Problema irritante com uma ASUS A8V Deluxe

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Um amigo meu tem uma board destas e o SO instalado num disco SATA. É o unico disco no PC.
Nesta board tem que ser instalado drivers para usar satas (isto só mesmo em AMD:() O que acontece é que de vez enquando (ai de mês a mês) a BIOS passa-se e tem que se ir lá selecionar que o controlador é para estar como IDE e não como RAID.
Curioso é que isto já aconteceu duas vezes e a outra pessoa aconteceu uma vez o mesmo.

A BIOS é a oficial a ultima que está no site da ASUS.
Toda a ajuda é bem-vinda.
Tenho pc lá em casa mas não consigo reproduzir o problema.
Estou a pensar em comprar outra pilha para a board mas duvido que seja disso.
 
A minha board tem dois discos sata e n é preciso usar drivers (a não ser que estejam em raid) para o windows os reconhecer, aliás, eles aparecem como dispositivos removíveis, pois o SATA II é hot-plug.
Tive um amigo com um problema semelhante ao vosso e ele descobriu que fazer o flash para uma bios ligeiramente mais antiga lhe resolvia o problema.
Atenção que a board era uma K8T800, mas não me lembro da marca.
 
blastarr disse:
A minha board tem dois discos sata e n é preciso usar drivers (a não ser que estejam em raid) para o windows os reconhecer, aliás, eles aparecem como dispositivos removíveis, pois o SATA II é hot-plug.
Tive um amigo com um problema semelhante ao vosso e ele descobriu que fazer o flash para uma bios ligeiramente mais antiga lhe resolvia o problema.
Atenção que a board era uma K8T800, mas não me lembro da marca.

A tua board é Nvidia realmente não precisas de instalar drivers. Mas nesta board é a unica forma de ela reconhecer o disco.
Mas nem é esse o problema é a BIOS se esquecer da definição da controladora.
 
Epah isso "esquecer-se" so' se for pilha, experimenta comprar uma pilha (Também são tão baratas k n perdes nada) e ver se isso fica decente :)
 
God_Lx disse:
Epah isso "esquecer-se" so' se for pilha, experimenta comprar uma pilha (Também são tão baratas k n perdes nada) e ver se isso fica decente :)

O que me intriga é que isto aconteceu duas vezes com uma diferença de um mês.
Não faz muito sentido ser da pilha. Mas sim vou comprar uma a ver. Realmente não vale a pena ficar na duvida
 
"Nesta board tem que ser instalado drivers para usar satas (isto só mesmo em AMD)"

Mas o controlador SATA disso não é nativo, ou seja, integrado na Southbridge?

Já desde o chipset KT600 que traz a southbridge 8237, que o SATA em motherboards VIA é nativo, logo não precissas de instalar drivers para que o disco seja detectado... essa A8V com certeza que tem a SB 8237 que traz o tal SATA nativo.

Tens o disco ligado na ficha 1 não?
 
Crusher disse:
"Nesta board tem que ser instalado drivers para usar satas (isto só mesmo em AMD)"

Mas o controlador SATA disso não é nativo, ou seja, integrado na Southbridge?

Já desde o chipset KT600 que traz a southbridge 8237, que o SATA em motherboards VIA é nativo, logo não precissas de instalar drivers para que o disco seja detectado... essa A8V com certeza que tem a SB 8237 que traz o tal SATA nativo.

Tens o disco ligado na ficha 1 não?

Crusher:
Nem no controlador da Promise nem no da Via consegues instalar o SO num SATA sem a bela da disquete.
No KT890 isso já é possivel não no KT880.
 
Há aqui uma pequena confusão.

Para instalar SO's e programas nos discos sata em NF4 não é preciso qlqr driver.
O driver só é necessário se os discos sata estiverem configurados num RAID, ou ligados a um controlador externo, no caso da minha Asus, o Sil 3114R.
 
blastarr disse:
Há aqui uma pequena confusão.

Para instalar SO's e programas nos discos sata em NF4 não é preciso qlqr driver.
O driver só é necessário se os discos sata estiverem configurados num RAID, ou ligados a um controlador externo, no caso da minha Asus, o Sil 3114R.

Esta board não é NF4. É Via....
Na tua não é preciso. Já montei dois PCs com ela sei isso. Mas com esta que é Via tens que instalar para usares satas.
 
Essa máquina nunca funcionou bem. O meu post é de 2005.

O problema era do chipset da Via.

Serviu-me para nunca mais montar um computador para alguém que me pedisse.
 
Back
Topo