1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Estranho (Acho Eu!)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por PassosDiasAguia, 3 de Outubro de 2004. (Respostas: 22; Visualizações: 1174)

1. PassosDiasAguia

PassosDiasAguia Power Member

Vejam lá se me conseguem safar desta (please!)

Passado algum tempo com o computador ligado, este bloqueia, apresentando os seguintes sintomas:

Monitor sem sinal (ecrã preto e luz do power a piscar)
    Leitor DVD funciona (abre a fecha a gaveta)
    Gravador de CD's n funciona
    alt+ctrl+del n funciona
    Reset n funciona (muito estrenho)
    Botão power desliga o comp. (passados 4 seg. claro)

Isto acontece quer estaja com a net ligada ou n.

Reparei q isto demora + tempo a acontecer, se o comp tiver bastante tempo desligado (genero durante a noite)

Caracteristicas do comp:
    AMD thuntherbird 700 (com ventoinha 8cm nova - isto já acontecia com ventoinha de origem)
    Board MSI
    Disco Segate 80Gb (novo - acontecia o mesmo com o antigo q avariou)
    DVD ide1 - slave
    CDRW ide1 - master
    Sapo ADSL
    WinXP Pro Sp1
    Kaspersky
    Firewall do XP :rolleyes:

2. Flyer

Flyer Power Member

pah eliminas-te as coisas mais comnuns?

Adware/Spyware?

Temps como estão?

Será q entra em hibernação e n sai, será isso?

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Isso parece-me que algum componente possa estar a fazer mau contacto ou sobreaquecimento.
    Confirma se tens tudo bem encaixado. Tira a mem e limpa os contactos.
    Isso não dá uns bips anormais no arranque?

PassosDiasAguia vê as PMs sff. Tens uma Private Message minha.

4. Nuke

Nuke Power Member

Tendo em atenção o último comentário "Reparei q isto demora + tempo a acontecer, se o comp tiver bastante tempo desligado (genero durante a noite)" eu primeiro desconfiaria de um problema de sobreaquecimento no processador. Quando o computador estiver ligado e a funcionar toca no dissipador do cooler do processador. Se este estiver demasiado quente para o toque ou estiver mesmo frio (o TB700 produz ainda algum calor), retira o cooler e reinstala-o outra vez sem esquecer de aplicar alguma pasta térmica. Verifica que o cooler está bem instalado já que alguns coolers são passíveis de instalação errada, ficado o core sem contacto com o dissipador.

5. PassosDiasAguia

Quanto ao Adware/Spyware o Kaspersky n acusa nada, mas vou tentar com o Webroot Spy Sweeper e o Ad-Aware SE.

Vou controlar as temps com o Hardware Sensors Monitor (a temp do CPU tem que ser inferior a 65º n é?).

Vou verificar a mem, o cpu e os seus contactos, penso q deve estar tudo bem instalado (fui eu q instalei :D) mas vou verificar novamente.

Não dá uns bips anormais no arranque.

Mas o q eu acho mais estranho é o facto do Reset n funcionar!

PS: Isto só pode ser verificado amanhã pois o comp. é duma amiga, ao qual faço assistencia tecnica (ao comp. claro! :joker: ).

Gracias pelas respostas, eu depois digo qq coisa

6. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Hum, para o reset n funcionar... parece-me ser mesmo problema de hardware. vê as temperaturas e voltagens, se estiver ok experimenta testar a RAM e dps diz qquer coisa.

7. Gu!LhAx

Gu!LhAx Power Member

Na minha opinião acho que é da board. Eu tive o mesmo problema. Tive esse problema durante muito tempo e isso cada vez vai agravando mais até berrar completamente. O pc não arrancava mais, só dava alimentação e para desligar só mesmo pelo interruptor da alimentação.
    Mas o teu problema pode ser outro, por isso experimenta mudar a fonte e vês se aoresenta os mesmos sintomas. Se continuar na mesma, faz aquilo que o Nuke disse, retira o dissipador e poe pasta térmica no processador e coloca-o novamente com cuidado. Vai controlando as temperaturas principalmente as da board e posta aqui, se começares a ter temperaturas muito altas tenta arranjar um coolerzito para pores no dissipador da board (se tiveres) ou entao pega mesmo naquelas ventoinhas de verão :D Também para veres se é da board ou não experimenta também tirar as memórias todas a ver se começa a "buzinar" no arranque. Se fizer acho que não é da board.
    (Espero não estar a dizer nada de errado!:))

Espero que tenha ajudado no teu problema!

Cumps
    Guilherme

8. PassosDiasAguia

Corri o Spy Sweeper e o Ad-Aware SE e n acusou nada de especial.

O processador (com pasta termica) e a mem estão bem instalados.

Exprimentei pôr a ventoinha dum 486 no dissipador da board, mas tb n resultou.

As temps max. são 48º e 38º para o processador e board respectivamente.

Quanto às voltagens só achei estranha a do processador q deveria ser 1,75 (penso eu) e andava pelos 1,62 a 1,70V.

A board q é uma K7T Pro2-A(MS-6330) tem na parte interior uns leds de diagnostico, q segundo o manual indicam q o problema está na placa gráfica.
    Entretanto verifiquei q a ventoinha do dissipador da p. gráfica (q é uma TNT2) ou está parada ou a trabalhar muito devagar, então exprimentei com outra q tinha dum 486, mas mesmo assim o comp bloqueou (mas aguentou mais tempo cerca 1 hora).
    Ou seja, penso q o problema ou está n placa gráfica ou na zona da board q controla a parte gráfica. O q é q acham?

Agora tenho medo de exprimentar a minha p. gráfica naquele comp., pois a board pode estar marada e lá vai uma p. gráfica à vida! O q é q acham?

Obrigado pelas respostas :cool:

9. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

e o resto das voltagens, como estão? nos 3.3, 5, e 12? :)

10. PassosDiasAguia

3,34 ; 4,82 e 12,54 V

11. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Os 5V estão um pouco baixos... mas eu às x tenho mais baixo k isso e isto aguenta-se... Experimenta só desactivar tudo em "power options", no painel de controlo, pa ver o k acontece. Eu n estou a ver mesmo o k poderá ser.

12. PassosDiasAguia

Queres q desligue o standby e a hibernação, n é?

Ok, mas só pode ser amanhã, pois como eu expliquei anteriormente o comp. n é meu.

13. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Sim, isso mesmo... É só uma tentativa. :D

14. PassosDiasAguia

Com o standby e a hibernação desligados ele bloqueia na mesma.

N sei q mais explimentar! >(

15. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

I'm out of ideias... :(

16. kazuza

kazuza Power Member

Reset não funciona?! :eek:

Computador mal montado! Desmonta tudo e monta novamente (inclusivé retirar a motherboard da caixa...) ...

17. Chip

Chip Zwame Advisor

tb me parece apenas uma de duas coisas, má montagem ou sobreaquecimento

(se a amiga for jeitosa não faltam voluntários para a assistência técnica) :D

18. PassosDiasAguia

Aquilo está cada vez mais estranho já exprimentei quase tudo. Agora umas x bloqueia passado 30min. outras dura + de 3 horas.
    Quanto ao computador estar todo mal montado, acredito pois n fui eu q o montei de raiz :D, mas para mim é a board q está a dar o berro!

Parece q o comp. ainda está na garantia (Garantia Vitalicia da *****) portanto eles q resolvam o problema.

Obrigadão pelas sujestões! (menos a do Chip :D )

19. Chip

Chip Zwame Advisor

:-D :-D :-D :-D

Tá comprovado, é jeitosa :D

20. wOmBaT_PT

wOmBaT_PT Banido

utiliza a tecnica do tira e mete... comeca por retirar todas as pecas e remonta tudo outra x, mas desta x peca a peca... as mems, grafica, sound, etc.e vai testando conforme vais montando as pecas(usa algum prog diagnostico, sandra, pc wizard, etc...). atencao a mb, conforme o kazuza diz, confere se ta bem montada(se nao tens nada a fazer contacto com a mb, por ex), quase de certeza q tens os pinos trocados para nao fazer reset... azta

Partilhar esta Página