1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema MUITO difícil de resolver

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por madsantos traxs, 4 de Julho de 2012. (Respostas: 25; Visualizações: 1502)

  1. madsantos traxs

    madsantos traxs Power Member

    Boas, estou com um severo problema na minha torre. Estava a ouvir música e comecei a puxar um bocado pelo processador (que levou overclock), abri montes de janelas e de repente o pc vai abaixo. Ora bem, a partir daqui foi um inferno:

    .O computador ligava durante algum tempo e ia abaixo, mesmo na bios;
    .Quanto mais tempo ele estivesse em repouso, mais tempo funcionava da próxima vez que o ligasse;
    .Tirei a gráfica, a placa de rede, pus uma memória de cada vez e continuava a reiniciar;
    .Mudei a pasta térmica ao processador e por artes mágicas começou a funcionar devidamente. Parecia óbvio que era sobre-aquecimento do cpu. Tentei entrar no windows mas estava tudo corrompido e aparecia sempre um BSOD, corri o hdd regenerator e nao encontrou bad sectors nem se desligou durante mais de uma hora (normalmente se me desse um minuto ja era bom) até que decidi correr por uma pen do ubuntu: corria bem e formatei o hd;
    .Volto a instalar a gráfica, a placa de rede e o hd para instalar um novo sistema operativo, a barra do windows enche quase toda e vai abaixo de novo!
    .Tiro a gráfica, a placa de rede e o disco rígido, corro pela pen e volta a ir abaixo, tal como no início.

    Estou a dar em louco...a motherboard é relativamente nova, o cpu já tem montes de anos e o hd é tão velho quanto o cpu. Mas já estive a informar-me e pelo que li, se o cpu estivesse estragado nem do post passava (ou nao). De qualquer maneira, o pc vai abaixo mesmo na bios, o que faz parecer que é a fonte...mas a fonte é nova e de qualidade, se aguentou durante 1h ao correr o hdd regenerator porque é que haveria de ir abaixo agora? E porque é que depois de aplicar a pasta térmica o pc aguentou-se durante aquele tempo todo e agora voltou a morrer?

    PS: depois de aplicar a pasta, voltei a fazer-lhe um overclock, mas depois do pc morrer, os clocks voltaram aos de origem e mesmo assim continua com os mesmo sintomas.

    Obrigado pela ajuda em antemão, cumps
     
  2. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Começando pelo princípio: quais são os componentes do PC?
     
  3. Horus-Anhur

    Horus-Anhur I folded Myself

    Será que não tens um problema na fonte de alimentação?
    Tenta puxar um bocado pelo PC e vê se as voltagens não têm flutuções grandes, ou se as voltagens no 3.3v, 5v e 12v estão abaixo dos respectivos valores.
     
  4. gajo nú

    gajo nú Power Member

    No outro dia surgiu-me um problema muito parecido num computador que me veio parar às mãos e foi trocado praticamente todo o hardware:

    Trocou-se memória, board, CPU e o problema persistia.

    Não tinha pensado na fonte porque não fazia nenhum barulho estranho mas depois de levar com uma fonte de alimentação nova ficou impecável.
     
    Última edição pelo moderador: 4 de Julho de 2012
  5. djbee

    djbee Power Member

    Errado, o CPU pode nao estar bom e arrancar como se nada fosse...

    1º: Faz update á BIOS se não tiveres a mais recente (Quantos problemas já tive assim meios confusos que resolvi com um mero update à BIOS)
    2º: Mantem as defenições da BIOS nas predefinições de fábrica e nao faças overclock a nada!
    3º: Como já foi dito em cima, verifica as voltagens (3.3V / 5V / 12V) da PSU tanto quando não está ligada ao PC tanto quando está o PC a fincionar (cuidado para nao curtcircuitares nada com o pc ligado!)
    4º: Se fosse eu, só para eliminar mais umas coisas do problema, desligava tudo que não é necessário ao PC (Gráfica (se tiveres grafica onboard utiliza-a para diagnosticar o probema), placa de som, wireless, placa de rede, drive de CD's...etc. Enfim tudo que possas desligar), fazia teste à RAM com o MEMTEST e teste longo ao disco com o teste da respectiva marca

    Por ultimo se nada resultar, entra para o windows e arranja um programa para monitorizar as temperaturas do PC e vê se o PC por acaso vai abaixo quando atinge uma determinada temperatura (por exemplo já tive um PC que quando algo chegava aos 100º o PC simplesmente desligava-se)
     
  6. M3gNa

    M3gNa Power Member

    O PC desliga-se completamente ou reinicia?
     
  7. madsantos traxs

    madsantos traxs Power Member

    Vou tentar responder a todos:
    Fonte: OCZ Stealth EXtreme 500W
    CPU: C2D E6400 @ 2.13Ghz
    Motherboard: Asus P5QL-ME (é uma micro-atx)
    HD: Não tenho a certeza mas acho que é um WD, mas já tem montes de tempo
    Gráfica: Sapphire hd4770 512Mb gddr5

    Pela BIOS posso ver que as voltagens no 3.3v, 5v e 12v são todas superiores a estes valores (não muito no entanto), mas tambem penso que sempre o foram. A temp do cpu na bios é de 39º, bem como a da motherboard. Não posso ver as temps num ambiente de trabalho porque o pc nao chega a sobreviver até lá. Não posso fazer update à bios porque tenho medo que o pc vá abaixo e traga mais problemas. Estou a correr o pc só com a motherboard, memórias, fonte e cpu. Até correndo apenas com a pen do ubuntu ele vai abaixo...e o pc reinicia. Parece mesmo um problema da fonte, mas isso causaria os bluescreens? Até pode ser mais que uma coisa...

    Obrigado pela paciência
     
  8. speicherspule

    speicherspule I quit My Job for Folding

    eu tenho quase a certeza que é da memoria ram. tira os modulos, e tenta com outros..
     
  9. djbee

    djbee Power Member

    Corre o MEMTEST para vermos se é de facto memória ou se podemos "tirar as RAMs da equação"...
     
    Última edição pelo moderador: 4 de Julho de 2012
  10. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    Eu também aposto nas rams! Se tivers 2 modulos experimenta com 1 de cada vez!

    A RAM também foi o unico componente importante que nao nos indicaste!
     
  11. djbee

    djbee Power Member

    Pode correr o teste com os 2 modulos encaixados. Se depois se verificar que o problema é mesmo das RAMs aí corre um modulo de cada vez para verificar qual está estragado para comprar outro igual.
     
    Última edição pelo moderador: 4 de Julho de 2012
  12. ITWASTHATGUY

    ITWASTHATGUY Suspenso

    Como já foi dito é provável que seja a ram tenta com outra memória podes também tentar outra fonte embora duvide muito que seja da fonte..
     
  13. vici

    vici Power Member

    Deve ser alguma memoria, chegaste a fazer reset Cmos?
     
  14. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    Sim... até porque remover uma ram nem é mais rápido que fazer o MEMTEST nem nada!!!... :neutral:
     
  15. vici

    vici Power Member

    Não é isso, por vezes com dual channel o memtest não detecta o erro, penso que seja por causa disso que ele disse aquilo.
     
  16. MrOverclock

    MrOverclock Power Member

    Mais razão me dás! :D
     
  17. djbee

    djbee Power Member

    vou passar a explicar para quem nao precebe disto

    1º: Ao tirar uma ram o pc pode aparentar funcionar em condicoes e a ram ter defeitos na mesma, logo nao sabemos se o problema ficou resolvido ou nao.
    2º: Nao interessa fazer um teste a cada modulo individualmente ou fazer o teste aos 2 modulos juntos, o tempo é exactamente o mesmo.
    3º: Com a versão mais recente do MEMTEST em 99.9999% das situações nao interessa estar so um modulo instalado, dual-channel, tripple-channel ou até quad-channel se tiver erros eles são detectados.

    Agora para o user com o problema:
    Se conseguires entrar no windows saka o bluescreenview (http://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html) e posta aqui um print do BSOD mais recente (tipo estehttp://screenshots.en.sftcdn.net/en/...reenview-2.jpg), assim dá mais umas "luzes" sobre o teu problema...

    PS: Corre o MEMTEST primeiro...
     
    Última edição pelo moderador: 4 de Julho de 2012
  18. madsantos traxs

    madsantos traxs Power Member

    Boas, desde já agradeço o vosso interesse :)
    Vou tentar correr o memtest então. E digo tentar porque o pc não se aguenta sequer :lol:

    EDIT: O pc vai mesmo abaixo durante o teste :/

    Ah e só tinha bluescreens quando tinha o windows instalado...como pensei que fosse um problema do disco, acabei por formatar tudo :(
    Outra coisa que talvez devia ter dito: quando iniciava o windows, aparecia uma notificação de que o sistema de ficheiros precisava de um checkdisk. Invariavelmente depois dos 47% o check crashava (isto foi depois da pasta térmica, que foi quando o pc se aguentou durante mais tempo)

    Conclusão: pode ser mais que um componente em falha, tenho pc todo minado lol
     
    Última edição: 4 de Julho de 2012
  19. vici

    vici Power Member

    Ui isso cheira a disco...para fazer um checkdisk normalmente é quando o S.M.A.R.T detecta problemas no disco salvo erro.
     
  20. madsantos traxs

    madsantos traxs Power Member

    Cheirava a disco, daí eu ter corrido o HDD Regenerator, que nao encontrou erros (mas fiquei na dúvida). O problema é que eu estou sem disco rígido, mesmo correndo o ubuntu pela pen e tendo o hd desligado, ele tem os mesmo sintomas...cada vez mais me convenço que é a fonte, mas não sei como hei de confirmar isso...
     

Partilhar esta Página