1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema estranho (Placa Gráfica)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tubara0, 19 de Setembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 616)

1. Tubara0

Tubara0 Power Member

Um colega meu comprou um PC:

Asus P5Q-E Intel P45 SK775
    Asus ATI HD4850 512MB DDR3 PCI-E
    INTEL Core2 QUAD CORE Q6600 BOX
    OCZ Platinum XTC DDR2 2x2GB PC8000
    Seagate 500GB Sata II 32MB
    Nox Coolbay 25 (Fan lateral de 25cm, fan frontal e traseira de 12cm)
    Nox Urano 600w Sli 12cm

Alguns destes componentes podem não ser importantes para o problema, mas fica aqui o PC ao detalhe para que me possam tentar ajudar da melhor forma.

Depois fui lá a casa dele e após instalar o sistema operativo (Win XP Pro SP3), os drivers, etc... Pareceu-me estar tudo em ordem, fui-me embora... ainda corri o Call of Duty 4 a ver se estava tudo normal e na altura estava.
    No dia seguinte o meu colega veio-me dizer que o PC estava constantemente a dar ecran preto, 1/2segundos dps aparecia a imagem a dar o erro do "VPU Recover has reset your graphics accelerator".
    Além disso quando corria jogos, apareciam uns riscos brancos no ecran e o PC agarrava e por vezes reiniciava sozinho, outras vezes agarrava e era necessário o reboot pelo botão "reset".

Pensei que ele tivesse mexido em algo ou assim e fui convencido que seria um problema fácil de solucionar, cheguei lá e a 1ªcoisa que fiz foi ver qual era o problema e de seguida... a solução mais "facil" foi instalar os últimos drivers da ATI... ou seja (Catalyst + Display Driver 8.8, sei que agora já saiu o 8.9, mas isso foi hoje e ainda não tive tempo de ir lá ver se soluciona algo).
    Para meu espanto após essa instalação o PC ficou bom, ficou bom após instalar e reniciar, porque de seguida voltei a reniciar e estava tudo na mesma... Ora que coisa "estranha", nunca me tinha acontecido algo do genero.

Voltei a instalar os drivers e volta a acontecer o mesmo, fica tudo bem após a instalacao, a correr os jogos e tudo normal... sem erros do VPU recover e etc.
    Experimentei os drivers originais, os da ATI 8.8... e também os do fabricante da placa (Asus)... que são iguais aos da ATI, simplesmente levam uma personalização na imagem do Catalyst...
    Todos eles solucionava o problema no 1º reboot... mas após o 2º reboot tudo voltava a estaca zero.
    Verifiquei a versão da BIOS e vi que já tinham saido várias versões novas, actualizei a BIOS com pouca fé de ver o problema solucionado (mas como até é bom ter a BIOS actualizada, ficou já feito). Continuava tudo na mesma após a actualização.
    As temperaturas do PC pareceram-me normais, até porque acho que o PC tem uma ventilação porreira... não?

Alguém já teve um problema do genero? Possiveis soluções? Poderá a gráfica estar com algum problema? Vale pena formatar novamente o PC?

Tanto as temperaturas altas como a gráfica ter algum problema, dúvido que sejam.. porque sempre que os drivers da placa são re-instalados... o PC fica totalmente normal e a correr com um bom desempenho.

Peço desculpa pelo este texto tão longo, mas é para que percebam e possam ajudar-me a solucionar o problema deste meu colega.

Obrigado a todos,
    Cumprimentos !

Última edição: 19 de Setembro de 2008
  2. Tubara0

Tubara0 Power Member

Ninguém tem uma sugestão para tentar solucionar este problema? Não aconteceu a ninguém algo do genero?

3. RSC

RSC Power Member

Há relatos de 4850's defeituosas darem ecrãs pretos, sobretudo em gaming. Eu apostava na gráfica como causa, mas pelo sim pelo não corre o memtest 86 nas rams durante umas horas e vê se têm erros.

4. Tubara0

Tubara0 Power Member

O mais estranho é que após instalar os drivers... fica tudo bem, excepto se voltar a reiniciar.
    Mas obrigado pela ajuda, se mais alguem tiver alguam sugestão que diga.

5. Tubara0

Tubara0 Power Member

Voltei a formatar-lhe o PC, instalei os drivers, inclusive o novo ATI Catalyst 8.9 e parece estar tudo ok...
    Vamos ver até quando, espero que tenha sido o fim do problema... senão lá terá de ir para a loja.
    Há com cada problema mais estranho..

Obrigado a todos pela ajuda http://www.*****.net/forum/images/smilies/icon_wink.gif

O meu colega também agradece...

Cumprimentos !

Partilhar esta Página