Problema na instalação Ubuntu 7.10

Abrupto

Membro
Olá,

é a primeira vez que tento instalar este sistema operativo e estou com muitas dificuldades, pois aparece o seguinte erro:

"The display server has been shut down about 6 times in the last 90 seconds. It is lekely that something bad is going on. Waiting for 2 minutes before trying again on display:0."

Após esta mensagem o cursor começa a piscar e não sai mais do sítio.Parece-me ser um problema com a placa gráfica que é uma ATI X1600

Já tentei o modo VGA e SAFE MODE mas sem sucesso.

O que posso fazer para contornar o problema? Há alguma incompatibilidade?

Agradeço desde já a vossa ajuda
Abrupto
 
Esclarece-me só uma coisa: o problema é com um sistema já instalado que estás a carregar a partir do HD ou é a carregar o LiveCD?
 
É das duas formas. Já instalei o Ubuntu com o Alternate CD mas depois de tudo instalado não tenho acesso ao desktop devido ao mesmo erro.

Então olha, para facilitar o processo, instala pelo AlternateCD.

Depois, ele vai então dar o tal erro do X e tu fazes o login (por linha de comandos).

Fazes
Código:
sudo nano -w /etc/X11/xorg.conf
e procura a secção "device". Esta deve ser do tipo:
Código:
Section "Device"
        Identifier      "nVidia Corporation G80 [GeForce 8600 GT]"
        [COLOR=DarkOrange][B]Driver          "nvidia"[/B][/COLOR]
        [B][COLOR=DarkOrange]Busid           "PCI:1:0:0"[/COLOR][/B]
        Option          "AddARGBVisuals"        "True"
        Option          "AddARGBGLXVisuals"     "True"
        Option          "NoLogo"        "True"
EndSection
o meu tem mais informação porque também já está configurado. De qualquer maneira o que interessa é a o que está a laranja/bold. Posta o que está no teu.

O driver se possível substitui por vesa de modo a ficar algo do tipo:
Código:
Section "Device"
        Identifier      "nVidia Corporation G80 [GeForce 8600 GT]"
[COLOR=RoyalBlue][B]Driver          "vesa"[/B][/COLOR]
        (......)
EndSection
 
Então olha, para facilitar o processo, instala pelo AlternateCD.

Depois, ele vai então dar o tal erro do X e tu fazes o login (por linha de comandos).

Fazes
Código:
sudo nano -w /etc/X11/xorg.conf
e procura a secção "device". Esta deve ser do tipo:
Código:
Section "Device"
        Identifier      "nVidia Corporation G80 [GeForce 8600 GT]"
        [COLOR=darkorange][B]Driver          "nvidia"[/B][/COLOR]
        [B][COLOR=darkorange]Busid           "PCI:1:0:0"[/COLOR][/B]
        Option          "AddARGBVisuals"        "True"
        Option          "AddARGBGLXVisuals"     "True"
        Option          "NoLogo"        "True"
EndSection
o meu tem mais informação porque também já está configurado. De qualquer maneira o que interessa é a o que está a laranja/bold. Posta o que está no teu.

O driver se possível substitui por vesa de modo a ficar algo do tipo:
Código:
Section "Device"
        Identifier      "nVidia Corporation G80 [GeForce 8600 GT]"
[COLOR=royalblue][B]Driver          "vesa"[/B][/COLOR]
        (......)
EndSection

Obrigado pela ajuda. Só hoje tive oportunidade de verificar. Então é assim:

Código:
        Identifier     "ATI Technologies Inc ATI Default Card"
        [COLOR=darkorange][B]Driver          "vesa"[/B][/COLOR]
        [B][COLOR=darkorange]Busid           "PCI:1:0:0"[/COLOR][/B]

Cumprimentos
 
Não funciona. Parece haver alguma incompatibilidade. Tenho ouvido falar em muitos problemas da ATI em relação ao Linux. É assim? Será que terei de comprar uma placa da NVIDIA?

Ish... não sei, agora mais sugestões.

É efectivamente verdade que as ATIs são por definição muito mais complicadas com o Linux que as nvidias.

Eu usava uma ATI x700 no meu PC, mas dava muitos problemas sobretudo com Debian. Ela tinha a saída de video para TV avariada (ainda dos tempos de Windows) e então como tinha juntado algum dinheiro para comprar uma placa e não jogo, comprei uma NVIDIA (perguntei cá no fórum que placa nova recomendavam barata e boa com a condição de ser nvidia) e eles disseram-me a GeForce 8600 GT que é por assim dizer o que está a meio da escala de qualidade.

No entanto é um bocado absurdo comprar uma placa só por causa desses problemas, eles têm sempre solução, tens é que arranjar alguém um bocado mais expert e com placa ATI que te ajude.

Às vezes convém recorrer ao fórum oficial de ubuntu.

Cumpz (e desculpa não ter ajudado :()
 
No fim de instalares faz login (em consola claro) e escrever: sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg na parte dos drivers escolhe vesa. no fim mete startx . Se der depois instalas os drivers da placa como deve ser.
 
No fim de instalares faz login (em consola claro) e escrever: sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg na parte dos drivers escolhe vesa. no fim mete startx . Se der depois instalas os drivers da placa como deve ser.

Isso foi o que ele fez só que ele fê-lo por edição do xorg.conf, não resulta. O problema não é da driver...
 
Back
Topo