.

Curiosamente acontece com o carregador original do mbp15 85w, acontece também com o de 60w e não acontece com o de 45w.

Outra coisa que acontece com o meu é que quando ligo o iPhone 6s Plus à porta USB do lado esquerdo o telefone está sempre a ligar e a desligar como se o cabo não estivesse bom. Na porta do lado direito liga normalmente. Um iPhone 5c liga em qualquer uma das portas.
 
O procedimento é sempre o mesmo. Fechar a tampa. Coincidência ou não só acontece desde que instalei o 10.12.

Curiosamente acontece com o carregador original do mbp15 85w, acontece também com o de 60w e não acontece com o de 45w.

Outra coisa que acontece com o meu é que quando ligo o iPhone 6s Plus à porta USB do lado esquerdo o telefone está sempre a ligar e a desligar como se o cabo não estivesse bom. Na porta do lado direito liga normalmente. Um iPhone 5c liga em qualquer uma das portas.

Só utilizo o carregador original, portanto é com esse que me acontece também!!

Em relação às portas USB, só num PC que utilizo no emprego é que me acontece isso de ligar e desligar... mas é com um cabo não original, por isso não será de estranhar... quando tal acontece, por norma retiro o cabo do iPhone e volto a colocar (virado ao contrário) e funciona sem problemas!
 
Bem, passado quase uma semana, novo ponto de situação... a coincidência de ele não "crashar" quando tinha o écran ligado ao fazer sleep foi-se, ou seja, mesmo nessa situação o écran ficou todo negro ao acordar!!
Face a isso, decidi proceder à reinstalação do sistema operativo (com formatação do disco) e posteriormente através do assistente de migração repor uma cópia de segurança do Time Machine. Está assim desde sábado e até agora tem funcionado bem, ainda que seja demasiado cedo para chegar a qualquer conclusão.
Caso o problema se volte a manifestar, irei proceder a nova reinstalação do sistema, desta vez sem repor a cópia de segurança. Espero que isto seja um problema de software e não de hardware.​
 
E pronto, passado mais de um mês desde que formatei e reinstalei o sistema operativo, nunca mais tive o problema com o sleep / wake-up, pelo que parece que o problema seria mesmo de software e já foi ultrapassado.

Assim sendo, penso que o tópico pode ser encerrado.
 
Back
Topo