1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema estranho c a BIOS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Bran_McNobre, 16 de Novembro de 2006. (Respostas: 13; Visualizações: 1156)

1. Bran_McNobre

Bran_McNobre Power Member

Ola.

Não sou muito entendido em hardware (e pouco entendido em software..) e tenho um problema que parece grave no PC.

Ontem utilizei o PC normalmente, no entanto tentei ligar uma drive leitora de DVDs (da ASUS a 16x - Modelo: DVD-E616P1) que não consegui pôr a funcionar apesar de seguir as instruções (o PC simplesmente não reconhecia a existência da drive no arranque...). Como não consegui voltei a ligar tudo como estava anteriormente (ou seja voltei a ligar as duas drives CD-ROM -uma leitor a outra gravador). Até verifiquei umas duas vezes se estava tudo bem conectado.

Hoje de manhã, quando liguei o PC este começou o arranque normalmente mas depois quando chega ao "ecrã" de auto detecção das drives, apesar de realizar e detectar as drives, como sempre fez, não passa deste "ecrã"... quer dizer, durante uns segundos...depois reinicia novamente. E faz isto ciclicamente...Tentei aceder à BIOS, carregando na tecla respectiva (F2) e ao BOOT MENU (F11) e, de facto, surge o GO->SETUP ou o GO->BOOT MENU mas tudo decorre como se não tivesse carregado em nenhuma tecla, ou seja, ele fica parado uns segundos e reinicia sozinho...

Peço desculpa, mas mais uma vez,como não entendo muito de hardware e vou tentar transcrever aquilo que me parece ser as informações que surgem no arranque:

"primeiro ecrã":
    ASUS V8200 VGA BIOS version 3.20.00.10.AS01
    Copyright (c) 1996-2000 NVidia
    64.0 RAM

"segundo ecrã" (é neste que ele pára, ouço o que me parece ser ele a aceder à drive de disketes e depois reinicia dando dois "blips"):
    AMIBIOS c (2003) AMERICAN MEGATRENDS INC. ACPI compliant BIOS
    P4VT8 BIOS P1.30

INTEL(R) PENTIUM(R) 4 CPU, 1.80GHz, (100x18.0 CPUID:0F12)

524288KB ok

F2: Setup F11:Boot Menu
    Auto-Detecting Pri MAster.. IDE Hard Disk
    Auto-detecting Sec Master.. ATAPI CD-ROM
    Auto-detecting Sec Slave.. ATAPI CD-ROM
    Pri Master: 3.05 ST380021A
    Ultra-DMA Mode-5, S.M.A.R.T., Capable but Disabled

Lamento pela extensão do post mas espero ter dado as informações minimas necessárias para pedir ajuda =)
    É um PC já com uns aninhos (cerca de 5/6 anos, parece-me), e ainda por cima é aquele que é utilizado pela familia toda (net, fotos, jogos, videos, msn, trabalho, etc, etc...). Mas é vital que esteja operacional pois dependemos dele neste momento essencialmente para trabalho e pesquisa (estas coisas acontecem sempre nas piores alturas..). Por isso se alguém puder ajudar ou aconselhar alguma coisa fica desde já o meu agradecimento.

Obrigado

2. steelballzz

steelballzz Folding Member

parece-me k terás trocado a ordem das drives....
    verifica o jumper das ditas drives e ve se estao bem definidas com master e slave ou como cable select....

3. fernandes

fernandes Power Member

verifica de novo tudo o que seja ligações. podes até ter deslocado um módulo de memoria quanto estavas a mudar as drives. encaixa tudo direito de novo.

e se dizes que ele dá 2 beeps antes de reiniciar deve ser problema com a memória. podes procurar o codigo dos beeps para a tua bios.

4. Bran_McNobre

Obrigado pela rapidez

Muito obrigado pela rapidez com que responderam ao meu post.

Steelballz desculpa pela ignorância mas o q são os jumpers? É o mesmo que o cabo IDE? E quando referes "ve se estao bem definidas com master e slave ou como cable select" queres dizer para alterar as ligações do cabo (ou seja, terei ligado mal os cabos - troquei-os)? É que não consigo aceder mesmo à BIOS pelo que me parece que é essa a única hipótese.. E já agora, isso é motivo para ele me impedir de aceder à BIOS? Mais uma vez peço desculpa pela ignorância =)

fernandes já agora sabes onde posso procurar esse código? No entanto eu vou tentar o google e os threads aqui do fórum porque me parece que já vi aqui um link para algo assim.

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar aquilo que referiram.

5. steelballzz

o melhor e dares um pulo á minha avaliação e adicionares-me ao msn

cumps

6. Bran_McNobre

Dsc mas como é q acedo à tua avaliaçao? É q cliquei no link q tens no post, fiz o log in, mas dizem q n tenho previlegios suficientes...

7. fernandes

fernandes Power Member

basta googlares por "beep codes" aparece muita coisa. depois só tens de ver o erro correspondente ao numero de beeps na tabela referente à tua bios.

8. Bran_McNobre

Ok, tou a ver ver isso - neste momento tou a ver o AMI (American Megatrends International) BIOS Beep Codes.

Obrigado

9. Bran_McNobre

Beeps Memory parity error Bad memory

portanto, em principio será a memória (RAM?)...

10. Bran_McNobre

2 Beeps Memory parity error Bad memory

11. fernandes

fernandes Power Member

vê se não deslocaste sem querer algum dos módulos de ram. tira-os e encaixa-os de novo para teres a certeza-

12. Bran_McNobre

desculpem, mas de qq forma é impossivel aceder à BIOS desta forma? Não existe nenhuma maneira de aceder a ela sem ser através da tecla F12?

13. Bran_McNobre

fernandes dsc, mas a RAM é a placa mais pequena? Comprida e encaixada numas fichas de cor azul? (Sou msm ignorante nesta matéria... =)

14. steelballzz

~

tens razão...nem reparei k nao eras power member

tens pm

Partilhar esta Página