Problema grave (crash)

droidman

Power Member
procurei no google informaçoes sobre um problema que tenho tido recentemente, o meu pc tende a crashar constantemente com ecrã azul e da o seguinte erro:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
stop: 0x0000000A, (0x00000166, 0x00000002, 0x00000000, 0x804e5433)

Encontrei algumas respostas no google mas nao entendi la muito bem o que me foi aparecendo, alguem esta inteirado do assunto k me possa ajudar ?
 
Isso costuma ser de várias coisas.

Memória nas couves (usa o memstest86 para verificar a ram)
CPU a sobreaquecer (vê as temp na BIOS, s epossivel tbm no windows com uma app para isso)
Erros no HD tbm podem ocasionar isso (chkdsk no animal...)
Maus cabos do HD (torcidos, dobrados, ordem do master slave ao contrário, etc...)
Uma instalação do win que deu/está a dar o real berro...

E muitos mais...
 
ShadeX sabes algum prog sem ser esse memtest ? eu nao tenho drive de disketes e o gajo precisa dela, n sabes nenhum k arranke de uma PEN ?
 
Última edição:
tens netcabo/adsl?

modem ligado por usb?

experimenta mudar as drivers do modem.


lembrei-me disso do tempo que tinha netcabo e um motorola4200 ligado por usb.

isso é conflictos de IRQ e geralmente é porque o windows xp usa por vezes a mesma porta IRQ para varios dispositivos (usb/rede/rato/teclado etc) e depois entram em conflicto.

Cumps
 
tenho ADSL 16mbps pelo que uso a porta de rede. Mas numa coisa es capaz de ter razao, tudo isto começou des de que liguei uma pen sem fios para comunicar com o meu vizinho...
como sei ao certo de onde vem o problema e como o evito ?
 
Shadex e não podes testar o controlador de memória do CPU com ele em idle :P Este memtest mete-o em full... Parece k ultimamente toda a gente desistiu do memtest em dos, porque muitas vezes passa no memtest de dos, e nem o Windows fica estável... Weird hein ? Também só descobri isso há dias quando andava pelo XS...
 
essa pen tem drivers?
procura no google por -> IRQ problems+ USB <-
-Reinstala essa usb wireless, se nao o souberes, vai a device manager quando estiver ligada e faz Unistall.
- Faz unistall ás portas USB, reinicia, e depois o windows xp volta a configura-las.
-Vais ter que ir eliminado hipoteses, vai ver o que tens ligado no computador, no device manager e verifica em view-> resources by type, vais ver uma listagem de todos o hardaware que usa IRQ's.
depois, talvez seja recomendavel naqueles que tiveres alguma duvida, reinstalar os drivers, tipo teclado, rato, etc.
- Em ultimo caso o Format C: resolve 99% dos problemas.

cumps
 
God_Lx disse:
Shadex e não podes testar o controlador de memória do CPU com ele em idle :P Este memtest mete-o em full...

Erhmmm, isso só se aplica a cpus que tenham o controlador neles próprios (A64 only???). De resto, como raio pode o controlador de memória estar idle se o memtest86 está a escrever a torto e a direito na dita? Contradicção? E não é DOS, é Linux. DOS ocupava muito provavelmente ,)

O memtest86 é primáriamente para detectar ram defeituosa de raiz, e não ram que está "aparvalhada" devido a OC/Timings. Tbm se pode usar, mas não é a função dele.

De qqr modo, o que dizes é válido, e muito provavelmente era de bom senso criar um memtest86 para oc'ers com 2as threads. Uma para testar a RAM, a outra para sobrecarregar o CPU á lá prime95.

Anyway, a questão quanto a mim nem se põe, pq passar o memtest86 só quer dizer mesmo que o bixo está estável @idle como dizes. Assim, sabendo que @idle o bixo está bem, a seguir leva com outra bateria de testes (3DMark, CB2003, Prime, etc...). Se crashar, fizer coiss estranhas, ups, down comes the FSB a bit ,) Ou relaxar a RAM... Ou baixar o FSB e apertar na RAM... Ou pilhas de outras opções ,)
 
Sim Shadex, mas ele n diz k CPU é :P Logo o de Windows cobre essa hipotese... Quanto ao memtest de dos/Linux não fazia ideia k era Linux aquilo, como a propria DFI o trás na bios nunca me lembrei disso... Para muitos overclockers já desistiram do da bios/linux pq depois no Windows (que é onde interessa) não funciona bem :P

De qq das maneiras parece k não é memória :(
 
God, o do windows não pode testar a RAM que o OS estiver a usar... Logo, se o erro estiver lá, tbm te passa despercebido e nunca vais saber o pq de alguns crashes misteriosos, ou de uma font que tem um caracter defeituoso neste boot e não o tem no próximo, etc....

Mas a ideia não é má... Vou sugerir ao autor do memtest86 um 2º thread da app para stressar o cpu enquanto o 1º testa a ram. Assim ficavamos com o melhor possivél.

Mas claro, que nunca vais poder testar a RAM onde estiver o kernel linux e o memtest86 de qqr modo.

No such thing as a free luch... :D
 
Back
Topo