[problema]instalar tar.gz e afins

Ricas13

Power Member
Pessoal, to com muitos problemas a instalar programas que vem em pacotes tar.gz ou tar.bz2 etc...
Tem-me acontecido isto frequentemente mas nunca me chateiei muito c a cena.
Ja procurei em foruns e todos dizem o mesmo e supostamente o correcto mas quando executo o que eles me pedem acaba sempre por dar erro!!!
Por exemplo, hoje estou a tentar instalar o mp3blaster.
meto tar -zxvf mp3blaster-3.2.0.tar.gz e carrego em ok e aparece esta mensagem:
tar: mp3blaster-3.2.0.tar.gz: Não pode open: Ficheiro ou directoria inexistente
tar: O erro não é recuperável; a sair agora
tar: Child returned status 2
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores


E eu como ainda sou um noob nisto, fico assim: o k é k tu keres agora???!!!

Alguem me diz como se resolve?

cumps

PS: to a usar o ubuntu 7.04
 
Desculpa, mas andei pali a inventar e nao sei como o comando aconselhou-me a instalar atraves dakele comando: sudo apt-get install mp3blaster...
eu fiz isso e acho que a instalaçao correu bem agora so to à procura onde é que o reprodutor ta escondido.tipo, instalou mas nao aparece no menu som & video.. lol, isto so mesmo pa rir..

isto kando se inicia é so pa rir... ou chorar
 
ai é?
ta bem nao era isto que estava a espera mas ok, tudo bem!!!
k moca.
é k eu tava á espera de um reprodutor tipo "normal" com uma visualizaçao bonita mas ta-se bem

Brigadao pla ajuda!!!
 
mplayer para video, xmms para audio ;) É o que uso (usava :()

o mplayer usei sempre como consola (não gosto do gui), o xmms nem sei se existe por consola :x

HecKel
 
Se quiseres um player excelente para ambiente GTK (GNOME / Xfce) experimenta o Rhythmbox. Se queres algo mais leve, com várias interfaces (consola, web ou GUI) experimenta o MPD (Music Player Daemon) e como clientes o ncmpc (consola) e o Sonata (GUI).
 
Ricas13, para além de não saberes com o que estavas a mexer, não fazias a mínima ideia do que estavas a fazer... o instituto português de meteorologia prevê céu muito nublado e possibilidade de trovoadas para esses lados :s

Os ficheiros .tar são ficheiros-pacote que servem para guardar varios ficheiros encapsulados num só e os ficheiros .gz são ficheiros comprimidos, logo um ficheiro .tar.gz é um "irmão" de um ficheiro .zip.
O que essas instruções te diziam era para extraires esse ficheiro .tar.gz com o comando tar e provavelmente fazer um ./configure, make, make install. Ora, se tu corres o comando tar -«opcoes» «nome do ficheiro» sem estares na pasta com esse ficheiro, ou se escreves o nome errado do ficheiro é claro que ele te diz Ficheiro ou directoria inexistente.
 
Boas.. aproveitando este post submeto aqui uma questão que me tem atormentado à já algum tempo.. o problema é idêntico.. não ando a conseguir instalar ficheiros que vêm zipados >(
tipo.. o que costumo fazer é.. meto a pasta descompactada dentro da pasta Programas (/home/user/Programas) depois costumo seguir as instruções (terminal.. cd /Programas.. ./configure..). Ele costuma fazer qualquer coisita.. mas quando chega à altura do make ele dá-me sempre o mesmo erro.. :mad:
user@bixo:~/Programas/wp_tray-0.5.4$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.

Este é um exemplo de programa que estou a tentar instalar e não consigo.. já me tem acontecido com outros e por norma costumo desistir..
http://www.gnomefiles.org/app.php?soft_id=906

estou a usar o Ubuntu 7.04 e tenho os packages (build-essential e gcc) instalados.. thanks :)
ps: i'm a newbie :007:
 
Boas.. aproveitando este post submeto aqui uma questão que me tem atormentado à já algum tempo.. o problema é idêntico.. não ando a conseguir instalar ficheiros que vêm zipados >(
tipo.. o que costumo fazer é.. meto a pasta descompactada dentro da pasta Programas (/home/user/Programas) depois costumo seguir as instruções (terminal.. cd /Programas.. ./configure..). Ele costuma fazer qualquer coisita.. mas quando chega à altura do make ele dá-me sempre o mesmo erro.. :mad:
user@bixo:~/Programas/wp_tray-0.5.4$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.


Já reparaste se o configure diz no final SUCESSFUL ?? É que o ficheiro Makefile (utilizado pelo comando make para fazer magia ;) ) é criado caso o ./configure seja bem sucessido. Caso contrário, faltam-te dependências... faz: nano README ou nano INSTALL que devem estar listadas. Em principio bastará instalares os pacotes de desenvolvimento com as bibliotecas em questão. Se estiverem nos repositorios do Ubunto devem ser qq coisa tipo: libIADAIADAIADA-dev.
 
Back
Topo