Avaria Problema na fonte de alimentação ?

Sigma

Power Member
Boa noite,

Tenho um pc com as seguintes specs:

-i5 10400f
-mb msi b460M pro VDH
-SSD 256 GB samsung evo
-Kingston s2000 500gb
-GTX 980 Ti
-HDD 1TB samsung
-16 gb ddr4 2600 HyperX
-corsair hx750w

É o seguinte, ontem estava a jogar e o pc subitamente deu tela azul e foi abaixo. Voltei a iniciar e ele não ligou. Desliguei-o da tomada e deixei-o ficar algum tempo e voltei a ligar.
Entretanto lá conseguiu ligar mas passado um pouco a imagem bloqueou, e não deu mais sinal. Agora cada vez que liga parece que bloqueia e não avança.
Dado que a fonte tem 10 anos, provavelmente será deste componente certo ?
 
10 anos é o tempo de garantia, dura mais dez...:D

Agora a sério, já experimentou fazer um reset à bios ou retirar a gráfica e um pente de memória...
 
10 anos é o tempo de garantia, dura mais dez...:D

Agora a sério, já experimentou fazer um reset à bios ou retirar a gráfica e um pente de memória...


Era bom que assim fosse :lol:. Não ainda não. Como fiz o pc há um mes não contava já com alguma coisa fora de sítio. A gráfica não a posso tirar porque o cpu não tem gráfica integrada e eu não tenho uma de reserva. Não há nenhum teste que se possa fazer à fonte?
 
Sem outro PC ou componentes que possa trocar é mais difícil dar com a coisa. Assim de repente as coisas mais velhas que tem aí é a fonte e a gráfica, ia por aí. A fonte só a consegue testar com carga, pode até desligar tudo dela e meter alguma ventoinha ou qualquer coisa para a forçar a trabalhar, mas isso não puxa por ela...
 
Sem outro PC ou componentes que possa trocar é mais difícil dar com a coisa. Assim de repente as coisas mais velhas que tem aí é a fonte e a gráfica, ia por aí. A fonte só a consegue testar com carga, pode até desligar tudo dela e meter alguma ventoinha ou qualquer coisa para a forçar a trabalhar, mas isso não puxa por ela...

Pois eu compreendo que seja mais complicado, mas vou mais pela fonte dado que a malta que se queixa do mesmo por norma é disso. Vou encaixar tudo de novo a ver se não é algum mau contacto na ram ou assim
 
Podes fazer este teste. Visto que já está fora da garantia, também podes abri-la (desligada da corrente) para ver em que estado se encontra - vê se há algo queimado, condensadores inchados, etc.
 
Podes fazer este teste. Visto que já está fora da garantia, também podes abri-la (desligada da corrente) para ver em que estado se encontra - vê se há algo queimado, condensadores inchados, etc.


Obrigado pela ajuda desde já. Amanhã vou experimentar isso mesmo!


Essa fonte é um canhão, tenho uma com 8 anos, mas também berram...


Sim a fonte na altura foi bastante cara, mas até agora tive 0 problemas com ela. Tive o antigo cpu em overclock, pode ter advindo daí também algum desgaste prematuro.
 
Humn, eu desmontava-a montava o CPU primeiro, e verifica se os cabos da fonte estao tds bem encaixados nas fichas.Senao der desmontar o PC e montar peça a peça fora da caixa.


Cps
 
Podes fazer este teste. Visto que já está fora da garantia, também podes abri-la (desligada da corrente) para ver em que estado se encontra - vê se há algo queimado, condensadores inchados, etc.


Testei agora e de facto a ventoinha gira.

Desmontei a fonte e parece-me estar tudo bem
 
Última edição:
Mesmo assim, o problema pode advir da fonte.
De qualquer modo, onde, exatamente, é que o sistema bloqueia?

Bem, limpei tudo, desmontei tudo e voltei a montar. Parece que finalmente ligou. Estou neste momento a escrever nele.
Ele bloqueava no início. Aparecia a imagem da board, depois cortava o sinal, o monitor deixava de receber qualquer info até porque passava para modo de poupança de energia, como se não estivesse ligado a nada.
Ainda assim muito obrigado por toda a ajuda.
 
Back
Topo