problema instalar ubuntu/mint

ricardomarioper

Power Member
boas, estou com um problema ao tentar instalar ubunto ou mint num comutador com SSD.

o problema è que cuando esta a instalar, da me erro e aparecem mensagens de que nao tenho espaço. isto acontece com varias formas de instalar, con usb ou con cd, sempre igual. ja fiz secure erase ao ssd e nada!

iniciando por live session, e sem fazer nada, so terminal, executo "df -h" e vejo que o aufs esta montado na raiz "/" y tem um comportamento estranho porque se vou actualizando, vejo que o tamanho do aufs que ´de 3.9 G (nao sei porque) vai ficando sem espaço como pasar dos minutos, ate atingir o 100% e è ai que me aparecem as mensagens de error de que nao tenho espaço .

alguma ideia do que estou a fazer mal ou do que posso fazer? muito obrigado
 
mas estás a tentar instalar os linux's sozinhos como sistema principal ou em dualboot com windows no mesmo disco???

ubuntu
 
Última edição:
Entra no Ubuntu live e depois abre o gparted escolhe o disco que vais utilizar e vai a "device" -> "create partition table" e escolhe "MSDOS" ou "GPT". Depois é só criar uma partição EXT4 e depois fazer a instalação.

Se der para desativar a UEFI e por legacy e também desativar o secure boot se tiver.

Depois edita o grub*(tecla E){o Grub é a página que aparece quando fazes boot da pen para escolher a Live ou Instalação} e adiciona estes parâmetros
i915.preliminary_hw_support=1 pci=nomsi


*
772cc004ab138b04934fc3b5ef9d26ca.jpg
 
Última edição:
obrigado, ja consegui instalar.

No entanto pasado uns minutos tinha todo o root (40 G) cheio. fui averiguar o porque era porque havia un erro que se estava a escrever sem parar. o erro era : error parsing PCC subspaces from PCCT.

alguem sabe que erro é este y como solucionarlo?

Muito obrigado
 
Boas, finalmente já consegui instalar o ubuntu.

O problema de estar sempre a encher o root era porque me estava sempre a escrever no log um erro. investigando peloa net vi que este erro se dava a mais gente com o mesmo tipo de SSD que eu(alguns computadores lenovo e sony). o problema tem que ver com a versao da kernel que vem com a instalaçao do ubuntu 16.04 .
A soluçao que encontrei e funciona a 100% foi instalar ubuntu 14 que vem com uma kernel um pouco mais antiga (4.4.0-87-generic) e que funciona bem. depois foi so installar o update ao 16.04 (por los visto com os updates nao actualizas a kernel).

Muito obrigado a todos!
 
Se desejares usar o 16.04 podes instalar e notificar imediatamente a instalção de um novo kernel anterior.
Podes colocar também o liquorix e testar, ou bem usar 14 .
 
Back
Topo