1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na Home Lan

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por ruy_silva, 17 de Abril de 2005. (Respostas: 14; Visualizações: 1170)

1. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Boas

tenho uma rede constituida por 1 router/modem ADSL e 6 pc's, 4 estão ligados directamente ao router (192.168.8.0), sendo um deles o servidor que tem duas placas de rede (uma que liga ao router e outra que esta conectada a um AP que serve os outros 2 pc's na rede).

Esquema (à pressão) da rede -> Lan

O problema é que a internet funciona nos pc's todos sem qualquer problema, mas a rede local não. A situação só se dá entre os dois pc's que estão ligados ao servidor, que têm uma gama de Ip's diferente (192.168.0.0). Ja tentei fazer uma ligação em Bridge com as duas placas do servidor, mas depois não me permite fazer a partilha de internet (em Linux funciona na boa).

Como o pc (server) tem de ter o sistema operativo XP, não estou a ver como posso resolver a situação, mas como acho que ainda não esgotei as hipoteses todas, apenas ja não sei o que fazer, queria vos pedir uma pequena ajuda.

Abraço

Última edição: 18 de Abril de 2005
  2. Madril

Madril 1st Folding then Sex

e se meteres um switch ligado ao router e o AP directamente lá ligado ;)

3. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Não posso pois o router não tem QOS....... assim tenho no servidor um programa que faz a limitação da largura de banda para os pc's que se conectam ao AP

4. enok

enok [email protected] Member

se o server estivesse em linux... talvez te podesse ajudar.
    agora em XP... não faço a minima.

5. fap

fap Power Member

as tabelas de routing do router como é que estão? com essa topologia suponho que estejas a criar as entradas como ponto a ponto (com netmask 255.255.255.255 -> tinha ideia que em win isto dá maravilha, não me lembro)?

mostra aí as tabelas

6. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Pois..... não tenho nenhuma entrada na tabela. Tambem nunca me lembrei de apontar para o pc que faz de servidor.

A mascara de rede que estou a usar é a 255.255.255.0

Mas agora a minha duvia é, vou meter qual endereço o da placa que esta ligada ao router ou a outra que quero que reconheça, já estou a entrar numa area que não percebo muito..... :(

7. ShadeX

ShadeX Power Member

@ruy

Explica lá isso melhor... Os PC's ligados ao server é que não se vêm uns aos outros ou não vêm os PC's ligados ao router?

8. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Não vêm os que estão ligados ao router

9. ShadeX

ShadeX Power Member

Ok. Já estamos no caminho...

Não vêm as in não têm acesso ás shares ou não vêm as in nem sequer os conseguem pingar?

Edit: No caso de os conseguirem pingar, vê lá se usando //ipaddress/ consegues ver as shares.

10. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Olá

Experimenta pôr a Subnet mask 255.255.0.0, até podia dar porque tás a mudar 2 grupos de algarismos dos endereços IP mas não sei...

Ou então experimenta por todos os pc's com os IP's todos dentro da mesma gama tipo 192.168.8.XXX e a Subnet mask 255.255.255.0, desde que não ponhas o mesmo IP em duas placas diferentes.

Btw vê lá se tens estes protocolos da rede instalados:
    ---Cliente para redes micro$oft
    ---Partilha de ficheiros e impressoras em redes micro$oft
    para conseguires veres os PC's na rede.

Cumprimentos

11. kazuza

kazuza Power Member

Que abacalhoada... :lol:

Por partes: Não consegues aceder às partilhas dos PCs 5 e 6 porque estão atrás duma NAT ...

Dizes que ao fazer a ligação bridge não te permite partilhar a internet...

Para quê? Se é uma ligação bridge?

Refaz a ligação bridge no "servidor", dá-lhe o IP da placa que estava ligada ao router e esquece a ICS (e por consequinte) a NAT...

Os PCs 5 e 6 estão agora na mesma gama de IPs que o resto da rede (192.168.8.0 ) ;)

12. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Nem sequer os consigo pingar.....

13. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Não posso usar a mesma gama de ip's pois quando tenho a partilha de internet activada ele mete-me por defeito o ip 192.168.0.1, se o mudar deixo de ter partilha de net

14. kazuza

kazuza Power Member

Hellllllooooooo! :rolleyes:

15. ruy_silva

ruy_silva Power Member

Pois, aconteceu o que ja tinha acontecido, fiz a ligação em bridge, tenho rede e já tenho net nos PC's 5 e 6. Faço ping para todos os pc e obtenho resposta.

Assim ficou;

Server

IP 192.168.8.5
    mask 255..255.255.0
    gateway 192.168.8.1 (router)
    dns 195.245.176.19 (oni)

No AP

Ip 192.168.8.6
    mask 255..255.255.0
    gateway 192.168.8.1 (router) (192.168.8.5 (server)com este é igual)
    dns 195.245.176.19 (oni)

Quando mexi devia estar a meter algum gateway mal ou qualquer coisa parecida.

O que interessa é que ja funciona.

Obrigado malta pelas dicas, e ao kazuza o tal thanks.... :D

Última edição: 19 de Abril de 2005

Partilhar esta Página