Problema Motherboard MSI

hugo112

Power Member
Boa tarde pessoal. Mais uma dor de cabeça...

Estava aqui no meu PC a jogar Forza Horizon 5 e de repente a ventoinha do CPU começa a disparar que nem uma PS4 Fat que já não é limpa desde 2013, o que faz com que o PC vai abaixo (mas o cooler continua em modo a jato)... por acaso o PC já tava a precisar duma limpeza no cooler, ia fazê-la hoje porque ia efetuar a troca da PSU, mas francamente sendo que nem dos 70° passa (tenho um Ryzen 3100 sem overclcock que não aquece quase nada) não calculava que as coisas estivessem assim tão más.

Okay, bora pegar nuns cotonetes e num pano seco (sim eu sei, mas era o que eu tinha á mão, e fiz as coisas com cuidado obviamente), retirei o pó das ventoinhas, tudo bem. A verdade é que o PC começou a fazer bem menos barulho.

Coiso e tal, volto a abrir um jogo, desta vez o Disfigure, um jogo indie bastante mais leve que o FH5. O PC vai abaixo, e a ventoinha outra vez modo jato. Como? Mas tá tudo bem?

Ora aqui reparo em algo estranho, a luz da DRAM está a piscar. Mas então o problema não é com o CPU da maneira como o cooler dispara? O que é que a RAM tem a ver?

Volto a ligar o PC, deixa mexer no PC normalmente, fazer browsing na net e etc uns 10 minutos. A verdade é que parece que o PC parece que se aguenta perfeitamente desde que não esteja em esforço...

Qual é que vocês acham que é o problema pessoal? Digam-me que é só trocar a PSU porque por acaso já o ia fazer hoje e estou mesmo sem fundos 😅 a mobo é uma MSI B450 Pro-M2 Max já agora...espero bem que não tenha dado o estouro...

Última edição:
tens a certeza que a ventoinha que dispara é a do cpu e não a da placa grafica?
Pelo que me lembro do FH5 não puxava muito pelo CPU....mas a gráfica por sua vez trabalhava forte e feio especialmente nas settings mais altas

tens a certeza que a ventoinha que dispara é a do cpu e não a da placa grafica?
Pelo que me lembro do FH5 não puxava muito pelo CPU....mas a gráfica por sua vez trabalhava forte e feio especialmente nas settings mais altas
Não é da gráfica, é do CPU mesmo. Eu já disse, no Disfigure acontece a mesma coisa. As temps do CPU não justificam isto de forma nenhuma. Esquece o puxar porque não tem nada a ver com isso, estamos a falar de puxar a 100% coisa que literalmente nunca acontece em mais situação nenhuma...

Outra coisa que vou mencionar... https://forum.zwame.pt/threads/problema-no-computador-nao-liga.1077336/#post-17835579 criei este tópico há uns meses atrás. Ou seja os problemas com a board não são nada de novo... E eu passado duas semanas de ter criado o tópico fui viver para a Holanda, voltei a semana passada. Tenho jogado bastante desde então mas apenas ontem aconteceu isto.

Última edição:
Já foste à BIOS ver em que modo está a ventoinha do CPU? Se calhar está num perfil agressivo.
Faz uns testes com o Cinebench R23 e vê a temperatura do CPU e a utilização da ventoinha.

Já foste à BIOS ver em que modo está a ventoinha do CPU? Se calhar está num perfil agressivo.
Faz uns testes com o Cinebench R23 e vê a temperatura do CPU e a utilização da ventoinha.
Mesmo assim (talvez eu não tenha destacado isso o suficiente) o ecrã do PC fica preto com as a ventoinhas ainda a disparar. Faz-me lembrar os black screens dos Insys Gameforce dos meus tempos de escola lol. Mas okay, vou agora tratar disso 😀

Boas pessoal, um update, dei uma limpeza bem mais completa incluindo á entrada de ar da PSU (nunca me passou pela cabeça fazer sequer), depois formatei o PC, eliminando todos os ficheiros no disco.

Melhorou sem dúvida, já se aguenta mais tempo, mas continua a mesma treta. Quero ver se arranjo uma chave de parafusos, a ver se dou uma limpeza melhor ao cooler e se troco a pasta térmica no PC. A ver se a coisa vai ao sítio. Sinceramente pensava que já tinha resolvido o problema mas pelos vistos...

Só naquela, qual é a tua PSU? lol
É uma Nox Hummer X 500W Bronze com 3 anos. Sim eu sei eu sei...vendo bem as coisas, parece demasiado óbvio qual a "fonte" (pun intended) do problema LOL. Mas como já sabia a fonte que tinha e porque quero no futuro trocar a minha GTX 1650 Super tenho uma Thermaltake Toughpower GF1 750W pronta a meter no PC. Agora só quero ver se encontro uma loja física com álcool isopropílico a um preço barato aqui no Porto. Comprei uma Arctic MX-4, não queria era arriscar muito a limpar a pasta que veio de stock com álcool etílico a 96%, mas se calhar lá vai ter que ser.

Tens no Leroy 3,49€
Obrigado! Tenho Leroy aqui na Maia, passei tão perto hoje e não cheguei a ir lá 😒 a ver se amanhã dou o salto...

EDIT: Já agora pessoal, também reparei que ao jogar o PC ia por vezes abaixo, ficando um ecrã verde/roxo e interrompendo o som por vezes, acham que a fonte deu cabo da GPU? Vou deitar fogo á fábrica da NOX... 😔

Última edição:
Obrigado! Tenho Leroy aqui na Maia, passei tão perto hoje e não cheguei a ir lá 😒 a ver se amanhã dou o salto...

EDIT: Já agora pessoal, também reparei que ao jogar o PC ia por vezes abaixo, ficando um ecrã verde/roxo e interrompendo o som por vezes, acham que a fonte deu cabo da GPU? Vou deitar fogo á fábrica da NOX... 😔

Componentes não se testam com jogos, testam-se com programas a sério e feitos para isso.

CPU - Prime95 em modo 'maximum heat/power consumption'
GPU - FurMark, preferencialmente com a opção 'Xtreme burn-in' selecionada

As temperaturas podem ser monitorizadas com o HWiNFO.

Componentes não se testam com jogos, testam-se com programas a sério e feitos para isso.

CPU - Prime95 em modo 'maximum heat/power consumption'
GPU - FurMark, preferencialmente com a opção 'Xtreme burn-in' selecionada

As temperaturas podem ser monitorizadas com o HWiNFO.
Sim, tens toda a razão. Já consegui arranjar o álcool isopropílico, 99.5% de pureza 😎 amanhã meto mãos á obra e quando tiver tudo tratado posto aqui para atualizar.

EDIT: Que complicação usar isso do Prime95...vou-me ficar pelo Cinebench 2024, para ver se descola a pasta térmica que já deve parecer cimento porque vou agora meter mãos á obra.

EDIT 2: Talvez seja simples e eu é que esteja a complicar as coisas. :whistle:

EDIT 3: Boas pessoal, acho que estou arrependido... está a ser completamente impossível para apafusar os parafusos do cooler no sítio correto. Bom, com os erros é que se aprende...agora tou mesmo a ver como é que vou resolver esta porcaria...

Última edição:
Boas pessoal, tal como já disse noutro tópico, já consegui meter o cooler, foi só deitar o PC de lado e fazer pressão na backplate onde é aparafusado o cooler, apertar os parafusos com uma chave de parafusos e já está. Agora o PC não está a reconhecer o meu disco PCIE 3.0, mas francamente agora que me lembro, aparafusei o disco em 2021 com uma faca, é provável que se tenha soltado ao ter pegado no PC e colocado de lado.

No entanto com toda a chatice que tive ainda nem sequer fiz a troca da PSU. Espero bem que fique resolvido lol e que não seja problema da GPU nem da mobo. Sempre que tento passar o Halo CE em Legendary acontece alguma coisa que me impede de o fazer, e não digam que são desculpas para justificar a minha falta de skill 😤

Back