Problema misterioso em HP DV6 6185SP

SuperMocho84

Power Member
Boa noite.


Ando com problemas no meu portátil há 2 semanas (HP DV6 6185). O sistema operativo é o Windows 7.

Há 2 semanas, após reiniciar o portátil depois de uma actualização do sistema operativo, este arrancou com uma conta de utilizador temporária. Segundo pesquisei na net, é uma situação comum quando o Windows 7 demora mais tempo a arrancar do que o habitual. Como tinha acabado de fazer uma actualização de sistema, pensei que o Windows se tivesse embrulhado todo. Aproveitei a situação e acabei por formatar o portátil.

Alguns dias depois, novo e actual problema:

O computador estava ligado a funcionar normalmente e de repente o ecran apaga-se, o computador mantém-se ligado mas freeza (não fica a funcionar apesar do ecran apagar).

Este apagar de ecran e freeze acontecem tanto com o pc a funcionar normalmente, como segundos após arrancar para o ambiente de trabalho, como ao sair da suspensão.

Já testei disco e memórias, aparentemente tudo bem. Estou a pensar instalar o Windows 10 no fim de semana para tentar perceber se resolve o problema.

Acham que é software ou hardware?


Boa noite.

Tinha colocado este post inicialmente no sub-fórum do Windows 7, mas neste momento acho que será problema de hardware.

Depois de vários restauros do Windows 7, várias instalações do Windows 10 (com net, sem net, com bateria, sem bateria, com updates, sem updates, sem dispositivos externos ligados)... o problema persiste.

Bloqueia em arranque a frio, em restarts, a sair da suspensão... tanto com o écran apagado como bloqueado no logo "Starting Windows" do Windows 7. Ao tentar arrancar em safe mode, bloqueia no ficheiro classpnp.sys. Inclusivamente já bloqueia a fazer restauros de fábrica de 1 pen...

Estou desconsolado... Alguma ideia?
 
Boa noite.

Tinha colocado este post inicialmente no sub-fórum do Windows 7, mas neste momento acho que será problema de hardware.

Depois de vários restauros do Windows 7, várias instalações do Windows 10 (com net, sem net, com bateria, sem bateria, com updates, sem updates, sem dispositivos externos ligados)... o problema persiste.

Bloqueia em arranque a frio, em restarts, a sair da suspensão... tanto com o écran apagado como bloqueado no logo "Starting Windows" do Windows 7. Ao tentar arrancar em safe mode, bloqueia no ficheiro classpnp.sys. Inclusivamente já bloqueia a fazer restauros de fábrica de 1 pen...

Estou desconsolado... Alguma ideia?


boas @SuperMocho84

o portátil tem quanto tempo? Fizeste alguma limpeza e repaste?
 
Boa tarde.


Apenas para dar um feedback final em relação ao problema descrito neste tópico, pode ajudar alguém no futuro com uma situação semelhante.

O problema confirmou-se ser de hardware, nomeadamente o chip gráfico dedicado (Radeon 6770M 2GB). A substituição da gráfica ficava em perto de 200€, sem garantia, ou 300€ a troca de motherboard.

Acabei por optar por outra opção. Visto que nunca dei realmente uso ao chip gráfico dedicado, e como o portátil tem também o chip gráfico do próprio processador, pesquisei se seria possível desligar a gráfica com defeito.

A BIOS de origem da HP não tinha essa opção, mas pesquisando na net encontrei uma BIOS modificada, baseada na original. Esta BIOS desbloqueia um menu de opções avançadas, e uma delas é a possibilidade de desligar uma das gráficas do portátil. Desliquei a Radeon 6770M e problema resolvido, a custo zero.
 
Back
Topo