Problema na fonte?

katamari

Power Member
Boas, tenho notado um ruido incomodativo e elevado vindo do pc, um piiiiii ao fundo e um barulho de ventoinha a 100%; a chiadeira para ou diminui quando meto o pc a puxar a 100%.
Parei todas as fans da caixa e cooler, uma a uma, todas juntas, desliguei discos um a um, etc. [a grafica é passiva] e sempre tudo igual, quando meto uma braçadeira na fan da fonte (ocz gamextream 700w) o ruido parou, o pc ficou silencioso, so se ouviam as fans normais (que estão praticamente no minimo). Que posso fazer? não posso ter a fan da fonte parada nao e? O problema é que a fonte ja esteve duas semanas (ou algo do genero) na loja para ver se detectavam alguma coisa e mandaram-na de volta dizendo que nada detectaram, que testaram la com uma maquineta e as voltagens estavam todas correctas e não ouviram barulho nenhum estranho. Não tenho nenhuma fonte à mão para substituir esta nem dinheiro para uma nova! que posso fazer?
 
Última edição:
Boas.

Já alguma vez te armaste em MacGyver? Não? Então será agora :D Mete óleo de cozinha ou azeite no sitio onde roda a fan (ou óleo para máquinas), com cuidado para não pingar para outros sitios.

Cumps.
 
discos não me parece ser, ate ja os tive suspensos, agora estao com rubber gromets e como disse ja experimentei desligando os discos um a um, fora da caixa em cima de borrachas e esponja...e so parando a fan da fonte e q o barulho se vai

@MikeFR como faço isso exactamente? meto na zona central [do autocolante]?? so estou a ver assim, nao posso abrir a fonte senao la se vai a garantia...
 
A minha fonte anda na mesma, mas não é barulho da ventoinha..

Parece aquele "bzzz" de electricidade, um zumbido bastante incomodativo.

Já agora que fonte é a tua?

A minha é uma Enermax Liberty.
 
Ora bem cheguei agora a casa e vou a ligar o pc e o pc inicia com a chinfrineira habitual e *bzzzziuuu* vai a baixo voltando a ligar logo de seguida so que não apareceu imagem no monitor - conclusão tive de tirar o OC (que até este momento sempre funcionou bem!) e isto lá ligou. A questão do barulho mantem-se :s tenho 90% de certeza que o problema disto tudo é a fonte.

[Com isto nem testei o oleo+pincel]

Que se passa com isto? Falta de potência da fonte? :s Não posso mandar a fonte para assitência técnica/RMA pois não posso estar sem PC e infelizmente não tenho dinheiro para uma fonte nova -- ou uma LC Power Giant 600W aguentava o meu sistema (descrito ao lado)?
Estou a desesperar :\



DreamOn a minha fonte é OCZ Gamextream 700W
 
vá lá, alguma ajuda :\ isto sem OC ligou só à segunda vez porque quando pus tudo em default ele voltou a fazer o mesmo, liga e vai abaixo. Desliguei a fonte da corrente uns segundos e lá se ligou. Fui testando novo OC e isto com multi 8 nem chega aos 3Ghz sem voltar a não ligar correctamente.
Agora faço sempre assim- liga, vai abaixo, liga mas sem imagem --> desligo a fonte da corrente uns segundos, volto a ligar à corrente e já ligo o pc correctamente. Isto funciona mas estar sempre a fazer isto de cada vez que preciso ligar o pc é uma treta :s Fonte mesmo marada?

Nota: ontem à tarde a minha irmã mandou o quadro abaixo, pode ter alguma coisa a ver?
 
Obrigado pela dica MikeFR mas não resolveu. Para solucionar temporariamente o problema pus uma braçadeira a parar a ventoinha definitivamente (com cuidado para que nunca chegasse à parte eléctrica) e coloquei duas Noctua P12 uma dentro da caixa a enviar ar fresco e outra encostada do lado de fora para extrair ar quente - até agora está tudo bem e o sistema silencioso e estável. Se não houver outra solução, deixo assim até ter dinheiro para uma fonte melhor.
 
Back
Topo