problema...mais um....

nepice

Power Member
boas ppl...
tou com um pekeno problema...desconfiu kual a raiz...mas nao tenho a certeza...
tenho um pc com as seguintes caracteristicas...
amd sempron 2400+
board asus a7n8x-x
grafika 9250
disco 80gb
gravador dvd
fonte de um p3 a 450mhz...ou seja...secalhar nem 300w tem... :|
etc...

e tinha ate 3ªfeira 256ddr pc3200...qd as vendi e comprei 2 modulos de 512, uma da marca v-data e outra twinmos.
xeguei a casa,montei-as....primeiro o pc nao ligava...dps la ligou....comecei a usar o windows...net,msn,mails....ate que fui jogar...e passado uns minutos o pc reeniciou sozinho...pensei logo...as memorias devem tar maradas...liguei outra x....comecei a ver mails novamente, e la reeniciou outra x o pc sozinho...e qd xegava ai windows dizia k o sistema tinha recuperado dum erro grave.
isto hj é 5ªfeira...apos ter feito uns testezitos...xeguei a conclusao que so funciona bem,com 1 dimm metido...pk se puser os dois....acaba por reeniciar o pc...seja passado 20minutos,1h ou 3h....mais tarde ou mais cedo acaba por reeniciar...

ja falei com ppl amigo...uns dizem k pode ser da grafika pk normalmento so acontece qd tou a jogar...outros dizem k pode ser da fonte de alimentacao, outros dizem k o windows ta marado(mas nao ta pk ja formatei o pc e continua), e outros ta klaro dizem k é das memorias...

com o programa CPU-Z, as duas memorias dizem-me a mm informacao,ou seja...
512mb ddr single channel, frekency 199,2mhz, fsb 1:1, cas latency 2,5clock, ras delay 3clock, ras precharge 3clock, cycle time 8clock. ou seja...as duas memorias penso k tenham os mesmos timings, mas de marcas diferentes....nao sei se podera haver aki alguma incompatibilidade.

a pergunta k eu faço....é....kek acham do que podera ser?? grafika?? fonte?? memoria?? penso k grafika esteja fora de kestao...embora aconteca mais qd tou a jogar tb ja aconteceu a ver apenas sites. fonte...apesar de ser velhinha...nao sei,talvez!!!memoria...apesar de terem timings e isso iguais...xeira-me k ha prali alguma incompatibilidade...

poix bem...com a vossa experiencia...kek acham do k podera ser este meu problema??
agradeco toda a ajuda possivel..
fikem bem [][]

PS: desculpem la o testamento :( mas tou aflito nao sei o k fazer... :|
 
tenho uma a7n8x-x (backup mobo) ,
ela é extremamente esquisita com memórias, por exemplo não gostava dum dimm da OCZ que tinha, e chateava-se se tivesse duas kingston seguidas.
para mim é disso (mems)...

... e vai ao site da Asus e vê se eles têm algum update à bios (pode ser que resolva, mas duvido).

usa o memtest86 para ver se é um dos dois dimms que está a "chatear" (avariado) ou se é uma incompatibilidade, e rifa um dos módulos (o mais provável é teres de o fazer).
 
eu penso k ambos os modulos devem tar bons...pk eles sozinhos funcionam bem....qd meto as duas e fiko com 1gb é k da barraca....
o mais certo é mm ser incompatibilidade....ja vi k o melhor é vender as memorias e comprar so 1dim de 1gb...pk pelo k dizes ate 2 dims da mm marca pode dar barraca....
fogo...eu k gostava tanto da marca asus....agr ja nao tou a achar piada nenhuma...

fika bem, se tiverem mais ideias ou solucoes digam...
[][]
 
update à bios... Nem imaginas o que eu passei para meter um stick de ram oem a funcionar aí... Tanto trabalho ou tão pouco que acabei por trocar o stick com outro colega meu dado que aquele pura e simplesmente não funcionava decentemente ali...

Corre o memtest, o do windows chega, corre o S&M e mete só pra testar a fonte...
 
boas
testa outras combinações de slots
isso tem 2 de cada com cores....azul e preto....acho......emparelha as cores e roda as memorias de slot.....não sei se me fiz entender

cumps
 
God_Lx como posso fazer um update á bios??onde ir?? o k tenho de sakar??
onde é k pára o memtest do windows?? S&M para testar a fonte?? o ké isso?? explica-me sff...

ja agr...ontem como tinha 1*512 twinmos e outro 512 v-data....trokei o v-data por outra de twinmos com um colega meu...
ele no dele nao tem problemas...eu no meu agr com 2*512 twinmos continuo com problemas....comeco a pensar k secalhar nao é das memorias...e sim doutra coisa...como a fonte...sei la...

God_Lx...dps explica la melhor akilo k te perguntei sff...

fikem bem [][]
 
Pah tens o memtest do windows AQUI -> http://hcidesign.com/memtest/MemTest.zip

O S&M AQUI -> http://darksky.home.sapo.pt/snm.zip

E quanto ao update à bios usa o Asus Update - http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/flash/AsusUpdt70401.zip

Bios AQUI -> http://dlsvr01.asus.com/pub/ASUS/mb/socka/nforce2/a7n8x-x/1010_X.zip

Pequeno guia com imagens caso tenhas duvidas :) -> http://support.asus.com/technicaldocuments/technicaldocuments.aspx?no=714&SLanguage=en-us


Bem, caso as mems não passem logo no memtest, se souberes ver os timmings agradecemos... Deverão ser 2.5-3-3-7 (Podes ver isso com o CPU-Z no separador apropriado) Podes aumentar a voltagem na bios para 2.7 (Vdimm ou Memory voltage, qq coisa do género) para ver se ganhas estabilidade...

No S&M pra testar a fonte basta tirares os restantes vistos e deixares apenas o da Power Supply... Também podes testar as memórias no S&M, mas não sei se o teste é fiável, sempre testei as minhas com memtest... Deixa o memtest ir até 200% (Provavelmente vai demorar uns tempitos...)
 
Última edição:
bem...vou testar agr....mas pra ja digo k os timings sao 2,5-3-3-8....
bem vou testar...ja digo ***** coisa...
neste momento tou a testar pra ja a fonte...ja vai em 5minutos e pelo k me parece ainda nao acabaou....tenha la duas coisas k nao me agrada mt...k é:
em cima de power supply tenho CPU(FPU)* *- best error detection is on higher CPU load, kek isto ker dizer??? CPU ta marado ?? :)
e dps na parte das memorias diz k tenho 1024mb de memoria total mas k so tenho available 728mb kek isto ker dizer?? tenho ou nao tenho 1024mb?? :p
fika bem e obrigado pela ajuda desde jah... []
 
Última edição:
Sumerset disse:
E que tal fazer Dual Channel com memorias da mesma marca e destinadas a esse efeito??

Claro que é o mesmo ter ou não dois módulos iguais, a board dele não suporta Dual-Channel...:D

E o problema são mesmo os dois módulos a funcionar em conjunto, dá sempre bronca nessa Asus (sim, tenho uma).

Se for à BIOS e trocar o setting das memórias de "Auto" para "By SPD" é capaz de ajudar.
 
steelballzz disse:
ooops
mas as outras da mesma serie suportam....ou sou eu k ando a fikar maluco:D

Não, não estás :D

As outras A7N8X suportam dual-channel (nForce 2 Ultra 400).
Mas a A7N8X-X pertence à série económica da Asus, pelo que não tem SATA, Firewire, Soundstorm, Gigabit Ethernet nem a segunda porta de rede, e também não tem o IGP integrado Geforce 4 MX420.

Talvez também por isso, em default, o chipset usado (nForce 2 400 -sem Ultra, nem Deluxe no nome-), que só tem single-channel, não perca assim tanto para os modelos mais caros.

A diferença está mais no OC, que nesta é fraco.

Aínda assim, uma excelente board dentro do meu home-made Media Center ;) :D
 
ok blastarr vou xprimentar a fazer isso na bios...pa ver se resolve...dps mais tarde,volto a postar para ver no k dá... :p

fikem bem [][]
 
Back
Topo