[Problema] Grub Rescue - Linux Mint

RuFuS

Power Member
Boas!

Estou aqui com um problema um tanto ou quanto grave...o Mint foi "suspenso" ontem à noite e à pouco o Grub não arrancou ficando em modo Rescue.

Já fiz os passos que se encontram aqui:

https://mintguide.org/system/186-re...ystem-grub-rescue-in-linux-mint-pinguyos.html

Mas quando chega ao comando:

"insmod normal"

obtenho a info

"unknow file system"

Entretanto já arranquei com pen linux e não consigo aceder ao disco...dá-me erro!

Alguma sugestão?
 
Tenho a seguinte boot info (corri o boot repair disk):

"Mounting failed: mount: wrong fs type, bad optin, bad superblock on /dev/sda1m
missing codepage or helper program, or other error
In some cases cases useful info is found in syslog - try
smesg | tail or so"
 
Tenho a seguinte boot info (corri o boot repair disk):

"Mounting failed: mount: wrong fs type, bad optin, bad superblock on /dev/sda1m
missing codepage or helper program, or other error
In some cases cases useful info is found in syslog - try
smesg | tail or so"

Vamos lá a ver se consigo ajudar-te, passa o comando abaixo;

Código:
 sudo fdisk -l

Só tens linux instalado ou tens dual-boot com Windows?
 
Só "tinha" linux...e digo tinha porque não consegui fazer nada...parece-me que o problema é do disco que nem a firmware consegui actualizar... =\

Tentei tudo...não consegui nada.......hiren's boot cd (muita aplicação)...rescatux...file explorer para ext4...boot recovery...getdataback...curiosamente o getdataback detecta os blocos e a informação mas depois não lê por estar em ext4, há alguma alternativa que o faça?
 
Só "tinha" linux...e digo tinha porque não consegui fazer nada...parece-me que o problema é do disco que nem a firmware consegui actualizar... =\

Tentei tudo...não consegui nada.......hiren's boot cd (muita aplicação)...rescatux...file explorer para ext4...boot recovery...getdataback...curiosamente o getdataback detecta os blocos e a informação mas depois não lê por estar em ext4, há alguma alternativa que o faça?

Preciso de saber quantas partições tens, ou seja se tens partição de boot, root e swap.
 
Já não consigo fazer nada disso em Linux.

Neste momento já consegui aceder aos ficheiros todos que estão lá dentro mas o programa requer licença:

http://www.sysdevlabs.com/product.php?id=rdr6&lang=eng

Para já também não vi nenhum ficheiro lá dentro relevante pois não tenho noção do que lá estava...

Vou tentar ajudar-te,colocas uma pen com uma live iso ou cd e faz o seguinte,

Código:
- sudo mount -t ext4 /dev/sda1  /mnt/boot
- sudo mount -t ext4 /dev/sda2 /mnt
- sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
- sudo reboot
 
Malta infelizmente não me restou alternativa que ligar o disco externamente em ambiente windows e com ferramentas de recuperação, retirar a informação que estava no disco: o disco está a funcionar bem mas não me deixa actualizar a firmware o que me leva a crer que não estará a 100% e algo não está bem.

Para quem ficar alguma vez enrascado, recomendo o RECUVA recovery pois lê EXT4 que é o que a malta precisa...

Cumps e obrigado!
 
Boa noite,

Desculpem desenterrar isto, mas o problema é muito similar e faz-me mais sentido desenterrar.

Tenho no meu Laptop dualboot (linux Mint e WIN10) hoje precisei ir ao windows e começou lá com os updates, até ai nada de novo, a não ser quando depois de um dos varios reboots simplesmente não arrancou mais, dá-me ideia que atrofiou algo na UEFI, depois de alguma luta lá consegui fazer reset á BIOS e voltar a arrancar o PC mas perdi o GRUB, vai-me directo para o modo Rescue.

Já andei aqui a tentar e não estou a conseguir meter a coisa a dar, se alguem me conseguir dar uma ajuda agradeço.

Nota: Entretanto fiz um clone do meu HDD para outro de forma poder testar opções sem correr o risco de poder perder tudo, tenho algumas coisas que precisava recuperar que não tenho no ultimo backup.


Deixo output do fdisk -l e o que aparece no gparted


Disk /dev/sda: 447.13 GiB, 480103981056 bytes, 937703088 sectors
Disk model: KIOXIA-EXCERIA S
Units: sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disklabel type: dos


Device Boot Start End Sectors Size Id Type
/dev/sda1 * 2048 205375437 205373390 98G 7 HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda2 205375488 206716927 1341440 655M 27 Hidden NTFS WinRE
/dev/sda3 206721022 410269695 203548674 97.1G 5 Extended
/dev/sda4 410269696 468860927 58591232 28G 7 HPFS/NTFS/exFAT
/dev/sda5 402456576 410269695 7813120 3.7G 82 Linux swap / Solaris

Partition table entries are not in disk order.


ubuntu@ubuntu:/$ sudo mount -t ext4 /dev/sda1 /mnt/boot
mount: /mnt/boot: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/sda1, missing codepage or helper program, or other error.





Entretanto com o boot repair consegui que arranca-se o PC mas foi-me para o WIN10 :nocom8le::grumpy:

E desconfio que me deve ter ainda lixado mais a partição EXT4 ainda bem que isto é o clone.
 
Última edição:
Quanto mais lhe mexeres pior será, em sistemas dual boot o gestor grub tem de ser o prioritário pois ele é capaz de gerir as entradas Win e gerir a parte de entradas Linux (kernel mais initrc em partição).

Ou seja deste cabo do grub o que tens de fazer é recuperá-lo e colocá-lo como gestor do boot, se ele estiver e não estiver no entanto a dar-te a entrada de linux então é porque a partição de boot não está definida e vais ter de a definir.

Sugestão se gostas de windows usa o sistema windows se gostas de Linux usa Linux se gostas de ambos usá-los em sistema bi-partidos em gestor de boot acarreta estes possiveis problemas, o melhor é se tiveres 2 máquinas uma com windows outra com Linux, ou então usar um sistema só.

Pelo que eu vi tu perdeste a entrada da partição de 93 e 223 GB para as recuperares tens de usar o comando lsdlk e outros dado que tens o ntfs.
O problema é que nesse estado antes convem recuperar o grub e monta externamente partições.

Um cumulo de trabalhos e que eu sei mais ou menos os passos mas para suporte desse tipo eu prefiro o meio direto com a máquina porque por vezes os usuários têm um perfil ou outro .

O melhor é tu tendo um backup, reinstalares, se fosse eu usava apenas um sistema e não 2, no fim acabas a usar muito um e o outro é para usar de vez em quando, se te sentes bem com windows sugiro-te usar esse.

O último vídeo do professor Paulo Kretcheu fala precisamente da recuperação de partições no caso é partição boot se quiseres ver vais perceber como o teu problema não é fácil de resolver se não tiveres mais ou menos tu mesmo uma ideia de como o fazer.


Se tiveres uma janela grub rescue e a partição /boot der problemas podes tentar um método via live cd externo e tentar reparar partiçõs de lá para o disco interno via test disk exemplo → https://genuine-lamps.com/es/linux/4058-how-to-recover-lost-partitions-and-hard-disk-data-guide.html.

https://help.ubuntu.com/community/LiveCdRecovery
https://www.supergrubdisk.org/
...
 
Última edição:
Quanto mais lhe mexeres pior será, em sistemas dual boot o gestor grub tem de ser o prioritário pois ele é capaz de gerir as entradas Win e gerir a parte de entradas Linux (kernel mais initrc em partição).

Ou seja deste cabo do grub o que tens de fazer é recuperá-lo e colocá-lo como gestor do boot, se ele estiver e não estiver no entanto a dar-te a entrada de linux então é porque a partição de boot não está definida e vais ter de a definir.

Sugestão se gostas de windows usa o sistema windows se gostas de Linux usa Linux se gostas de ambos usá-los em sistema bi-partidos em gestor de boot acarreta estes possiveis problemas, o melhor é se tiveres 2 máquinas uma com windows outra com Linux, ou então usar um sistema só.

Pelo que eu vi tu perdeste a entrada da partição de 93 e 223 GB para as recuperares tens de usar o comando lsdlk e outros dado que tens o ntfs.
O problema é que nesse estado antes convem recuperar o grub e monta externamente partições.

Um cumulo de trabalhos e que eu sei mais ou menos os passos mas para suporte desse tipo eu prefiro o meio direto com a máquina porque por vezes os usuários têm um perfil ou outro .

O melhor é tu tendo um backup, reinstalares, se fosse eu usava apenas um sistema e não 2, no fim acabas a usar muito um e o outro é para usar de vez em quando, se te sentes bem com windows sugiro-te usar esse.

O último vídeo do professor Paulo Kretcheu fala precisamente da recuperação de partições no caso é partição boot se quiseres ver vais perceber como o teu problema não é fácil de resolver se não tiveres mais ou menos tu mesmo uma ideia de como o fazer.


Se tiveres uma janela grub rescue e a partição /boot der problemas podes tentar um método via live cd externo e tentar reparar partiçõs de lá para o disco interno via test disk exemplo → https://genuine-lamps.com/es/linux/4058-how-to-recover-lost-partitions-and-hard-disk-data-guide.html.

https://help.ubuntu.com/community/LiveCdRecovery
https://www.supergrubdisk.org/
...

Obrigado, vou ver se consigo algo com isso.

O meu uso é 95% Linux 5% Windows porque há algumas coisas que não há volta a dar senão usar windows.
Já tive problemas no passado com o grub e é algo com que normalmente consigo viver, grub e MBR recuperam-se com relativa facilidade, agora isto de desaparecer a partição por completo é que foi novidade.

Vou ver o que consigo, como referi, fiz logo um clone do disco para outro de forma que teste o que testa de momento não destruo mais do que já possa estar, apenas necessito recuperar uns dados da ultima semana que não tenho no backup
 
Obrigado, vou ver se consigo algo com isso.

O meu uso é 95% Linux 5% Windows porque há algumas coisas que não há volta a dar senão usar windows.
Já tive problemas no passado com o grub e é algo com que normalmente consigo viver, grub e MBR recuperam-se com relativa facilidade, agora isto de desaparecer a partição por completo é que foi novidade.

Vou ver o que consigo, como referi, fiz logo um clone do disco para outro de forma que teste o que testa de momento não destruo mais do que já possa estar, apenas necessito recuperar uns dados da ultima semana que não tenho no backup
Neste caso tu perdeste o correto bloco de inicio e fim e partição /boot assim o mais sensato seria tentar recuperar essa partição via externa com o test-disk por exemplo.

Em último caso formatar.

Tem cuidado com os grb update e softwares que envolvam acesso a partições para não te sobre-escreverem partes de partições, no windows isso pode acontecer mas irá inviabilizar as partições Linux e dá todo este trabalho que agora terás.
 
Neste caso tu perdeste o correto bloco de inicio e fim e partição /boot assim o mais sensato seria tentar recuperar essa partição via externa com o test-disk por exemplo.

Em último caso formatar.

Tem cuidado com os grb update e softwares que envolvam acesso a partições para não te sobre-escreverem partes de partições, no windows isso pode acontecer mas irá inviabilizar as partições Linux e dá todo este trabalho que agora terás.

O testdisk nem me detectar o bloco de 97Gb onde tinha o linux, só com deepScan me aparecem e dá como corrompidas.
Estou a ver se consigo com algum programa chegar apenas ao dados... uma trabalheira a ver se consigo chegar aqueles dados mais recentes e depois formatar.
 
Já consegui recuperar os dados, estava lá "tudo" alguns por uma razão/logica que ainda não entendi estão corrompidos, sobretudo fotos, mas penso que essas já as tinhas sync no NAS amanhã confirmo e se estive é limpar aquela drive toda.

recuperei com o testdisk, a razão que falhou inicialmente foi por ter tentado no disco clonado, algo que me diz que não é um clone perfeito (clonezilla) devia ter feito era com o dd.

Ainda tentei com o parted fazer o rescue mas ele não identifica, isto é muito estranho.

Bem, o mais importante já está conseguido e assim aproveito e até mudo logo de SSD para um novo e ver se estudo o tema do WIN porque ter disco separado não me é possivel nesta maquina e infelizmente 1 ou 2 vezes por mês não tenho outra hipotese senão usar o WIN.

Obrigado pela ajuda @Minguno
 
Já consegui recuperar os dados, estava lá "tudo" alguns por uma razão/logica que ainda não entendi estão corrompidos, sobretudo fotos, mas penso que essas já as tinhas sync no NAS amanhã confirmo e se estive é limpar aquela drive toda.

recuperei com o testdisk, a razão que falhou inicialmente foi por ter tentado no disco clonado, algo que me diz que não é um clone perfeito (clonezilla) devia ter feito era com o dd.

Ainda tentei com o parted fazer o rescue mas ele não identifica, isto é muito estranho.

Bem, o mais importante já está conseguido e assim aproveito e até mudo logo de SSD para um novo e ver se estudo o tema do WIN porque ter disco separado não me é possivel nesta maquina e infelizmente 1 ou 2 vezes por mês não tenho outra hipotese senão usar o WIN.

Obrigado pela ajuda @Minguno

Quando usares cópias para blocos data tenta fazer não com clonezilla mas sim via comando com opção sincrona, a razão para isso é que via comando qualquer erro em bloco data e tamanhos de bloco data é logo verficado e comum, muitas vezes as imagens clonadas tipo ISO só damos conta que estão corrompidas quando as vamos usar porque como são ferramentas que usam software e combinação dele alguns erros não se relatam ou não se corrigem antes de serem clonados, o uso do Clonezilla é bom mas tens de usar com cautela em coisas onde haja muita importância primeiro via comando depois clonezilla, ou primar por um ou outro em função do que vais clonar ou copiar.
 
Já consegui recuperar os dados, estava lá "tudo" alguns por uma razão/logica que ainda não entendi estão corrompidos, sobretudo fotos, mas penso que essas já as tinhas sync no NAS amanhã confirmo e se estive é limpar aquela drive toda.

recuperei com o testdisk, a razão que falhou inicialmente foi por ter tentado no disco clonado, algo que me diz que não é um clone perfeito (clonezilla) devia ter feito era com o dd.

Ainda tentei com o parted fazer o rescue mas ele não identifica, isto é muito estranho.

Bem, o mais importante já está conseguido e assim aproveito e até mudo logo de SSD para um novo e ver se estudo o tema do WIN porque ter disco separado não me é possivel nesta maquina e infelizmente 1 ou 2 vezes por mês não tenho outra hipotese senão usar o WIN.

Obrigado pela ajuda @Minguno
Se usas windows com tao pouca frequencia nao seria algo que conseguisses usar em virtualizacao?
 
Back
Topo