1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[problema]instalar tar.gz e afins

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Ricas13, 6 de Julho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1536)

1. Ricas13

Ricas13 Power Member

Pessoal, to com muitos problemas a instalar programas que vem em pacotes tar.gz ou tar.bz2 etc...
    Tem-me acontecido isto frequentemente mas nunca me chateiei muito c a cena.
    Ja procurei em foruns e todos dizem o mesmo e supostamente o correcto mas quando executo o que eles me pedem acaba sempre por dar erro!!!
    Por exemplo, hoje estou a tentar instalar o mp3blaster.
    meto tar -zxvf mp3blaster-3.2.0.tar.gz e carrego em ok e aparece esta mensagem:
    tar: mp3blaster-3.2.0.tar.gz: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente
    tar: O erro não é recuperável; a sair agora
    tar: Child returned status 2
    tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores

E eu como ainda sou um noob nisto, fico assim: o k é k tu keres agora???!!!

Alguem me diz como se resolve?

cumps

PS: to a usar o ubuntu 7.04

2. esquiso

esquiso Power Member

O ficheiro que estas a tentar extrair esta nessa directoria?

3. Ricas13

Ricas13 Power Member

Desculpa, mas andei pali a inventar e nao sei como o comando aconselhou-me a instalar atraves dakele comando: sudo apt-get install mp3blaster...
    eu fiz isso e acho que a instalaçao correu bem agora so to à procura onde é que o reprodutor ta escondido.tipo, instalou mas nao aparece no menu som & video.. lol, isto so mesmo pa rir..

isto kando se inicia é so pa rir... ou chorar

4. esquiso

esquiso Power Member

se escreveres na consola mp3blaster não diz nada?

5. Ricas13

Ricas13 Power Member

tipo, aparece isto:

Agora é que to msm aflito... K cena é esta??

6. esquiso

esquiso Power Member

7. Ricas13

Ricas13 Power Member

ai é?
    ta bem nao era isto que estava a espera mas ok, tudo bem!!!
    k moca.
    é k eu tava á espera de um reprodutor tipo "normal" com uma visualizaçao bonita mas ta-se bem

Brigadao pla ajuda!!!

8. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

tens o HelixPlayer, o Amarok, o xmms, etc. que já são mais normais (eu contento-me com o mplayer).

9. HecKel

HecKel The WORM

mplayer para video, xmms para audio ;) É o que uso (usava :()

o mplayer usei sempre como consola (não gosto do gui), o xmms nem sei se existe por consola :x

HecKel

10. Se quiseres um player excelente para ambiente GTK (GNOME / Xfce) experimenta o Rhythmbox. Se queres algo mais leve, com várias interfaces (consola, web ou GUI) experimenta o MPD (Music Player Daemon) e como clientes o ncmpc (consola) e o Sonata (GUI).

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

não vamos criar outro tópico sobre audio players pois n?

12. slack_guy

slack_guy Power Member

Instalas software sem saber o que é? qualquer dia apanhas uma surpresa desagradável :-)

13. VuDu

VuDu Power Member

Ricas13, para além de não saberes com o que estavas a mexer, não fazias a mínima ideia do que estavas a fazer... o instituto português de meteorologia prevê céu muito nublado e possibilidade de trovoadas para esses lados :s

Os ficheiros .tar são ficheiros-pacote que servem para guardar varios ficheiros encapsulados num só e os ficheiros .gz são ficheiros comprimidos, logo um ficheiro .tar.gz é um "irmão" de um ficheiro .zip.
    O que essas instruções te diziam era para extraires esse ficheiro .tar.gz com o comando tar e provavelmente fazer um ./configure, make, make install. Ora, se tu corres o comando tar -«opcoes» «nome do ficheiro» sem estares na pasta com esse ficheiro, ou se escreves o nome errado do ficheiro é claro que ele te diz Ficheiro ou directoria inexistente.

14. pussas

pussas Power Member

Boas.. aproveitando este post submeto aqui uma questão que me tem atormentado à já algum tempo.. o problema é idêntico.. não ando a conseguir instalar ficheiros que vêm zipados >(
    tipo.. o que costumo fazer é.. meto a pasta descompactada dentro da pasta Programas (/home/user/Programas) depois costumo seguir as instruções (terminal.. cd /Programas.. ./configure..). Ele costuma fazer qualquer coisita.. mas quando chega à altura do make ele dá-me sempre o mesmo erro.. :mad:
    [email protected]:~/Programas/wp_tray-0.5.4$ make
    make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.

Este é um exemplo de programa que estou a tentar instalar e não consigo.. já me tem acontecido com outros e por norma costumo desistir..
    http://www.gnomefiles.org/app.php?soft_id=906

estou a usar o Ubuntu 7.04 e tenho os packages (build-essential e gcc) instalados.. thanks :)
    ps: i'm a newbie :007:

15. madskaddie

madskaddie Power Member

Já reparaste se o configure diz no final SUCESSFUL ?? É que o ficheiro Makefile (utilizado pelo comando make para fazer magia ;) ) é criado caso o ./configure seja bem sucessido. Caso contrário, faltam-te dependências... faz: nano README ou nano INSTALL que devem estar listadas. Em principio bastará instalares os pacotes de desenvolvimento com as bibliotecas em questão. Se estiverem nos repositorios do Ubunto devem ser qq coisa tipo: libIADAIADAIADA-dev.

Partilhar esta Página