1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema na medição de rpms em PAPST

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Pseudo, 23 de Julho de 2005. (Respostas: 6; Visualizações: 852)

1. Pseudo

Pseudo [email protected] Member

Boas,

andei entretido numa tentativa de por a medição de rpms funcional numas fans que arranjei da PAPST.

A situação é identica a esta : RPM Monitoring

e segui as instruções. Aqui vão as fotos:

1. Exemplo de fan original (tenho 3, 2 de 80 mm e 1 de 92)

2. Preparação do mod

3. Acabado

As ventoinhas funcionam perfeitamente mas não consigo medir os rpms quer directamente na board quer no superflower fanmaster.
    Assim, gostaria de sugestões para ser possivel detectar as rpms das mesmas.

Thanx

Btw, porque escolhi estas fans?
    ---> Mto boa performance e ruido aceitável...principalmente a de 92 (>60 CFMs) k é a que estou a usar junto com o XP-90

Última edição: 7 de Setembro de 2005
  2. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Leste o mod todo até ao fim?

diz assim:

"In theorie, it is perfectly possible to only use the RPM monitoring wire on the mobo and still hook the fan up to a rheo- or baybus. Only remark : your motherboard has to support this. While testing on a MSI KT266 mainboard (long time ago ;) ), it didn't work that way because the connector on the mobo seemed to need the voltage before it gave a readout on the RPM. So it shall depend on the type of mainboard you're using. "

Ve se o problema não será dai.

1 abraço e boa sorte.

3. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

A fan original não tinha fio das rpm, e apesar de ser uma papst é muito provável que o circuito dela não tenha os componentes necessários para medir as rotações do motor

Uma fez eu tentei por um fio medidor das rpm, mas era numa fan rosconhof e qunado vi o circuito reparei que não estavam lá alguns componentes... Claro que o fio não serviu de nada porque dava 0 rpm e a fan a estava a rodar :rolleyes:

Cumprimentos

4. Pseudo

@[ThunderS]

Li...mas qual é a solução? Tanto a board como o fanmaster não detectam as rpms. Além disso, não é k perceba de eletronica o suficiente pra verificar se é possivel ou não 8o. De facto, fui ao forum de discussão desse artigo e alguns users dizem o mesmo...mas noutros casos funciona.

Se calhar é capaz mesmo de ser isto:
    só axei estranho porque no tal artigo a Fan é semelhante...no entanto não é o mesmo modelo que as minhas :rolleyes:

Não é k seja um problema até porque o ruido continua a ser um "bom medidor de rpms" :p ..mas pronto se desse era fixe.

[[ ]]

5. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Pois.. então não sei como ajudar mais... (não ajudei nada ainda...) mas pronto..

1 abraço, boa sorte.

6. Luka

Luka I folded Myself

Provavelmente não vais conseguir ler as rpm nessa fan simplesmente porque a fan não o permite, visto que tens o mod feito correctamente.

7. Pseudo

Também me parece Luka. Andei a estudar a situação e não vejo alternativas.

Thanx anyway :)

Partilhar esta Página