1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Isa

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por m4r10_PL, 21 de Agosto de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 763)

1. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

boas, é assim estou a instalar o linux, ja esperimentei varias versoes e o que acontece é que me da um erro que se repete indefinidamente que diz: atkbd.c: Supurios ACK on isa0060/serio0. Some program might be trying access hardware directly.

isto num Pentium 3 700mhz com 256 de ram pc100 com 2 slots isa 3 pci e um agp, disco de 80gigas ide e grafica nv 6200! alguem me pode dizer o que é este erro??

obrigado, M4R10.

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

mais importante era dizeres qual é a board, ou ao menos qual o chipset da mesma...
    (mas isso deve ser erro do teclado, teclado com teclas especiais tlvz ?)

Última edição: 21 de Agosto de 2007
  3. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

eu pus no duvidas e suporte tecnico porque tem a ver com peças de hardware, desculpa. a board é uma asus.. e o teclado é wireless que se liga a ps2 mas nao tem teclas especias!

Última edição: 21 de Agosto de 2007
  4. APLinhares

Staff Member

nao tem necessariamente a ver com hardware, infeliz/ á causado pela interação kernel <> bios (manhosas, pensadas so pra win...)
    E como disse normalmente esse erro é derivado ao teclado / acesso a partir deste. Vou investigar melhor.

Qd dizia qual a board referia-m a modelo mesmo (ou entao *****).

5. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

afinal a board axo que nao é asus :S pelo menos nao vejo nada a dizer a marca dela, mas como é amarela torrada.. pensei.. o ***** é VIA vt82c694x!

obrigado andreAPL, abraço.

6. APLinhares

Staff Member

boas.
    Se nao estou enganado, isso é o nome do chipset VIA Apollo Pro 133A.
    Pelo que li, é como disse, normalmente ocorre por causa dos perifericos (rato e teclado). esses estão ligados por usb certo ?
    já agora, numa distribuição instalada, no teu ficheiro /boot/grub/menu.lst, na parte tipo
    Código:
    [I] kernel /boot/bzlinux root=/dev/hda1 ro[/I]
    altera pra
    Código:
    [I] kernel /boot/bzlinux [/I][I]i8042.panicblink=0 [/I][I]root=/dev/hda1 ro[/I]
    e ve se tem algum efeito.
    Ou entao desactivar na bios as portas de série, ou ainda recompilar o kernel (mas seria puxado ne?) com o suporte ISA...
    porque esse erro tem várias possiveis causas :(

Edit: a board é esta ?

7. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

é essa mesmo, mas o cpu nao é de slot, é como os modernos! e os perifericos sao usb mas tao ligados a ps2 com um adaptador , cada 1 com 1! agora esse problema desapareceu mas ao iniciar os live cd's a meio param e nao dá mais! este pc dev tar lixado.. :s! quando tiver em casa digo qual é o problema!

obrigado andré!

8. APLinhares

Staff Member

tenta entao correr o live com a opçao noacpi .

9. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

e como ponho? no boot: ??

10. APLinhares

Staff Member

sim, ja n m lembro bem...
    no boot do live, se carregares nos F1-F5 deve aparecer opçoes.

11. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

12. m4r10_PL

m4r10_PL Power Member

ja resolvi o problema.. pelo que parece era a memoria ram, tinha 2*128 pc 100 tirei uma e arrancou.. nao sei porque que ta a fazer conflito, se a ram tivesse avariada o pc nao iniciava..!! :S

obrigado, cumps.

Partilhar esta Página