Problema Memória

te-x

Power Member
Boas, o meu pc tem andado com uns problemas, principalmente no windows XP. Reinicia muitas vezes, quando volta a iniciar aparece-me uma mensagem a dizer que "o sistema conseguiu recuperar de um erro grave"; muitas vezes, quando fecho um janela, dá-me um erro do explorer.exe (muitas dessas veses o computador encrava e tenho de reinciar, entre outros problemas e erros. Já deu para ver que isto não anda muito bem para aqui e quando tiver algum tempo livro vou formatar isto. Mas foi outro problema que me trouxe algumas duvidas.

O meu pc é:
P4 3.0Ghz
AsRock P4Vt8
1Gb ram (2x512) DDR
Nvidia 6600GT 128Mb

Ultimamente os jogos têm vindo a ficar cada vez mais lentos. Jogo MOHAA, half-life 2, Counter Strike Source com gráficos tudo no mínimo com uma média de aproximadamente 15 fps. No entanto com os gráficos no máximo tenho fps muito próximos dos que tenho com eles no mínimo. Isto é que me trouxe algumas duvidas e fiquei a pensar que podia não ser só problemas de software. Corri o memtest (que vem com o ubuntu 7.10) e o resultado foi este:

dsc0831sb6.jpg


Como não faço ideia do significa destes erros não sei se é alguma coisa grave ou se não é nada de especial.

Peço só para me responderem o mais cedo possível porque a garantia das memórias acaba daqui a 1/2 semanas :Whatever:
 
n posso afirmar mt, mas tendo em conta o que se ve é o seguinte:

o sis tentou fazer o teste a varios endereços de memória (esses codigos todos)
e o resultado foi que não conseguiu aceder aos endereços

ou seja: se o teu cpu n consegue utilizar td a mem que dispõe, os jogos (n sei se ten grf c mem partilhada... - mas mesmo assim tb utilizam a mem do comp) n conseguem endereçar os dados num local e vão procurar outro - só isso já atrasa - e é logico, n dispões de td a memoria como deverias...

tu usas o windows xp, que como os seus anteriores é mt bom em bugs (LINUX rulez)
provavelmente ele perde dados importantes nesses endereços danificados

atenção que o erro tb pode estar no acesso feito á mem
faz novamente o teste, se o resultado for o mesmo então a mem esta fisicamente danificada

(é identico aos sectores danificados de um disco...)
penso que tb n te posso dizer mt mais.

fica bem :002:
 
olá mais uma vez. Segui o conselho do GDXRulez e voltei a correr o memtest. Mais uma vez encontrei erros mas não são os mesmos. Estive o dia fora por isso o programa teve muito tempo para trabalhar:

teste2bd1.jpg


Vale a pena instalar o sandra ou estes resultados são conclusivos?
 
Experimenta uma segunda opinião com o memtest86, aka o original.

Se tiveres driver de disquete basta isso, senão lá terá de ser um CD. Qqr modo dá sempre jeito.

No memtest+ não sei a escala, mas no memtest86, erros antes do teste 6 é péssimo, pq são testes básicos. A partir dai são padrões muito especiais que despoletam situações tambem especiais.

No entanto, erros no mt não significa necessáriamente ram estragada. Pode simplesmente estar a trabalhar para alem do que pode. OC, timings apertados demais, etc etc...

Os erros que descreves são sintomáticos de ocasionalmente o OS colocar código nessas zonas de ram "defeituosas" e depois executar o código. Como ele está corrompido só com muita sorte mesmo é que não tens um crash... Quando é dados é menos perceptivél. Pode ser um caracter estranho algures, um pixel de cor errada, um estalo num mp3, muita coisa mesmo...

p.s. Erros fisicos são normalmente consistentes. Acontecem do mesmo modo no mesmo sitio. Se as localizações defeituosas "mexem" o mais normal é a RAM estar boa mas em condições adversas, como PSU fraca, mobo a morrer, etc... Já agora, como estão os condesadores da mobo? Algum inchado ou a verter?
 
Última edição:
Back
Topo