1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na fonte?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por katamari, 27 de Junho de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 653)

1. katamari

katamari Power Member

Boas, tenho notado um ruido incomodativo e elevado vindo do pc, um piiiiii ao fundo e um barulho de ventoinha a 100%; a chiadeira para ou diminui quando meto o pc a puxar a 100%.
    Parei todas as fans da caixa e cooler, uma a uma, todas juntas, desliguei discos um a um, etc. [a grafica é passiva] e sempre tudo igual, quando meto uma braçadeira na fan da fonte (ocz gamextream 700w) o ruido parou, o pc ficou silencioso, so se ouviam as fans normais (que estão praticamente no minimo). Que posso fazer? não posso ter a fan da fonte parada nao e? O problema é que a fonte ja esteve duas semanas (ou algo do genero) na loja para ver se detectavam alguma coisa e mandaram-na de volta dizendo que nada detectaram, que testaram la com uma maquineta e as voltagens estavam todas correctas e não ouviram barulho nenhum estranho. Não tenho nenhuma fonte à mão para substituir esta nem dinheiro para uma nova! que posso fazer?

Última edição: 27 de Junho de 2008
  2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

ve la se nao tens um disco rigido meio solto e faz vibrar a caixa, muitas vezes pensamos ser fans e acaba por ser discos.

cumps.

3. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas.

Já alguma vez te armaste em MacGyver? Não? Então será agora :D Mete óleo de cozinha ou azeite no sitio onde roda a fan (ou óleo para máquinas), com cuidado para não pingar para outros sitios.

Cumps.

4. katamari

katamari Power Member

discos não me parece ser, ate ja os tive suspensos, agora estao com rubber gromets e como disse ja experimentei desligando os discos um a um, fora da caixa em cima de borrachas e esponja...e so parando a fan da fonte e q o barulho se vai

@MikeFR como faço isso exactamente? meto na zona central [do autocolante]?? so estou a ver assim, nao posso abrir a fonte senao la se vai a garantia...

5. MikeFR

MikeFR Power Member

Arranja um pincel fininho (tipo daqueles que usavamos em E.V. pa guache) e ve se passa nas ranhuras.

6. katamari

katamari Power Member

ok obrigado agora vou ter de sair, logo tento isso.

se não resultar que posso fazer?

7. DreamOn

DreamOn Folding Member

A minha fonte anda na mesma, mas não é barulho da ventoinha..

Parece aquele "bzzz" de electricidade, um zumbido bastante incomodativo.

Já agora que fonte é a tua?

A minha é uma Enermax Liberty.

8. katamari

katamari Power Member

Ora bem cheguei agora a casa e vou a ligar o pc e o pc inicia com a chinfrineira habitual e *bzzzziuuu* vai a baixo voltando a ligar logo de seguida so que não apareceu imagem no monitor - conclusão tive de tirar o OC (que até este momento sempre funcionou bem!) e isto lá ligou. A questão do barulho mantem-se :s tenho 90% de certeza que o problema disto tudo é a fonte.

[Com isto nem testei o oleo+pincel]

Que se passa com isto? Falta de potência da fonte? :s Não posso mandar a fonte para assitência técnica/RMA pois não posso estar sem PC e infelizmente não tenho dinheiro para uma fonte nova -- ou uma LC Power Giant 600W aguentava o meu sistema (descrito ao lado)?
    Estou a desesperar :\

DreamOn a minha fonte é OCZ Gamextream 700W

9. katamari

katamari Power Member

vá lá, alguma ajuda :\ isto sem OC ligou só à segunda vez porque quando pus tudo em default ele voltou a fazer o mesmo, liga e vai abaixo. Desliguei a fonte da corrente uns segundos e lá se ligou. Fui testando novo OC e isto com multi 8 nem chega aos 3Ghz sem voltar a não ligar correctamente.
    Agora faço sempre assim- liga, vai abaixo, liga mas sem imagem --> desligo a fonte da corrente uns segundos, volto a ligar à corrente e já ligo o pc correctamente. Isto funciona mas estar sempre a fazer isto de cada vez que preciso ligar o pc é uma treta :s Fonte mesmo marada?

Nota: ontem à tarde a minha irmã mandou o quadro abaixo, pode ter alguma coisa a ver?

10. MikeFR

MikeFR Power Member

Sim pode, mas tenta o que eu te disse.

Cumps.

11. katamari

katamari Power Member

Obrigado pela dica MikeFR mas não resolveu. Para solucionar temporariamente o problema pus uma braçadeira a parar a ventoinha definitivamente (com cuidado para que nunca chegasse à parte eléctrica) e coloquei duas Noctua P12 uma dentro da caixa a enviar ar fresco e outra encostada do lado de fora para extrair ar quente - até agora está tudo bem e o sistema silencioso e estável. Se não houver outra solução, deixo assim até ter dinheiro para uma fonte melhor.

Partilhar esta Página