Problema estranho c a BIOS

Bran_McNobre

Power Member
Ola.

Não sou muito entendido em hardware (e pouco entendido em software..) e tenho um problema que parece grave no PC.

Ontem utilizei o PC normalmente, no entanto tentei ligar uma drive leitora de DVDs (da ASUS a 16x - Modelo: DVD-E616P1) que não consegui pôr a funcionar apesar de seguir as instruções (o PC simplesmente não reconhecia a existência da drive no arranque...). Como não consegui voltei a ligar tudo como estava anteriormente (ou seja voltei a ligar as duas drives CD-ROM -uma leitor a outra gravador). Até verifiquei umas duas vezes se estava tudo bem conectado.

Hoje de manhã, quando liguei o PC este começou o arranque normalmente mas depois quando chega ao "ecrã" de auto detecção das drives, apesar de realizar e detectar as drives, como sempre fez, não passa deste "ecrã"... quer dizer, durante uns segundos...depois reinicia novamente. E faz isto ciclicamente...Tentei aceder à BIOS, carregando na tecla respectiva (F2) e ao BOOT MENU (F11) e, de facto, surge o GO->SETUP ou o GO->BOOT MENU mas tudo decorre como se não tivesse carregado em nenhuma tecla, ou seja, ele fica parado uns segundos e reinicia sozinho...

Peço desculpa, mas mais uma vez,como não entendo muito de hardware e vou tentar transcrever aquilo que me parece ser as informações que surgem no arranque:

"primeiro ecrã":
ASUS V8200 VGA BIOS version 3.20.00.10.AS01
Copyright (c) 1996-2000 NVidia
64.0 RAM

"segundo ecrã" (é neste que ele pára, ouço o que me parece ser ele a aceder à drive de disketes e depois reinicia dando dois "blips"):
AMIBIOS c (2003) AMERICAN MEGATRENDS INC. ACPI compliant BIOS
P4VT8 BIOS P1.30

INTEL(R) PENTIUM(R) 4 CPU, 1.80GHz, (100x18.0 CPUID:0F12)

524288KB ok

F2: Setup F11:Boot Menu
Auto-Detecting Pri MAster.. IDE Hard Disk
Auto-detecting Sec Master.. ATAPI CD-ROM
Auto-detecting Sec Slave.. ATAPI CD-ROM
Pri Master: 3.05 ST380021A
Ultra-DMA Mode-5, S.M.A.R.T., Capable but Disabled

Lamento pela extensão do post mas espero ter dado as informações minimas necessárias para pedir ajuda =)
É um PC já com uns aninhos (cerca de 5/6 anos, parece-me), e ainda por cima é aquele que é utilizado pela familia toda (net, fotos, jogos, videos, msn, trabalho, etc, etc...). Mas é vital que esteja operacional pois dependemos dele neste momento essencialmente para trabalho e pesquisa (estas coisas acontecem sempre nas piores alturas..). Por isso se alguém puder ajudar ou aconselhar alguma coisa fica desde já o meu agradecimento.

Obrigado
 
parece-me k terás trocado a ordem das drives....
verifica o jumper das ditas drives e ve se estao bem definidas com master e slave ou como cable select....
 
verifica de novo tudo o que seja ligações. podes até ter deslocado um módulo de memoria quanto estavas a mudar as drives. encaixa tudo direito de novo.

e se dizes que ele dá 2 beeps antes de reiniciar deve ser problema com a memória. podes procurar o codigo dos beeps para a tua bios.
 
Obrigado pela rapidez

Muito obrigado pela rapidez com que responderam ao meu post.

Steelballz desculpa pela ignorância mas o q são os jumpers? É o mesmo que o cabo IDE? E quando referes "ve se estao bem definidas com master e slave ou como cable select" queres dizer para alterar as ligações do cabo (ou seja, terei ligado mal os cabos - troquei-os)? É que não consigo aceder mesmo à BIOS pelo que me parece que é essa a única hipótese.. E já agora, isso é motivo para ele me impedir de aceder à BIOS? Mais uma vez peço desculpa pela ignorância =)

fernandes já agora sabes onde posso procurar esse código? No entanto eu vou tentar o google e os threads aqui do fórum porque me parece que já vi aqui um link para algo assim.

Muito obrigado pela ajuda, vou tentar aquilo que referiram.
 
basta googlares por "beep codes" aparece muita coisa. depois só tens de ver o erro correspondente ao numero de beeps na tabela referente à tua bios.
 
Back
Topo