Problema MB Pro i7 2011 - upgrade à RAM?

Meje

Power Member
Boas pessoal

Eu já me deixei de Macs e iphones há uns bons anos, mas a minha mulher continua a adorá-los e eu vou tratando da manutenção do hardware/software dos de cá de casa.

Estou aqui com um problema sobre o qual não sei o que fazer.

O equipamento é um Macbook Pro late 2011 i7 2.8 GHz, 4 GB Ram (2+2) e há uns anos quando começou a ficar surpreendentemente lento, meti-lhe o El Capitain+SSD Crucial de 250 GB+Caddy com o disco mecânico original. A unica coisa que ainda posso fazer é gastar 90€ e meter 8GB de ram. Não acredito que seja problema do processador que me parece mais do que suficiente (sinceramente, para o software que ela usa tb n me parece que seja da RAM).

De repente, quando iniciava o MAC com uma pen ligada (por acaso, não sei se tem alguma coisa a ver) ficou muito lento ao encher a "barra da maçã", mais ou menos quando está a 75%, a ventoínha dispara mesmo se ele estiver frio e fica tudo tão lento, que por vezes nem no utilizador consigo entrar. Este problema está bem documentado pela net e pode ter a ver com algum elemento de hardware danificado.

Já o abri e comecei a desligar cabos, começando logo pela bateria e não muda nada.
Em safe mode entra normalmente sem problemas.
Ultimamente, consigo resolver isto na maior parte das vezes fazendo reset ao SMC ao iniciar.
De vez em quando inicia sem qualquer problema.

O computador ainda dá perfeitamente para o que ela precisa, a bateria ainda dura várias horas e não tínhamos vontade nenhuma de trocar nesta fase.

O que acham que posso fazer para descobrir o que se passa e eventualmente resolver?

Estou a tentar tudo o que encontro na net. Neste momento estou a correr o Apple Hardware Test (extended) para ver se detecta alguma coisa.
 
Sou utilizador muito recente de Mac, por isso a minha pergunta está "contaminada" com a minha experiência em Windows: já experimentaste formatar o Mac?
 
Tenho isso como último recurso. Para já limpei muito do software que tinha instalado e reparei as permissões e por enquanto não voltou a fazer (é ficou bem mais rápido, pelo que me parece que de facto não preciso de mais RAM).
 
Back
Topo