1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema mto estranho com XP2000+

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por d_only_1, 18 de Janeiro de 2003. (Respostas: 4; Visualizações: 530)

  1. d_only_1

    d_only_1 Power Member

    Recentemente comprei um XP 2000+ a um user do(s) forun(s) do habitual que me garantiu que este dava 1900Mhz reais a vcore default (se bem q usando water cooling). Recebi o dito cpu hoje e tive a fazer testes para ver até onde ia com a minha SK6. 1900 dava crash sempre ao entrar no windows, então baixei pra 1850 e cheguei ao windows com sucesso. Fui então testar a estabilidade com o prime95 e deu crash ao 2º teste (a temperatura marcada pelo cpucool na altura do teste era de 40ºC). Fui subindo o vcore e fazendo mais testes mas crashava sempre. Comecei então a baixar a velocidade, e tentando varios vcores, mas sempre com o mesmo resultado: crash em full load. Até que testei a defaults, e, para minha surpresa, o resultado foi o mesmo. Pensei que o problema poderia ser a minha fonte de 350W da Deer q na estivesse à altura.

    Depois reparei num pormenor interessante e que me deixou confuso: o computador crasha sempre e logo que o cpu chega a 40ºC! Mas com uma precisão incrivel. Seja a que velocidade for e a q vcore for, qd o cpu chega a 40ºC o windows bloqueia...
    Ora esta temperatura é mais que aceitavel para um XP (até é considerado fresco para um 2000+ em full load com air cooling) por isso algo aqui está mal...
    De notar q desde q na ultrapasse esta temperatura (com o cooling pelo HALT activado pelo cpucool), o computador já esteve ligado durante várias horas sem problemas, a mais de 1800Mhz. Mas assim q tento correr algum jogo ou alguma coisa q use o cpu a 100% o resultado é o mesmo. Após alguns segundos (qd atinge os 40ºC) é crash garantido.

    Cheguei a fazer outro teste que me tirou as dúvidas de vez:
    coloquei o cpu a defaults (1667Mhz a 1.75Vcore) e deixei o computador iddle, com carga a 0% (ou mto perto). Depois reduzi a ventilação da minha caixa e do cooler ao mínimo de maneira a que a temperatura fosse subindo gradualmente. E para meu espanto veio a se confirmar a teoria... sem estar a fazer nada no windows, apenas com um programa de monitorização de temperaturas aberto, qd o cpu atingiu 40ºC, o windows bloqueou.

    Alguém tem alguma possível explicação para este fenómeno? Será que a solução será mesmo trocar o cpu?

    Para uma melhor informação aqui fica o meu sistema:
    AXP 2000+ AROIA Y
    SK6 com ventoinha de 80mm
    (Artic Alumina)
    Ventoinha lateral de 120mm
    Abit KR7A
    256 DDR Crucial 2100
    ATi R8500
    Pinnacle PCTV
    Placa de rede
    SBlive
    WD800JB Special Edition
    DVD-Rom Asus 12x
    Fonte Deer de 350W
     
  2. Korben_Dallas

    Korben_Dallas Zwame Advisor

    Já reparaste se a tua BIOS não terá aquela opção de desligar ou tomar qq medida quando atingida a temperatura x? (apesar dessa temp ser mt baixa)
     
  3. saulfarelo

    saulfarelo Power Member

    Boas.

    Eu tenho o mesmo CPU que tu mas não fix O.C e a temp em full é de 58ºC...por isso, ou tens alguma opção de segurança activa na board ou algo se passa com o CPU...
     
  4. RuJotta

    RuJotta Power Member

    O BIOS também poderá a não estar a dar a informação da temperatura correcta. Se calhar, em vez dos 40ºC sejam na realidade 80 ou 85?
     
  5. d_only_1

    d_only_1 Power Member

    Obrigado pelas dicas mas acho que já descobri o problema...

    Afinal na é nada de hardware, mas sim, imaginem, do raio do programa CPUCool...

    Desliguei o CPUCool e corri o Burn Wizard do Sandra durante uns bons tempos, com as ventoinhas no mínimo, e cheguei a atingir 55ºC sem problemas.

    Desinstalei o programa e voltei a instalar e parece que o problema passou. Tou agora a correr Prime95, já vai no teste 200,201,202,..., e o cpu está a 44ºC. Isto a defaults. Agora falta testar com overclock, mas penso que o problema seria mesmo o CPUCool.
    Para quem achar que as temps estão baixas, o cpu está em undervoltage, a 1.7v. E o meu quarto é bastante frio ;)

    De lembrar que antes, mal chegasse aos 40ºC, era freeze imediato.

    Será de eu ter instalado o DirectX9..? Será que era alguma opção que estava activada no CPUcool que estava a dar o problema..? Não sei bem, mas aparentemente parece que o prob foi resolvido.

    Fica aqui o aviso para quem usa este programa, quando mudarem de cpu desinstalem e voltem a instalar o CPUCool
     

Partilhar esta Página