1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na Garantia de Portateis

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por spec, 18 de Maio de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 3030)

1. Hoje quanto tentei ligar o portatil (um Compal FL90) o ecrã não dava, os leds acendiam, ouvia-se o disco a trabalhar, as ventuinhas a refrigerar mas o ecrã NADA...

Desloquei-me à ***** no Porto com o aparelho para ver o que me podiam fazer e a primeira coisa que o dono da loja me disse foi "tem a caixa consigo? é que para efeitos de garantia precisamos da caixa de origem" ele disse que me tinha avisado na hora da compra... mas podia dizer que me disse qualquer outra coisa que 23 meses depois não me ia lembrar!!!

Eu compro um computador portatil e sou obrigado a guardar a caixa 24 meses? Eu já trabalho com computadores à muitos anos, sou estudante de Eng Informática até já trabalhei numa loja como tecnico de inf. e nunca ouvi semelhante...

quando se compra uma impressora, scanner, teclado... pedem para guardarmos a caixa 15 dias para efeitos de troca imediata caso haja algum problema de fábrica... agora guardar até ao final da garantia (24 meses) é novidade comigo

A simpatia do dono da loja é bastante conhecida neste e noutros foruns (o empregado foi 5 estrelas) agora esta cena da caixa é que partiu todo... alguem já teve este problema de pedirem a caixa de origem 23 meses depois da compra?

Já agora, a assistencia aos produtos da Compal Eletronics é onde? alguem sabe?

É bastante comum ouvir-se dizer que há um tempo máximo de reparação quando os portateis estão em garantia, segundo me disseram é um mês, é verdade?

Quando receber o portatil aproveito e deixo o feedback do tempo de arranjo do meu compal na referida loja...

Última edição: 18 de Maio de 2009
  2. rjrsousa

rjrsousa Power Member

quanto á caixa só és obrigado por lei a guarda-la nos primeiros 15 dias por causa se o pc tiver algum problema precisam da caixa, depois desses 15 dias nao é preciso caixa mas vai pra garantia.
    Conselho: livro de reclamações pra frente.

3. Ya, isso eu sabia...

Se pedir livro de reclamações ainda levo de retaliação umas semanas valentes sem portatil... eu preciso dele o mais rapido possivel por causa da universidade, vamos a ver...

vou ver se a caixa a aparece

Em relação ao tempo maximo de reparação, ha lei sobre isso?

4. rjrsousa

rjrsousa Power Member

tenta desenrascar um pc dum amigo, mas os gajos nao se ficam a rir.

5. xippo

xippo Power Member

Aconselho-te a leres a minha historia, para proximas experiencias :)
    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=429623

6. seinfeld

seinfeld Power Member

Só te posso dizer que isso não e verdade, tens que guardar a caixa durante os primeiros 15 dias depois disso, não vale a pena, esse senhor e um verdadeiro "cromo", ele bem pode ter os preços mais baixo do mercado, eu simplesmente só compro o que for mais simples possivel, p.ex mochilas, bolsas, etc.. Portateis NÃO, comprei um a semana passada e ele tinha o preço mais barato mas mesmo assim fui comprar a outro sitio, já por causa dessas brincadeiras desse senhor.

7. tenho um desktop em casa que me desenrasca mas o portátil em questão tinha os trabalhos da escola todos, é complicado, tenho alguns backups mas não tenho de tudo...

xippo, li a tua história... não sei se foi simpatia da loja ou se é obrigação por lei... já ouvi dizer que um portátil/computador não pode estar mais do que um mês em garantia (pelo menos os utilizadores de MAC lá da Universidade dizem isso)

Seinfeld, vamos a ver... espero recebe-lo o mais rápido possível, quanto à simpatia (ou falta dela) é pena, aquela loja tinha tudo para ser uma das melhores do Porto em relação a portáteis! Depois desta confusão do portátil também duvido que volte a comprar lá alguma coisa...

Prefiro pagar mais e ser recebido como cliente do que ser recebido desta maneira, é que já na altura que comprei este mesmo portátil houve problemas

8. xippo

xippo Power Member

Garanto-te que é por lei.

9. seinfeld

seinfeld Power Member

Tenho um amigo meu, comprou um desktop lá, e foi simplesmente do pior, prometeu o computador num dia, chegou esse dia e nada, não deu explicações, no dia seguinte e que o entregou, depois esse meu amigo abriu a caixa e não tinha drive de diskettes, e na factura lá estava o drive, ele ligou para a loja e o SENHOR, disse que não era possivel o computador dele leva driver, mas mesmo assim cobrou o drive.... muito MAU mesmo. Tenho mais historias deste senhor.... sempre que recomendo alguem ir lá aviso logo do tipo de pessoa, as vezes mais vale pagar mais MAS NÃO TER PROBLEMAS, o barato as vezes sai caro.
    Alguém têm mais expriencias com este senhor?

10. qHH

qHH

Essa loja é do pior, quando comprei lá o computador também me avisaram de guardar sempre a caixa, mas o pior foi quando tive um problema no conector onde encaixa o carregador do portatil mandei para lá para a garantia, e tive mais de 5 meses a espera. Depois de 5 meses ainda tive que pagar para ter o computador arranjado, melhor foi que me trocaram o conector e 1 mes depois estava estragado outravez, nem sequer enviei para lá o computador, sinceramente decidi não ter mais nada a ver com aquela loja.

11. exploit88

exploit88 Power Member

desse senhor não mas tenho do senhor que vende em lisboa essa marca.

o meu portátil tem dado enormíssimos problemas. Ultimamente todos os meses tenho que ir deixar lá o portatil porque tem problemas. na minha opnião estes compal fl90 não são bem feitos. tem sempre muitos problemas, o que me arrebenta a cabeça. ultimamente o computador está muito bem a funcionar e bloqueia a imagem, e ao que parece bloqueia pelo menos a placa wireless visto que quando isto acontece o meu msn vai a baixo. Tenho que desligar o portátil à antiga sempre que isto acontece. Agora além deste problema dá me um ecrã azul com um problema de memória. Agora deixo lá o portatil para eles fazerem testes e aposto que vao dizer que não surgiu nenhum problema. Já nem sei o que fazer, tou mesmo a pensar em pedir um portatil novo mas dúvido que o façam.
    Já agora o meu portatil já teve problemas com o monitor (queimou), a placa de som (pifou), portas usbs maradas.

12. RUBBER JOHNNY

RUBBER JOHNNY Power Member

"...desse senhor não mas tenho do senhor que vende em lisboa essa marca."

Estás-te a referir à *****?

13. Amanha ligo para lá para saber novidades do portátil...

Tenho uma novidade A CAIXA APARECEU... LOLOLOL (é verdade passados quase 2 anos ainda achei a caixa).

exploit88, tirando este problema do ecrã não tive razão de queixa do portátil, aliás o Compal FL90 é um portátil VBI (Verified by Intel)

qHH, 5 meses para te trocarem uma peça? estás a gozar? agora assutaste-me...

EDIT.
    Ligaram-me agora e parece que amanha já está pronto... e agora até foram simpáticos comigo...

Última edição: 19 de Maio de 2009
  14. (desculpem o double post)

Achei a lei, é esta, Decreto-Lei n.º 84/2008, de 21 de Maio - Garantias relativas a bens de consumo

Este novo regime estabelece um prazo máximo de 30 dias para a reparação dos bens móveis (portáteis por exemplo).

Caso ocorra substituição do bem, é estabelecido o reinício da contagem do prazo de garantia.

A garantia sobre bens móveis é de 2 anos (com ou sem caixa de origem LOLOLOL) e o prazo de garantia é suspenso durante o período em que o consumidor se encontrar privado do uso dos bens.

Portal do Governo

"
    Assim, a legislação hoje aprovada em Conselho de Ministro estabelece que, quando o direito de resolução tiver sido exercido pelo consumidor, se o fornecedor não reembolsar o consumidor no prazo de 30 dias fica obrigado a restituir o dobro da quantia paga."

15. já o recebi... e está em condições

A assistência foi rápida, feedback positivo!!! quanto ao resto não há nada a fazer LOL

16. jfbbms

jfbbms Power Member

Nao tires isso do enquadramento.
    Isso é para as devolucoes dentro dos 14 dias e o artigo tem de estar vendável, ou seja
    no limite tem de estar tal e qual como foi vendido.

2 – Contratos de compra e venda celebrados à distância
    Tal como acontece com o regime jurídico das garantias de bens de consumo, tem-se verificado o incumprimento das normas impostas pelo decreto-lei que regula os contratos de compra e venda celebrados à distância, como, por exemplo, as vendas por catálogo.
    De facto, o referido decreto-lei estabelece um prazo de 14 dias dentro do qual o consumidor pode exercer o direito de resolução do contrato. Uma das consequências do exercício deste direito é a obrigação do fornecedor do bem devolver, num prazo de 30 dias, as quantias pagas pelo consumidor.
    Tem-se verificado, contudo, que este prazo de devolução ao consumidor das quantias por si pagas não tem sido respeitado pelos fornecedores dos bens. O crescente número de situações de incumprimento desta obrigação leva o Governo a legislar no sentido de estabelecer novas garantias para o consumidor.
    Assim, a legislação hoje aprovada em Conselho de Ministro estabelece que, quando o direito de resolução tiver sido exercido pelo consumidor, se o fornecedor não reembolsar o consumidor no prazo de 30 dias fica obrigado a restituir o dobro da quantia paga.

Partilhar esta Página